Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
23 horas atrás, tangerinevinny disse:

QOS

 

QOS nada tem a ver com limitação de banda ou mesmo com banda. Quality of Service tem a ver com filas de prioridade para permitir dar preferência a tráfego que precisa de menor latência. Sobre isso no Windows por exemplo pode ler aqui. De todo modo é possível que implementações de QoS permitam limitar a banda para determinado tráfego, mais no sentido de garantir uma reserva para serviços mais importantes do que para controlar banda em si. Mas aí vem o marketing e acabou que QoS virou --- mesmo em blogs de tecnologia --- indicativo de controle de banda.

 

Num primeiro momento QoS atua no uso de VOIP, telefonia, em que a latência é importante porque, como se sabe, as conversas acontecem em tempo real. Atrasos podem gerar ruídos, eco, ou mesmo derrubar a conexão. Games multiplayer se beneficiam muito de uma possível priorização via QoS.

 

Se fala muito em streaming de vídeo e QoS, mas a verdade é que os grandes provedores de streaming trabalham com muitos segundos de buffer, justamente porque vendem um serviço e não sabem em que situação ele será consumido, então não dá pra imaginar que algo tipo NetFlix ou YouTube não tenha investido em tecnologia para tratar isso. Se o cliente vê o vídeo falhando e começa a reclamar não dá para imaginar a Disney dizendo pro cliente: "mas seu roteador implementa QoS?" ou "Será que a latência em sua rede é inferior a 15ms?".  Com um buffer de vários segundos a latência fica secundária e eventual  vantagem de priorização pode ser impossível de perceber.

Postado

@tangerinevinny Em equipamentos domésticos isso raramente é possível. E muitas vezes é um tiro no pé porque em geral o controle, quando existe nesse sentido, limita em mpps a banda, para tantos mbps para certas estações ou serviços, mesmo que seja o único dispositivo usando a rede na hora... E QoS é voltado a prioridade de tráfego e não a cotas de velocidade, como eu disse antes.

 

De todo modo entenda que QoS tem limites por aplicação e não por estação, ao menos até onde esse recurso seja de fato QoS. 

 

E considere que a banda não usada em uma frequência não vai para outra. Exemlpo: um roteador triband como o AX11000 da marca TP-Link tem 3 rádios, para 4804 Mbps (5 GHz Gaming) + 4804 Mbps (5 GHz) + 1148 Mbps (2.4 GHz), tudo isso teórico. Um AC1200 comum tem algo como 400 + 800 em 2.4 e 5Ghz.

 

Se estiver no limite de 2.4Ghz mas não tiver nada nas outras frequências não vai mudar nada: toda a banda não usada numa frequência fica assim, não usada. E  claro que o mesmo vale para 5Ghz, que raramente atravessa duas paredes antes de ficar inútil.

 

 

 

 

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!