Ir ao conteúdo

Sobre aterramento e soluções alternativas

Ir à solução Resolvido por msupern,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tive um problema recentemente envolvendo minha placa-mãe e fonte. Tive que trocar ambos pois a placa deu curto em vários componentes (erro "USB overcurrent status detected) e a fonte estava com "fulga de energia" segundo o técnico. Provavelmente a causa foi a falta de aterramento em casa, e notei que o gabinete dava mesmo com ele desligado e com a chave da fonte desligado, ou seja ainda estava energizado... E a placa-mãe ainda piscava mesmo com ele desligado depois de um tempo. Esse problemas foram ocorrendo ao longe de 4 anos, primeiro foram algumas portas USB que pararam de funcionar (as traseiras 2.0), depois um dos pentes de memórias começou a falhar mas ainda funciona e a placa de vídeo desligando em jogos mais pesados.
Então, esses problemas foram ocorridos pela falta de aterramento? Existem outras formas de evitar isso sem aterramento, como filtro de linha DPS da iClamper por exemplo? Se sim, como utilizar? Apenas o filtro de linha, colocar algo no quadro de energia, a tomada DPS já resolve...?
Me dêem uma luz, por favor. Não quero ter o mesmo problema trocando as peças.
Muito obrigado desde já.

placa-mãe: ASUS PRIME B250m PLUS/BR
Fonte: Sharkoon 750W PFC Ativo

• Membro VIP
Postado

A instalação elétrica bem feita mesmo sem aterramento não deveria ser um problema tão grande. Até hoje nunca tive problemas por tomadas sem aterramento (exceto aquele puxãozinho no chuveiro). Primeiro veja se não tem uma gambiarra ou algo feito de maneira errada ai na sua rede elétrica.

O Clamper diz proteger mesmo serm aterramento, eu uso um e até agora não tive problemas, o gabinete não da choque...

Postado
20 minutos atrás, Kevin G. Oliveira disse:

Qual o modelo exato dessa fonte?

A Sharkoon tem bons modelos, mas também modelo ruins, dependendo da sua configuração pode ser que não precise de uma fonte de 750w, fonte não é igual a dinheiro que quanto mais se tem melhor.

Postado

A fonte é um componente de muita importância pois fornece energia para os demais. Para indicação de fonte informe a configuração completa.

A mensagem USB overcurrent indica uma sobrecarga em alguma porta USB, pode ser defeito em um periférico ou um curto no conector, tem que verificar.

O aterramento é importante para proteção do usuário contra choques. De todo modo a tomada tem uma forma correta de ligação.

Pedroou, é de extrema importância aterrar o chuveiro. Choque elétrico pode ser fatal.

Postado

@Pedroou Questão elétrica da casa está tudo normal.

Você usa qual clamper? Iria comprar o Energia 8, o filtro de linha.

@Tiberio Não sei o modelo, não tenho mais a caixa. Eu comprei outra de 650W agora, da MSI.

@Ricardov Com relação a fonte, não lembro o modelo da fonte. Comprei uma nova da MSI de 650W, PFC ativo, bivolt e plus bronze.

O defeito foi no conector da placa que entrou em curto.

Existe alternativas caso o aterramento não possa ser feito? Algum filtro de linha, DPS e esse tipo de coisa?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Kevin G. Oliveira disse:

Existe alternativas caso o aterramento não possa ser feito? Algum filtro de linha, DPS e esse tipo de coisa?

O clamper tem DPS.

1 hora atrás, Kevin G. Oliveira disse:

Você usa qual clamper? Iria comprar o Energia 8, o filtro de linha.

Uso o Energia 5. A diferença para o energia 8 é basicamente a quatia de tomadas que ele tem.

