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Olá!

 

Vasculhei a internet em busca de algum problema simular e não existe absolutamente nada informando algo parecido.

A minha geladeira, uma Brastemp BRE50NK, depois de ligar na tomada, funciona por 5 minutos e desliga o motor.

Fui ver, o protetor térmico estava desligando o motor, mas aí retirei o relé eletromagnetico e dei partida direto, e ele funcionou sem problemas por mais de 20 minutos, então o problema não é no motor, parece que existe um problema no relé eletromagnetico, que na primeira partida ele liga ok, mas se você desligar e tentar ligar novamente, o relé não funciona e o motor apenas emite o ruído de querer ligar.

Mas aí o que eu fiz, eu liguei a geladeira, pra funcionar o ventilador, iluminação e etc, e alimentei o motor direto por outro cabo. Depois de 20min funcionando, foi o ventilador da geladeira que desarmou!

Tem outro problema! O que pode ser isso? Placa, sensores?

 

Aguardo!

 

Muito obrigado!

Postado
14 minutos atrás, Dnzx disse:

Acredito que seja isso

To fazendo um teste aqui ja tem 30min! Liguei a geladeira pra funcionar o ventilador, depois liguei o motor separado, direto na rede sem o relé, e tá funcionando e gelado sem desarmar o ventilador. To achando que ontem quando testei o ventilador desarmou porque fiquei abrindo muito o freezer e formou gelo e ai o sensor fez o ventilador desligar e tb n tinha mais corrente no cabo do motor. Nesse teste de agora, não abri a porta nenhuma vez e o ventilador ainda não desarmou.

Parece que o problema é só o relê eletromagnético! Tô pensando em subistituir por um PTC com capacitor! O relé eletromagnetico original que está desligando o motor! 

39 minutos atrás, Dnzx disse:

Acredito que seja isso

você sabe se é normal o damper ficar abrindo e fechando? Achei q ele abrisse o tempo necessário pra deixar o ar frio passar pra cima, e quando chegasse na temperatura ele fechava, mas eu to vendo q ele fica abrindo e fechando constantemente!

Postado
2 horas atrás, \Eurico/ disse:

o protetor térmico estava desligando o motor, mas aí retirei o relé eletromagnetico e dei partida direto

Creio que o problema seja somente o relé. 

 

Essas geladeiras eletrônicas não permitem gambiarra e ligação direta, aí o funcionamento dela fica maluco mesmo. 

O ventilador deve ter desligado porque o sistema identificou que o motor não parou quando chegou na temperatura ajustada pelo termostato. 

  • Obrigado 1
Postado
8 minutos atrás, Renato.88 disse:

Creio que o problema seja somente o relé. 

 

Essas geladeiras eletrônicas não permitem gambiarra e ligação direta, aí o funcionamento dela fica maluco mesmo. 

O ventilador deve ter desligado porque o sistema identificou que o motor não parou quando chegou na temperatura ajustada pelo termostato. 

Vou comprar um novo amanha!! ta funcionando desde a hora que abri o post, o motor ligado intependente, e o ventilador interno!

Mas só deu certo depois q primeiro liguei a geladeira pro ventilador começar a circular o ar, e depois liguei o compressor.

porque como ontem liguei primeiro o compressor é igual você falou, por serem eletrônicas ficam loucas.

Mas fiz isso pra comprovar que era o relê!!

Só o damper q vi em um Vídeo e parece q ele trabalha abrindo e fechando constantemente mesmo, mas ainda não posso confirmar isso!

Postado
Em 29/10/2023 às 13:58, Renato.88 disse:

Creio que o problema seja somente o relé. 

 

Essas geladeiras eletrônicas não permitem gambiarra e ligação direta, aí o funcionamento dela fica maluco mesmo. 

O ventilador deve ter desligado porque o sistema identificou que o motor não parou quando chegou na temperatura ajustada pelo termostato. 

Troquei o relê e continua o mesmo problema!

