Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amig@s, bom dia! Seguinte, substitui ontem a minha placa RX 470 pela RTX 4060, porém o desempenho nos jogos não parece que fez muito efeito. Na substituição, segui os passos:

Desinstalar, em modo de segurança, os drivers da RX 470 usando o DDU; Desligar o PC e substituir as placas; reiniciar e instalar os drivers da RTX 4060 usando o instalador da NVidia. Em vários tutoriais da internet foi assim o indicado.
Meu setup: i5-10400F, 16GB RAM, MB H410M-E, fonte 600W Corsair, W11-64bits

Nos jogos, a melhoria foi muito discreta, o Fortnite está dando quedas de FPS e fica em no máximo 75fps. Overwatch 2 parece não fazer qualquer efeito, CS deu queda de FPS e não passa de 120fps no máximo. A RX 470 já era assim.

Nos vídeos de Youtube o Fortnite no épico, 1080p, passa de 120FPS na gameplay com essa placa.

Só jogo em FullHD que é a resolução do meu monitor.

O que pode estar acontecendo? Seria pouca RAM? Melhor formatar tudo e começar do zero?

Agradeço antecipadamente a ajuda!

• Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, OokamiX disse:

Seria pouca RAM

Sua memória RAM é suficiente pra maioria das tarefas realizadas. 

Tente desativar o ray tracing pois no épico e ultra ele afeta negativamente o desempenho pois reduz o fps

• Moderador
Postado

@OokamiX Amigo, os jogos que você citou como parâmetro de comparação são todos jogos competitivos que na realidade demandam muito mais do CPU do que da placa de vídeo, o seu i5 10400F continua aí e por isso a performance nesses jogos se manteve parecida do que tinha antes com a outra GPU.

Outro detalhe é a resolução, no FHD quem é mais forçado é o CPU novamente, se estivesse jogando em QHD estaria utilizando um pouco mais da placa de vídeo, mas mesmo assim, não seria solução, o grande X da questão aqui é o CPU mesmo.

O problema não é memória RAM, 16GB são suficientes para qualquer jogo hoje em dia, sem falar que investir em 32GB DDR4 ao meu ver é dinheiro jogado fora, mais vale esperar um upgrade para DDR5 então.

Abraços!

Postado
24 minutos atrás, OokamiX disse:

Fortnite no épico, 1080p, passa de 120FPS na gameplay com essa placa.

Você não está confundindo com a RTX 4060 TI?

Nesse benchmark, está literalmente igual ao seu:

É como o @guilherme_dr disse, você melhorou a GPU, mas o CPU continua o mesmo, e vai acabar entregando praticamente a mesma coisa e gargalando os jogos, principalmente os competitivos.

Postado

@Necklace Não amigo, 4060 comum mesmo. Vê que nesse Vídeo acima o overwatch 2 passa de 150fps, o meu não vai acima de 80fps. O fortnite no épico passa de 60fps, o meu vai no alto e é muito comum cair o fps. Vou fazer mais alguns testes hoje, talvez formatar tudo também.

Postado
3 minutos atrás, OokamiX disse:

o meu vai no alto e é muito comum cair o fps

Talvez se você colocar no épico, melhore a performance, já que você irá utilizar mais da sua GPU e menos do seu CPU.

Se você utilizasse um monitor Quad HD, talvez nem teríamos esses problemas.

• Membro VIP
Postado
46 minutos atrás, guilherme_dr disse:

@OokamiX Amigo, os jogos que você citou como parâmetro de comparação são todos jogos competitivos que na realidade demandam muito mais do CPU do que da placa de vídeo, o seu i5 10400F continua aí e por isso a performance nesses jogos se manteve parecida do que tinha antes com a outra GPU.

Outro detalhe é a resolução, no FHD quem é mais forçado é o CPU novamente, se estivesse jogando em QHD estaria utilizando um pouco mais da placa de vídeo, mas mesmo assim, não seria solução, o grande X da questão aqui é o CPU mesmo.

O problema não é memória RAM, 16GB são suficientes para qualquer jogo hoje em dia, sem falar que investir em 32GB DDR4 ao meu ver é dinheiro jogado fora, mais vale esperar um upgrade para DDR5 então.

Abraços!

Bom dia

Dos jogo que o colega citou quais dele puxa mais de processador?

• Membro VIP
Postado
31 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Dos jogo que o colega citou quais dele puxa mais de processador?

CS2 e Warzone 2 (embora ele não jogue esse). Os Battlefield também gostam de abusar do processador.

Parece problema de temperatura, provavelmente no processador. Já que meu Core i3 10100F leva mais FPS no CS2 que o seu I5 10400F.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Pedroou disse:

CS2 e Warzone 2 (embora ele não jogue esse). Os Battlefield também gostam de abusar do processador.

Parece problema de temperatura, provavelmente no processador. Já que meu Core i3 10100F leva mais FPS no CS2 que o seu I5 10400F.

Esses jogos consomem mais processador que o Need for Speed™ Heat, comprei esse NFSH no site da steam e ele usou mais de 60% do meu 13600k.

Qual placa de vídeo você está usando com seu i3 13100F?

Postado

@guilherme_dr é uma pena que esse processador não dê conta, quando eu mudei de plataforma (AMD para Intel) muitos locais afirmavam que um i5 era o suficiente e que eram muito melhores para jogos que a AMD. De todas as formas, com o vídeo que outro colega compartilhou, o meu PC não deveria estar sofrendo tanto assim, na teoria nos jogos que jogo, deveria dar conta tranquilo. Vou testar na parte da temperatura, principalmente mudando a pasta térmica.

@Tiberio é a CX600 amigo. Uso os modelos CX desde 2014 e nunca tive problemas, então acho que na fonte tá de boas.

@Pedroou Vou substituir a pasta térmica e dar uma limpeza geral no gabinete nesse fim de semana, pra ver se melhora. De fato, a CPU está esquentando muito ultimamente, já que moro em Manaus.

Postado

Bom dia amigos! Aparentemente, consegui resolver o problema. Fiz uma limpeza no PC usando o CCleaner e limpei os registros antigos, vi que ainda tinham algumas coisas do Adrenalin da AMD, portanto, acredito que estavam dando incompatibilidade.

Também monitorei o uso e vi que meu processador está batendo 80 graus, acredito que também está influenciando. No fim de semana vou fazer uma limpeza geral + troca de pasta térmica.

Agradeço a todos que ajudaram!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, OokamiX disse:

Bom dia amigos! Aparentemente, consegui resolver o problema. Fiz uma limpeza no PC usando o CCleaner e limpei os registros antigos, vi que ainda tinham algumas coisas do Adrenalin da AMD, portanto, acredito que estavam dando incompatibilidade.

Também monitorei o uso e vi que meu processador está batendo 80 graus, acredito que também está influenciando. No fim de semana vou fazer uma limpeza geral + troca de pasta térmica.

Agradeço a todos que ajudaram!

Boa tarde.

Que bom que deu certo e pra qtos FPS foi nos jogos?

Postado

@Edvaldo J. Frederico Todos os jogos no ultra: BF 2042 +90fps, WoW +90 fps, Overwatch 2 +120fps, CS2 +100fps, Fortnite +50fps

Eu não consigo entender como que o BF 2042 fica tão alto e o Fortnite sofre, seja qual for a configuração que eu use.

No mais, troquei a pasta térmica e dei uma limpeza no gabinete, mas o processador continua batendo 80 graus em jogos, em uso de escritório fica em 34 graus. Vou trocar o aircooler, o meu é um Edge Mini que usava no meu antigo FX.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!