Postado
22 horas atrás, Kevin G. Oliveira disse:

Pessoal, tive um problema recentemente envolvendo minha placa-mãe e fonte. Tive que trocar ambos pois a placa deu curto em vários componentes (erro "USB overcurrent status detected) e a fonte estava com "fulga de energia" segundo o técnico. Provavelmente a causa foi a falta de aterramento em casa, e notei que o gabinete dava mesmo com ele desligado e com a chave da fonte desligado, ou seja ainda estava energizado... E a placa-mãe ainda piscava mesmo com ele desligado depois de um tempo. Esse problemas foram ocorrendo ao longe de 4 anos, primeiro foram algumas portas USB que pararam de funcionar (as traseiras 2.0), depois um dos pentes de memórias começou a falhar mas ainda funciona e a placa de vídeo desligando em jogos mais pesados.
Então, esses problemas foram ocorridos pela falta de aterramento? Existem outras formas de evitar isso sem aterramento, como filtro de linha DPS da iClamper por exemplo? Se sim, como utilizar? Apenas o filtro de linha, colocar algo no quadro de energia, a tomada DPS já resolve...?
Me dêem uma luz, por favor. Não quero ter o mesmo problema trocando as peças.
Muito obrigado desde já.

placa-mãe: ASUS PRIME B250m PLUS/BR

Nada substitui aterramento, inclusive um filtro de linha com capacitores Y como o iClamper 5 e 8 pioram isso, mas de todo modo todas fontes tem capacitores Y na entrada delas do jack de energia e irão gerar fuga na carcaça. 

você precisa fazer um orçamento para mudar sua casa para um esquema TN-S. Chame um bom eletricista ou um engenheiro eletrico para fazer esse projeto.  

DPS classe III é um varistor como que existe no iClamper 3 e no iClamper pocket e poderá proteger contra RAIOS e SURTOS mas não substitui o aterramento. O classe II vai no quadro, mas sem aterramento não tem como usar DPS no quadro, você SÓ PODE USAR nas tomadas mesmo, como no caso de um iClamper pocket.

Como você não tem aterramento, ao comprar o filtro de linha da Clamper iClamper energia 8, com capacitores Y( entre fase-terra e neutro-terra) você estará colocando MAIS energia residual no neutro. Nesse caso o recomendado é usar um filtro de linha sem capacitores Y até que você faça a reforma elétrica na sua casa. Lembrando que geladeiras modernas e outros equipamentos modernos como fontes de energia já são desenhados para que exista aterramento. Sem ele pode ocorrer danos nos componentes eternamente.

Postado
19 horas atrás, Kevin G. Oliveira disse:

@Ricardov E como faço caso esteja invertido?

Posso resolver diretamente na tomada? Como isso é detectado?

Detecta o fio fase usando uma chave-teste ou multímetro.  Caso esteja invertido tem que fazer a ligação correta (desligue a energia antes de mexer). Caso não tenha prática/habilidade chame um eletricista. 

Postado
5 horas atrás, msupern disse:

inclusive um filtro de linha com capacitores Y como o iClamper 5 e 8 pioram isso

Isso o que? É preferível usar o filtro, mesmo na ausência de aterramento, do que não usar... Pelo menos é o que afirma a própria Clamper e seu corpo técnico.

5 horas atrás, msupern disse:

Como você não tem aterramento, ao comprar o filtro de linha da Clamper iClamper energia 8, com capacitores Y( entre fase-terra e neutro-terra) você estará colocando MAIS energia residual no neutro.

Sob tensão normal, os varistores mantém as linhas isoladas e portanto não há passagem de energia residual significativa. Isso só vai acontecer em um pico de tensão, e aí é melhor descarregar o surto no neutro, ou mesmo na outra fase (sempre vai haver uma pequena diferença de potencial entre as fases), do que no seu equipamento ou em você...

Postado
1 minuto atrás, Kevin G. Oliveira disse:

@Shaman93 Então é mais saudável pro equipamento usá-lo em um filtro de linha ou nesse DPS pocket ambos da iClamper, ou qualquer um dos dois tem o mesmo resultado?

Basicamente as mesmas proteções, se é pra um equipamento só pode ir no pocket, que é um pouco mais barato (uso por exemplo na geladeira e máquina de lavar), mas de repente vale mais a pena o filtro mesmo porque aí já liga junto monitor, som, impressora, etc.