Com relê o motor só da uma partida e se desligar e ligar novamente ele n liga, fica só vibrando e fazendo barulho de energizado e desliga pelo protetor.

Agora se eu faço a ligação direta, unindo dos terminar por 1 segundo só pra dar a partida, eu consigo dar partida quantas vezes eu quiser!

  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, \Eurico/ disse:

desligar e ligar novamente ele n liga, fica só vibrando e fazendo barulho de energizado e desliga pelo protetor.

Isso é normal. Tem que esperar 1 pouco. É pra que haja descompressão. E esta pode ser a causa: há pressão por quase entupimento, problema com o gás e outros afins como p.ex. problema no motor, sensor de congelamento e etc. Hás de consultar um técnico em refrigeração ou torcer pra que alguém destas bandas possa lhe confirmar/orientar.

 

1 hora atrás, \Eurico/ disse:

a ligação direta, unindo dos terminar por 1 segundo só pra dar a partida,

Mais 1 chute: se este motor tiver capacitor (de partida), este pode estar zoado. Troque pra ver.

  • Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Alexandre RS disse:

É normal o compressor não partir se desligar e ligar rapidamente

Agradecemos pela confirmação 😁

Postado
31 minutos atrás, .if disse:

Isso é normal. Tem que esperar 1 pouco. É pra que haja descompressão. E esta pode ser a causa: há pressão por quase entupimento, problema com o gás e outros afins como p.ex. problema no motor, sensor de congelamento e etc. Hás de consultar um técnico em refrigeração ou torcer pra que alguém destas bandas possa lhe confirmar/orientar.

 

Mais 1 chute: se este motor tiver capacitor (de partida), este pode estar zoado. Troque pra ver.

Este é sem capacitor!!

26 minutos atrás, Alexandre RS disse:

É normal o compressor não partir se desligar e ligar rapidamente  , tem que esperar uns 5 minutos entre uma partida e outra ...

Mas até semana passada, se eu desligasse a tomada e religasse 5 segundos depois, o compressor dava a partida.

Já agora, a segunda partida ele só emite ruído e vibração e por não da a partida ele esquenta o protetor q desarma a corrente!

Postado
Em 30/10/2023 às 15:59, Alexandre RS disse:

É normal o compressor não partir se desligar e ligar rapidamente  , tem que esperar uns 5 minutos entre uma partida e outra ...

Parece que com o relê novo está funcionando normalmente.

O problema do compressor ligar e alguns minutos depois desligar parou. Só acontece de desarmar o protetor térmico se ligar o motor, desligar e for tentar ligar novamente. A programação da geladeira não desligando e dando partida em seguida, não via ter problema.

Coloquei um capacitor permanente de 10uf, o consumo caiu de 1.3ah pra 0.6ah!

Era pra já vir com capacitor, pois os fabricantes sempre estão falando em economia de energia!

Postado
1 hora atrás, \Eurico/ disse:

Coloquei um capacitor permanente de 10uf, o consumo caiu de 1.3ah pra 0.6ah!

Ilusão, o capacitor confunde o alicate amperímetro. 

Mas não confunde um medidor série, igual o relógio da rua. 

 

Postado
57 minutos atrás, Renato.88 disse:

Ilusão, o capacitor confunde o alicate amperímetro. 

Mas não confunde um medidor série, igual o relógio da rua. 

 

mesmo tendo medido no disjuntor, bem longe da geladeira?

 

Postado
37 minutos atrás, \Eurico/ disse:

mesmo tendo medido no disjuntor, bem longe da geladeira?

Não importa onde medir, tendo a mesma carga por todo o fio, a corrente é igual em qualquer parte dele. 

 

Em tempo.... 

Se com um mísero capacitor desse fosse possível fazer cair o consumo de uma geladeira pela metade, não acha que os fabricantes já não teriam  colocado? 

Não colocam porque não resolve nada mesmo. 

