Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual dessas configurações na faixa dos R$3.600,00-3.700,00 vale mais à pena?


Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Galera, eu fiz 5 builds, no meupc.net, 4 estão a faixa de R$3.700/3.600, e 1 que eu fiz só pra analisarem, e eu saber se vale a pena ela sai por R$2532, estão assim:

A primeira esta assim: 1° Build 3.7k.

A segunda esta assim: 2° Build 3.6k.

A terceira esta assim: 3° Build 3.6k.

A quarta esta assim: 4° Build 3.6k.

A quinta esta assim: 5° Build 2.5k, a placa de vídeo que esta nela, é só pra representar o preço, a certa é a RX 580, mas ela não esta disponivel no site.

 

A diferença delas, basicamente são, a 3° é vídeo integrado, todas as outras são vídeo dedicado, e o resto, o que muda é, a quantidade de armazenamento (500gb, 1tb), ou a quantidade de memória (16gb, 32gb, 64gb), eu tenho 99% de certeza que a quarta build é melhor, mas o que me deixa um pé atras sobre ela, é o SSD, fora isso, ela tem tudo pra ser a melhor.

 

Sobre a quinta build, é um teste que eu fiz, queria que vocês analisassem ela, e me falarem se compensa ou não, eu não sei meu orçamento, pode ir de 2.5k até 4k, então, estou fazendo builds de preços variados (já fiz várias builds), mas de todas que fiz, essas 5 são as mais baratas, e que tem bom desempenho, se me falarem que a build de 2.5k é boa, eu vou ficar com ela, mas se falarem que não vai ter bom desempenho, ai eu vejo qual das outras 4 compensa mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a terceira é a melhor, porque tem mais RAM né, com 64gb, e com o Ryzen 7 5700G voce vai conseguir jogar muita coisa por muito tempo, ai em 1/2 anos, até mais, porque essa config vai durar bastante, voce pode colocar uma RX6600, ou uma RX6750 XT, tanto faz, que ele vai ficar muito bom, e voce vai conseguir jogar qualquer jogo que quiser

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A primeira, terceira e quarta são iguais, mudando memórias e SSD. Para quem quer economizar, o caminho é 2x8gb de memória. Se bem que a memória da RISE de 16gb está com bom preço.
Sobre o SSD, a diferença entre um modelo de 500gb para um de 1tb é atualmente de 100 reais. Novamente, o caminho da economia é o de 500gb, porém 500gb pode ser pouco, pense bem.


Você está no caminho certo, monitorando muito bem os preços. Acredito que na black haverá muito item AM4 em promoção, a julgar pelo estoque as principais lojas, além de SSDs e memória. 

Na terceira opção há um exagero de memória, 2 pentes de 32gb...

Eu não gosto da build de 2.5 k, o barato sairá caro. Estará investindo em plataforma sem futuro e ainda usando um processador quad core. E qualquer eventual upgrade de processador num futuro próximo sairá caro, pois intel antigo são vendidos por altos preços.
Vai funcionar bem a princípio, mas pode gerar frustrações.


Quanto vai custar essa RX 580 que você disse estar sem estoque na loja? Vi que a Kabum tem uma da ASRock por 799. Mas aqui não compensa economia, a RX 6600 tem o dobro do desempenho e custa só 400 reais a mais.

Uma build barata que não foi considerada é com o Ryzen 5 5500, que esteve por 5xx não faz muito tempo, mas as lojas ridicularizaram seu preço. Terabyte o está vendendo por 650, caríssimo, pois as concorrentes estão sem estoque, ou então o estão segurando.

Resumindo, acho que o verdadeiro custo-benefício deve ter uma RX 6600 + o resto.

 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion realmente, eu até deixei escrito falando que elas são praticamente identicas, mas armazenamento é essencial pra mim, tenho bastante jogos (ja tive pc mas estragou), o pc que eu tinha era do meu pai, e só demos um upgrade, então eu só sabia o suficiente pra dar um upgrade a 5 anos atrás (meu conhecimento esta bem atrasado)

eu deixei 2 pentes de 32gb por ser vídeo integrado, dei uma pesquisada, e tem como mandar memória RAM pro processador, então se tiver bastante, posso mandar mais, e ter um desempenho maior (acho que é isso, foi a conclusão que eu tirei)

o i3 10105f é "antigo"? mas não vai só até a 13°? quando fiz a build, pensei que a placa-mãe atrapalharia algum upgrade futuro, se eu trocar o i3 10105f, por um Ryzen 5 5500, e a B560M por uma A520M, fica melhor?

a Rx 580 esta 572 reais, a RX 6600 esta aproximadamente 700 reais mais caro

como eu falei, fiz varias builds, tenho algumas com o Ryzen 5 5500, mas  dei preferência (nesse topico) para o 5600 e o 5700g

eu estava dando uma olhada em alguns topicos aqui do site antes de montar as builds, e vi recomendações da RX 580, imaginei que seria uma boa opção

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, JoãoKleber disse:

armazenamento é essencial pra mim

 

Sim, ainda mais nos dias de hoje, com jogos grandes e internet rápida. 500gb é pouco, mesmo que mais barato. Quem optar por 500gb terá que administrar bem o espaço.

