Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou com um projetinho de automatizar a descarga do meu sanitário, alguém sabe me informar se um dos 2 motores do leitor de disco (aqueles de baina de pc, um abre a tampa e o outro gira o disco) tem capacidade de apertar uma descarga? ou fazer algo nele para que tenha poder para isso? (meu conhecimento em motores é praticamente nulo, por favor sejam compreensivos)

Outra dúvida, eu consigo soldar um carregador/fonte de roteador velho(12v ou 6v) neles como fonte? ou eles são corrente alternada?

Se for corrente continua eu poderia usar um transistor NPN para fazer o controle, correto?
se for alternada, o que eu poderia usar? Pensei em botoeira, mas como eu quero usar um sensor, ela não se encaixa no caso.

Postado
21 minutos atrás, Swalls disse:

alguém sabe me informar se um dos 2 motores do leitor de disco (aqueles de baina de pc, um abre a tampa e o outro gira o disco) tem capacidade de apertar uma descarga?

Não serve. 

São muito fracos, se relar o dedo já param de funcionar. 

Teria que adaptar uma boa redução mecânica, mas mesmo assim o acionamento ficará muito lento. 

fazer algo nele para que tenha poder para isso?

Não tem milagre. 

Outra dúvida, eu consigo soldar um carregador/fonte de roteador velho(12v ou 6v) neles como fonte? ou eles são corrente alternada?

São de corrente contínua. 

E se os motores são fracos, essas fontes são mais fracas ainda. Algumas não conseguem girar esses motores. 

Se for corrente continua eu poderia usar um transistor NPN para fazer o controle, correto?

Pode. Mas há de saber que não é qualquer tipo de transistor, existem muitos e tem os corretos. 

se for alternada, o que eu poderia usar?

Existem as alternativas como tiristores e relés. 

Pensei em botoeira, mas como eu quero usar um sensor, ela não se encaixa no caso.

Nada impede de usar sensor em corrente alternada, a eletrônica é flexível a todos os casos. 

No entanto para o que quer fazer, eu não vejo essas adaptações/gambiarras como boas alternativas. 

Existem coisas prontas pra isso, mas obviamente que não são baratas. 

Por outro lado para adaptar as coisas é possível, mas a descarga original não serve porque é muito dura pra se fazer um acionamento motorizado. 

Tem que colocar um motor grande e aí o treco vai ficar feio. 

Pesquise um pouco mais sobre as reduções mecânicas, serão úteis na parte em que diz sobre levantar a tampa do vaso. 

Postado

@Renato.88 opa, obrigado pela resposta.

Só duas dúvida, olhando na internet vi pessoas reaproveitando esses motores para usar em drones, por exemplo esse , essa velocidade toda não tem relação, ja que o que eu preciso é o torque, correto?

Pesquisei sobre redução mecânica e não achei, lendo ao pê da letra você quer dizer uma força contrária que reduza o esforço necessário? como um peso? ou com a diminuição proporcional da velocidade de rotação instalando redutores?

Postado
10 minutos atrás, Swalls disse:

o que eu preciso é o torque, correto?

Exatamente. 

10 minutos atrás, Swalls disse:

ou com a diminuição proporcional da velocidade de rotação instalando redutores?

Isso. Eu falo das reduções que usam engrenagens. 

Mas instalar uma nesses motores não vale muito a pena. 

• Membro VIP
Postado

Acredite se quiser mas eu fiz exatamente isso há + de uma década com um motorredutor - do limpador de parabrisa - e um registro deste...

e5cc7646e5c995414629ad5ad218cd58.jpeg

Relativamente simples de entender, imagine o motor motorreduzido...

IB10.04.001.24.jpg

...acoplado na manopla do registro, um sistema tipo ponte ou chave HH pra reverter a rotação e um sensor de corrente como 'fim de curso'. No meu caso era um amperímetro analógico que me avisava quando desligar manualmente o motor. Mas claro, automatizável. .. que cogitei na época.

Tenho até a foto do meu sistema na nuvem pro caso de algum dia eu sentir vontade compartilhar.

Percebe que pela brutalidade da coisa, seu motorzim não vai fazer nem cosquinha... 😁

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

@.if fui ver o preço dessa coisa kkk, me assustei.

@Ricardov conhece algum barato? estou usando arduino para controle.

@Renato.88 instalar um contrapeso até que a força necessária para a discarga seja equivalente ao do motorsinho com engrenagem é viável ou muito fantasioso? o que o Sr me diz?

Postado
5 horas atrás, .if disse:

Acredite se quiser mas eu fiz exatamente isso há + de uma década com um motorredutor - do limpador de parabrisa - e um registro deste...

Há mais de uma década, eu tive essa mesma ideia. 

Até comprei o tal motor no ferro velho, de para Brisa de Fusca mesmo. 

Mas acabei não concluindo o serviço. 

1 hora atrás, Swalls disse:

instalar um contrapeso até que a força necessária para a discarga seja equivalente ao do motorsinho com engrenagem é viável ou muito fantasioso? o que o Sr me diz?

Nesse caso, não ajuda muito. O contra peso é útil quando a força pra um dos lados é desigual. 

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Swalls disse:

o preço dessa coisa

Se esta coisa for o motorredutor, você se assustou com o quê?

3 horas atrás, Ricardov disse:

@Swalls veja aqui.

... ou melhor... aqui também...😁

Já um registro esfera (clique) também pode ser acessível. Claro, requer criatividades genéricas

1 hora atrás, Renato.88 disse:

comprei o tal motor no ferro velho

No meu (meu) caso, meu lar já é um ferro velho kk... Sério.. tenho sindrome de acumulação compulsiva por mecanoeletroeletrônicos... 😁

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!