 

Em motores grandes, como os de freezer aí sim tem capacitor, mas serve pra não forçar muito o motor na partida, visto que são mais pesados pra ligar. 

Postado
2 horas atrás, Renato.88 disse:

Não importa onde medir, tendo a mesma carga por todo o fio, a corrente é igual em qualquer parte dele. 

 

Em tempo.... 

Se com um mísero capacitor desse fosse possível fazer cair o consumo de uma geladeira pela metade, não acha que os fabricantes já não teriam  colocado? 

Não colocam porque não resolve nada mesmo. 

 

Em motores grandes, como os de freezer aí sim tem capacitor, mas serve pra não forçar muito o motor na partida, visto que são mais pesados pra ligar. 

Entendi!

Sobre o damper da geladeira, é normal ele trabalhar abrindo e fechando constantemente? Eu achava q ele trabalhava ou aberto ou fechado só! e não abrindo e fechando.

  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, Renato.88 disse:

o capacitor confunde o alicate amperímetro

De fato em paralelo com o motor (indutor) ele meio que corrigiu o fator de potência o que fez o amperímetro pensar que era uma carga resistiva. Carga só indutiva ou só capacitiva faz o amperímetro comum ficar meio perdido mesmo. Ao unir as duas se torna 'resistiva'. 🤪

Por enquanto, pra residência, a concessionária não cobra a corrente adicional que o garoto mediu. mas sei não.. pode estar cobrando e a gente nem sabe...

 

9 horas atrás, \Eurico/ disse:

damper da geladeira

O que é damper na geladeira?

Postado
4 horas atrás, .if disse:

De fato em paralelo com o motor (indutor) ele meio que corrigiu o fator de potência o que fez o amperímetro pensar que era uma carga resistiva. Carga só indutiva ou só capacitiva faz o amperímetro comum ficar meio perdido mesmo. Ao unir as duas se torna 'resistiva'. 🤪

Por enquanto, pra residência, a concessionária não cobra a corrente adicional que o garoto mediu. mas sei não.. pode estar cobrando e a gente nem sabe...

 

O que é damper na geladeira?

Entendi!! bom, ilusão dura pouco mesmo kk então o consumo realmente é o mesmo. 

 

O damper é a portinhola que comunica o freezer à geladeira, permite o ar frio entrar.

  • 2 semanas depois...
Postado
Em 31/10/2023 às 20:28, Renato.88 disse:

Não importa onde medir, tendo a mesma carga por todo o fio, a corrente é igual em qualquer parte dele. 

 

Em tempo.... 

Se com um mísero capacitor desse fosse possível fazer cair o consumo de uma geladeira pela metade, não acha que os fabricantes já não teriam  colocado? 

Não colocam porque não resolve nada mesmo. 

 

Em motores grandes, como os de freezer aí sim tem capacitor, mas serve pra não forçar muito o motor na partida, visto que são mais pesados pra ligar. 

Hoje o capacitor de 10uF que coloquei explodiu! e o motor continuou funcionando!

O que pode ter causado isso?

Postado
8 horas atrás, \Eurico/ disse:

Hoje o capacitor de 10uF que coloquei explodiu! e o motor continuou funcionando!

O que pode ter causado isso?

Li ali em cima, que colocou um capacitor do tipo permanente. 

Se o modelo estava correto, pode ser que o capacitor já estava ruim ou era mal feito, de baixa qualidade. 

 

No entanto, já não colocaram capacitor ali pra evitar esse tipo de coisa. 

Minha avó tinha uma geladeira antiga dos anos 60/70, sei lá. Nos anos 90 ela deu defeito e adivinha, foi o tal capacitor que explodiu. 

Postado
53 minutos atrás, Renato.88 disse:

Li ali em cima, que colocou um capacitor do tipo permanente. 

Se o modelo estava correto, pode ser que o capacitor já estava ruim ou era mal feito, de baixa qualidade. 

 

No entanto, já não colocaram capacitor ali pra evitar esse tipo de coisa. 

