Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor pisca e PC trava. O que pode ser?


Posts recomendados

Pessoal, boa noite. Tudo bem?

Estou em um certo desespero pois um problema vem me assombrando na ultima semana e não sei como resolver.

 

Basicamente quando estou usando o PC, as vezes a tela pisca e o PC congela. Ou volta para a tela que estava antes com tudo travado, ou então a tela fica em alguma cor estranha (verde, roxo, branco).

 

Não ocorre durante o uso de algum programa em específico, inclusive tive dificuldades de fazer esse post pois ocorreu 4x o problema.

 

Passei o dia inteiro usando normal. Jogando, vendo vídeo... e agora no período da noite está dessa forma.

 

As configurações do PC são:

- GTX 1660 Super

- Memória XPG 3200Mhz 32gb

Fonte Pylon 650W

Ryzen 7 5700x

Air cooler masterair alguma coisa

placa-mãe TUF Gaming B550M-Plus

Filtro de Linha airclamper.

 

Para contextualização, o problema começou essa semana com as quedas de luz que tiveram na minha região (RJ, ENEL). Alguns vizinhos não conseguem ligar ar condicionado. A energia está instável, algumas casas estão em apenas uma fase.

 

No entanto, minha casa está aparentemente normal. O computador liga, TVs, chuveiro, microondas, bombas de água, tudo normal. Só esse problema que começou a me afetar e está difícil de lidar, pois alem de não ser reproduzível, acontece a qualquer momento, fazendo qualquer coisa.

 

Seguem 2 videos mostrando o problema. Em um deles eu havia acabado de reiniciar o PC após o travamento. O outro é justamente escrevendo esse post.

 

Após a tela piscar, o PC fica completamente travado. Eu consigo ouvir, por alguns segundos a mais, as pessoas falando no discord ou em vídeos.

 

Alguém com experiência poderia me direcionar para o que pode estar causando? Da para afirmar com certeza que é problema na energia ou existe algo no pc que possa estar causando isso?

 

Vale pontuar que o PC, exceto a placa de vídeo, é novo. A placa já está comigo há 3 anos, no entanto, quando jogo, faço testes de estresse, etc. ela não dá nenhum sinal de que está pra morrer.

 

Já pensei em comprar um nobreak, mas o valor elevado me deixa com medo de comprar e acabar não resolvendo.

 

Agradeço qualquer ajuda, estou um pouco desesperado.

Vídeo 1

Vídeo 2

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus de Araujo da Rocha ,olá

como base na descrição dos sintomas:

  • Pode ser monitor(mudança de cor na tela e desligamentos do monitor), mas o pc continua funcionando ou rodando com som.(sem imagem). Recomendo teste com notebook para verificar os sintomas se aparecem no monitor ao utilizar no notebook(se tiver).
  • Placa de vídeo(então a tela fica em alguma cor estranha (verde, roxo, branco). Houve alguma limpeza/desmontagem da placa de vídeo?
  • ou fonte Atx(PC congela) no caso pode ser saída/entradas de as tampadas ou temperatura altas na fonte por obstrução de passagem de ar.
  • Houve limpeza recente no pc? se for positivo, recomendo refazer a montagem das peças e passar limpa contato ou alcool isoproprilico 99.8% nos contatos(slots memórias e placa de vídeo).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaze_jp Obrigado pela resposta!

 

Sobre a tela piscar e continuar funcionando, como mencionado, é momentâneo. E eu também uso o PC para trabalhar com o note da empresa, e não ocorre. Então podemos discartar o PC.

Sobre a placa de vídeo, realmente tem um tempo que eu não a abro para limpar. Vou realizar o procedimento amanhã para ver se muda algo.

Questão de temperatura eu acho difícil, o quarto é muito bem ventilado, o PC foi montado há 2 meses e não tem muita poeira.

E por ultimo, depois que eu montei o pc há 2 meses, não mexi muito mais não. Então questão de encaixe não pode ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus de Araujo da Rocha , Entendi.

  • No caso da limpeza já passou 2meses, não já descarta.

Também da uma olhada no drivers Nvidia se houve update/atualização recente, as vezes pode ser drives baixados recentes. Ou programa novo que você instalou pode gerar uns travamentos dependendo do programa instalado, se mexe com uso da placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!