 

13 horas atrás, JoãoKleber disse:

eixei 2 pentes de 32gb por ser vídeo integrado, dei uma pesquisada, e tem como mandar memória RAM pro processador


Sim, mas não nessas quantidades. A regra é dual channel, frequência alta e latência baixa.
Nos testes que vi até hoje reservavam 2gb para o gráfico integrado e diziam ser o ideal.
Gostaria muito de ver um teste com 2 pentes de 32gb, porém no youtube só se vê testes com 2x8 e 2x16. Se encontrar algum onde foi usado 2x32 compartilhe, por favor.
O que se discute hoje é se o ideal de um PC para jogos é ter 2x8 ou 2x16, mas não 2x32.
Veja esse tópico LINK
E também esses testes LINK e LINK
 

 

15 horas atrás, JoãoKleber disse:

o i3 10105f é "antigo"? mas não vai só até a 13°?

 

Atualmente existe a 14ª. O i3 10105f é LGA1200. O atual soquete Intel é LGA1700, e suporta 12ª, 13ª e 14ª.
Com LGA1200 você ficará limitado a produtos caros se um dia for fazer upgrade, e que são inferiores aos processadores AM4 série 5000.
A AM4 por sua vez também chegou ao fim e deixou de receber processadores, mas a variedade, desempenho e preços são melhores. 
O Ryzen 5 5500 é melhor do que o 10105f, melhor inclusive do que i5 11400f.

 

15 horas atrás, JoãoKleber disse:

a Rx 580 esta 572 reais, a RX 6600 esta aproximadamente 700 reais mais caro

 

O preço é muito relevante na hora de comprar. As RX 580 novas sumiram do mercado, só sobraram os modelos recauchutados chineses, que custam cerca de 300 reais. A exceção é o modelo da ASRock de 799 que apareceu na Kabum recentemente, isso foi bem estranho.
Com o imposto do amor o valor das chinesas dobrou. Porém se pesquisar por RX 580 no site de ofertas Pelando, verá algumas ofertas por 3xx com impostos já inclusos.
Por isso que quando você fala em RX 580, não sei se está se referindo a modelos de marcas originais ou a versões chinesas.
Onde viu essa RX 580 de 572 reais?

15 horas atrás, Jsbdne disse:

@Crixus Champion mas por que exagero de memória? não é quanto mais melhor? ainda mais pra uma placa de Vídeo integrada

 
A regra é dual channel, frequência alta e latência baixa.
Seja o PC com 2x8 ou 2x16. 

Aliás até agora não estão conseguindo provar diferença nem mesmo entre 2x8 e 2x16 em um PC para jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Crixus Champion disse:

Sim, mas não nessas quantidades. A regra é dual channel, frequência alta e latência baixa.
Nos testes que vi até hoje reservavam 2gb para o gráfico integrado e diziam ser o ideal.
Gostaria muito de ver um teste com 2 pentes de 32gb, porém no youtube só se vê testes com 2x8 e 2x16. Se encontrar algum onde foi usado 2x32 compartilhe, por favor.
O que se discute hoje é se o ideal de um PC para jogos é ter 2x8 ou 2x16, mas não 2x32.
Veja esse tópico LINK
E também esses testes LINK e LINK

Não vi nenhum teste com 64gb, vi em um tópico aqui do fórum, que dava pra passar memória pro processador, por isso era bom 32gb, imaginei que o dobro seria melhor ainda kk

 

2 horas atrás, Crixus Champion disse:

Atualmente existe a 14ª. O i3 10105f é LGA1200. O atual soquete Intel é LGA1700, e suporta 12ª, 13ª e 14ª.
Com LGA1200 você ficará limitado a produtos caros se um dia for fazer upgrade, e que são inferiores aos processadores AM4 série 5000.
A AM4 por sua vez também chegou ao fim e deixou de receber processadores, mas a variedade, desempenho e preços são melhores. 
O Ryzen 5 5500 é melhor do que o 10105f, melhor inclusive do que i5 11400f.

Entendi, compensa mais pegar os Ryzen da linha 5000 pra fazer os upgrades? pelo que eu vi placas para processadores intel estão bem caros

 

2 horas atrás, Crixus Champion disse:

O preço é muito relevante na hora de comprar. As RX 580 novas sumiram do mercado, só sobraram os modelos recauchutados chineses, que custam cerca de 300 reais. A exceção é o modelo da ASRock de 799 que apareceu na Kabum recentemente, isso foi bem estranho.
Com o imposto do amor o valor das chinesas dobrou. Porém se pesquisar por RX 580 no site de ofertas Pelando, verá algumas ofertas por 3xx com impostos já inclusos.
Por isso que quando você fala em RX 580, não sei se está se referindo a modelos de marcas originais ou a versões chinesas.
Onde viu essa RX 580 de 572 reais?