Minha avó tinha uma geladeira antiga dos anos 60/70, sei lá. Nos anos 90 ela deu defeito e adivinha, foi o tal capacitor que explodiu. 

Coloquei um permanente de 10uF novo!

Pode ser que a marca seja ruim, mas eu vi em um vídeo que se colocar o capacitor com o valor uF menor do que o motor precisa, acontece exatamente o que aconteceu.

É um motor Embraco 70CLP tem 1/5cv, eu li em um site que motor de 1/5cv precisa de capacitor de 30uF! Mas essas regras não são confiáveis, pois já vi motor original de 1hp com capacitor de 40uF e motor original de 1/2cv com capacitor de 60uF!

Tenho um ventilador de teto que tava sem capacitor, o motor tinha pouca potência e esquentava muito. Coloquei um capacitor de 10uF tb, e agora trabalha mais frio, e tem mais força!

 

A geladeira, desde que explodiu o capacitor hj a tarde, está funcionando sem capacitor, como veio original. Mas original seria como se a bobina usada pra ligar ficasse desligada após a partida? E colocando capacitor a bobina do motor q é usada pra ligar tb estaria trabalhando, fornecendo força? seria isso?

  • Membro VIP
Postado
6 horas atrás, \Eurico/ disse:

se colocar o capacitor com o valor uF

..diferente do que deve ser, de fato pode danificar. Não é o valor em si mas sim o apropriado matematicamente pelo valor da indutância do motor ou algo assim.

 

6 horas atrás, \Eurico/ disse:

um site que motor de 1/5cv precisa de capacitor de 30uF! Mas essas regras não são confiáveis, pois já vi motor original de 1hp com capacitor de 40uF e motor original de 1/2cv com capacitor de 60uF!

É por aí... não é o hp que define o capacitor. E nem me pergunte como calcular.. tal matemática não me pertence + 🤪

6 horas atrás, \Eurico/ disse:

E colocando capacitor a bobina do motor q é usada pra ligar tb estaria trabalhando, fornecendo força? seria isso?

Não amigo. Como te disse, o capacitor apenas corrigiu o fator de potência e tinha que ser calculado. Seus 10uF pode ter até enganado seu amperímetro também. Mas se de fábrica veio sem ele, não precisa colocar ok?

Postado
4 horas atrás, .if disse:

..diferente do que deve ser, de fato pode danificar. Não é o valor em si mas sim o apropriado matematicamente pelo valor da indutância do motor ou algo assim.

 

É por aí... não é o hp que define o capacitor. E nem me pergunte como calcular.. tal matemática não me pertence + 🤪

Não amigo. Como te disse, o capacitor apenas corrigiu o fator de potência e tinha que ser calculado. Seus 10uF pode ter até enganado seu amperímetro também. Mas se de fábrica veio sem ele, não precisa colocar ok?

Entendi!! é Essas matemáticas tb não me pertencem muito kkkk

Está sem capacitor e funcionando. 

O problema mesmo era o relê ptc que tinha problema, depois que troquei ele o motor não deu problema mais. Só esse capacitor q e tinha colocado q explodiu!

Agora vai ficar sem mesmo!

Valeu!

Postado
Em 13/11/2023 às 00:14, Renato.88 disse:

Li ali em cima, que colocou um capacitor do tipo permanente. 

Se o modelo estava correto, pode ser que o capacitor já estava ruim ou era mal feito, de baixa qualidade. 

 

No entanto, já não colocaram capacitor ali pra evitar esse tipo de coisa. 

Minha avó tinha uma geladeira antiga dos anos 60/70, sei lá. Nos anos 90 ela deu defeito e adivinha, foi o tal capacitor que explodiu. 

 

Assisti esse vídeo hj e ele mostrou o por que do capacitor que eu instalei ter estourado!

A geladeira é 220v, e eu coloquei um capacitor de 250vac, deveria ser de no mínimo 380vac! Foi isso que fez ele queimar!

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