Postado
6 horas atrás, Shaman93 disse:

Isso o que? É preferível usar o filtro, mesmo na ausência de aterramento, do que não usar... Pelo menos é o que afirma a própria Clamper e seu corpo técnico.

você está confundindo duas coisas distintas: DPS CLASSE III e Filtro de linha. Filtro de linha geralmente são indutores junto com capacitor X e Y. Filtro de linha existe só com capacitor X como no caso do Filtro de linha Margirius. Filtro de linha com capacitores X e Y existe o iClamper 5 e 8. Mais ou menos desde o ano de 2017 a Clamper retirou a filtragem por indutores dos seus filtros, ficando somente com a filtragem por capacitores X(entre fase e neutro) e capacitoress Y (neutro e terra  / fase e terra)

DPS Classe III existe:

- iClamper pocket

- iClamper 3

- iClamper 5

- iClamper 8

Desses aí acima só o 5 e o 8 tem filtro de linha. 

6 horas atrás, Shaman93 disse:

Sob tensão normal, os varistores mantém as linhas isoladas e portanto não há passagem de energia residual significativa. Isso só vai acontecer em um pico de tensão, e aí é melhor descarregar o surto no neutro, ou mesmo na outra fase (sempre vai haver uma pequena diferença de potencial entre as fases), do que no seu equipamento ou em você...

Novamente está havendo uma confusão entre VARISTOR (DPS) com filtro de linha que eu citei especificamente capacitores Y entre neutro e terra e fase e terra. A melhor proteção para quem não tem aterramento é um iClamper pocket. Se a internet vier por cabo via coaxial, precia-se adquirir uma proteção específica para o cabo coaxial... a própria clamper vende.

Vale lembrar que um bom filtro de linha além de usar varistor ele deve ter fusível térmico entre os varistores e centelhador a gás, mas ultimamente no Brasil só temos a configuração mais comum de Varistor + Fusível térmico e o disjuntor gangorra (reset) presente no clamper 5 e clamper 8

6 horas atrás, Kevin G. Oliveira disse:

@Shaman93 No caso seria computador, monitor e eventualmente um carregador de celular e impressora. Também tenho a opção de ligar só o computador no pocket, e em uma tomada próxima em um outro filtro que eu já tenho, os outros equipamentos.

qual outro filtro você tem? livre-se dele se ele for de alguma marca desconhecida ou se for da Forceline ou da Multilaser

prefira adquirir algo mais simples como https://www.intelbras.com/pt-br/protetor-eletrônico-com-8-tomadas-epe-1008 até você colocar um aterramento em sua residência, o que deve ser feito para sua proteção

• Curtir 1
  • Solução
Postado
2 horas atrás, Kevin G. Oliveira disse:

@msupern  Se eu usar somente o computador na tomada, então posso usar o iClamper pocket somente?

Uso um filtro de linha da Coibeu de 4 tomadas + 4 portas USB.

@msupern Esse protetor da Intelbras não tem a mesma função do filtro da iClamper Energia 8?

Resposta em ordem das perguntas:

1) Sim

2) Esse intelbras tem somente uma chave disjuntora gangorra igual o iclamper 5 e 8 porém não tem filtragem nem varistor+fusível térmico, precisa ligar ele num iclamper pocket

Minha sugestão é você ligar tudo no intelbras e o intelbras no iclamper pocket até você fazer aterramento na sua residência. Como você não tem aterramento o que você deve menos se preocupar é com filtragem, pois no mercado brasileiro não tem nada que vá te atender além desse Intelbras ou o filtro da Margirius.

Aproveita e abre esse aparelho aí por favor da Coibeu pra ver o que tem dentro dele. não devemos esperar grandes coisas, se é que há filtragem e DPS o que eu duvido. 

Pra quem tem aterramento existe no brasil outro tipo de proteção barata com varistor + fusível térmico + capacitores X e Y

https://www.amazon.com.br/Dispositivo-Proteção-Elétrica-Intelbras-302/dp/B07VN98M8M

Como a maioria das fontes já tem estagio de filtragem não adianta muito ficar enchendo a casa de aparelhos como esse para filtragem, até porque indutores que é bom eles não tem. Mas pra quem tem roteador e liga na mesma tomada de um PC + televisão não custa tentar pra ver o resultado...

Ele por dentro:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!