Era na amazon, fui procurar de novo pra te mandar, e é uma marca chinesa Shyekyo, agora esta por R$560, se quiser dar uma olhada esta aqui: RX 580

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion 

2 horas atrás, Crixus Champion disse:

Aliás até agora não estão conseguindo provar diferença nem mesmo entre 2x8 e 2x16 em um PC para jogos.

Eu entendi o resto, só essa parte que eu citei que ficou meio confuso, porque mesmo que 2x8 e 2x16 não tenha tanta diferença, pra uma placa de vídeo dedicada teria muita, não? já que o desempenho fica em cima do processador e da memória RAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, JoãoKleber disse:

Não vi nenhum teste com 64gb, vi em um tópico aqui do fórum, que dava pra passar memória pro processador, por isso era bom 32gb, imaginei que o dobro seria melhor ainda kk

 

Você viu os links acima? Sim, pela BIOS você aloca memória RAM ao vídeo integrado. O limite que pode ser alocado vai variar de acordo com a quantidade de memória e versão da BIOS da placa-mãe.
O consenso entre usuários é que 2gb são suficientes. E há aqueles que acham bobagem alocar, que a igpu fará isso sozinho de acordo com a necessidade dos jogos, pois alocando só estaria tirando memória do sistema como um todo.
Nos 2 links do youtube que linkei vimos usuários alocando 512mb, 2gb, 4gb e 8gb, e o desempenho não mudou.


Você precisa de 2 pentes de latência baixa como CL16 e frequência 3200mhz ou superior. Acima de 3200mhz pode ser que fique instável o sistema, pois valores como 3600mhz devem ser setados no XMP, que é um tipo de OC. 
O fabricante da placa-mãe e Processador garantem 3200mhz, acima disso é por sua conta, embora muitos usem e funciona bem, assim como há aqueles que têm tela azul e não conseguem setar 3600mhz.
Quanto à quantidade de memória, coloque quanto desejar. 2x32gb não compensa de jeito nenhum, só fará diferença no dinheiro gasto. Se quiser ter muita pegue 2x16, mas sempre com latência baixa e frequência alta.
 

4 horas atrás, JoãoKleber disse:

Entendi, compensa mais pegar os Ryzen da linha 5000 pra fazer os upgrades? pelo que eu vi placas para processadores intel estão bem caros

 


AM4 com Ryzen 5000 é um bom custo-benefício. A plataforma que visou no PC de 2.500, a LGA1200, não compensa de modo algum. Esqueça 10ª e 11ª geração.
Mas se gostar de Intel, a LGA1700 possui também produtos acessíveis, como os i3 12100, 12100f, 13100 e 13100f. Os terminados em F não funcionam sem Placa de Vídeo, como deve saber. Placas Mãe básicas LGA1700 custam de 500 a 600 reais. Lembre-se também que as básicas podem apresentar instabilidade no vrm com processadores octa core em diante, embora funcione.
O 13100/13100F é equivalente ao Ryzen 5 5500, ganha em alguns games, perde em outros.

 

4 horas atrás, JoãoKleber disse:

Era na amazon, fui procurar de novo pra te mandar, e é uma marca chinesa Shyekyo, agora esta por R$560, se quiser dar uma olhada esta aqui: RX 580


Essa RX 580 é produto chinês que morreu nas minas de criptomoeda, então a reviveram e estamparam uma marca genérica.
300 reais vale, mais do que isso, não. É como as Placas que mencionei acima, as mesmas do aliexpress.
Vale a pena se achar por 3xx com imposto já incluso. Comprar de vendedor que não aderiu ao remessa conforme é perigoso ser altamente taxado.
A Terabyte está vendendo uma por 559 reais, da marca BIOSTAR. O problema é que a BIOSTAR não tem lá muita reputação, mas tem 1 ano de garantia.


 

4 horas atrás, Jsbdne disse:

@Crixus Champion 

Eu entendi o resto, só essa parte que eu citei que ficou meio confuso, porque mesmo que 2x8 e 2x16 não tenha tanta diferença, pra uma placa de vídeo dedicada teria muita, não? já que o desempenho fica em cima do processador e da memória RAM

 

Para o PC de jogos, 2x8 ainda são suficientes. Nenhum jogo consome mais do que 16gb de memória, com exceção do bugado the last of us, que consumia quase os 16gb, mas acho que arrumaram.
Se quiser ter muita por garantia, vá de 2x16. 2x32 é PC de entusiasta, aqueles que custam o preço de um carro. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Qual dessas configurações na faixa dos R$3.600,00-3.700,00 vale mais à pena?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!