Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adrenalin volta a ficar resetando as configurações após ligar o PC


lieggio

Posts recomendados

Pessoal, mesmo trocando a placa de vídeo parece que esse problema insiste em não desaparecer. Com minha RX 580 8Gb, está acontecendo o mesmo que ocorria com a RX 550 de 4Gb. Toda vez que ligo o PC o Adrenalin reseta as configurações alegando ter havido falha. A diferença da GPU atual para a anterior é que está não tem o RPM zero ativado e com isso a ventilação ativa fica o tempo todo ativa. Porém o Adrenalin faz com que a velocidade de rotação das ventoinhas caia e a GPU trabalhe em temperaturas mais altas. Eu gosto de deixar minha curva de ventilação conforme mostrado na imagem em anexo. Porém, com esta anomalia toda vez preciso ficar ajustando manualmente a curva, pois o sistema nem se quer grava minhas configurações da forma que deixei. Se mando carregar o arquivo que salvei anteriormente, é como se não surtisse efeito algum. Dai preciso ajustar a curva da ventilação. Isso é muito chato de fazer e eu não sei se é um Bug do Adrenalin ou o que mais possa ser.

Antes com a RX 550 4Gb, com o driver atualizado, havia parado com esse bug, pois eu tinha feito o seguinte:

  1. Desativei a inicialização rápida no Windows 11
  2. Desativei, no serviços inicializados com o sistema, o AMD Crash Defender Service e o AMD External Events Utility. Dicas que me foram passadas aqui no fórum.

 

Depois que troquei a RX 550 pela RX 580 o Windows fez uma atualização de sistema, não sei nessa o inicio rápido fora reativado. Em todo caso abri o terminal do Windows e o desativei novamente. Outra coisa que vi é que o serviços da AMD, citados no item 2 acima, estão desabilitados. Não sei se isso tem alguma coisa a ver.

 

O que fiz a pouco antes de abrir este tópico:

  1.  Desliguei o Windows 11 por aquele comando no prompt que desliga o Windows como um todo.
  2. Esperei um bom tempo, umas 2hrs, mais ou menos, e liguei o PC novamente. A mesma anomalia ocorreu.

 

Será que este problema estaria relacionado ao hardware ou software e driver?

 

Informo que ao fazer a troca da GPU, como não disponho de IGPU nesse desktop, entrei com o Windows em modo seguro, usei o DDU para remover todo e qualquer driver AMD. Somente após isto inicializei o sistema no modo normal e fiz a devida instalação do Driver AMD Adrenalin Edition, versão 23.11.1, lançado em 17/10/2023.

O que podem me dizer a respeito?

Meu PC:

  • i5 4590
  • 16Gb DDR3 (2x8)
  • SSD SATA 480Gb
  • HD SATA 1Tb
  • MB: ASUS Z97-A
  • Fonte Aerocool 600w 80 Plus Bronze

 

Eu sei que a fonte é "ruim". Será ela o causador do problema?

 

Obrigado.

Captura de tela 2023-12-18 225045.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, lieggio disse:

@xlemes como assim? Porque aqui eu uso apenas o driver e gerenciador Adrenalin. Até desconheço esse GPU Tweak 2. Seria isso algo do Windows 11?

 

Gpu tweak 2 é usado pra nvidia

E quando falei sobre as configurações..., é que você tem que "acasalar" pra dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes mas como que eu instalo o driver AMD da minha RX 580 sem ser com o gerenciador adrenaline? Pois não é placa nvídia e sim AMD aqui.

Pessoal esse bug incomoda muito. Pois apesar desta vez não desligar por completo a ventilação ativa da placa ele a reduz de tal forma que a placa tende a trabalhar mais quente. Ai num tem quem aguente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lieggio  Na minha mensagem anterior eu citei um exemplo...

Do que ocorreu comigo...

 

No seu caso..., a placa é de fabricante diferente e o programa que gerencia, também.

Porém..., o que você está tentando fazer (mudar as configurações a seu gosto), foi a mesma coisa que eu fiz.

Só não deu certo porque você só deve ter mudado apenas uma configuração.

O certo é você mudar um conjunto.

 

Um exemplo pra você me entender...

Você compra um carro e quer aumentar a potência dele.

Não é só trocar o motor dele de 100 cavalos por um de 400 cavalos...

Você tem que trocar mais peças pra que o seu carro..., funcione da maneira "correta".

 

Baixe o DDU de novo (link)

Beixe também o driver da sua placa de vídeo no site oficial (link)

Após executar o DDU..., desinstale tudo o que for relacionado a sua placa de vídeo e renicie seu pc.

Após reiniciado..., instale o driver da sua placa de vídeo.

Faça as modificações que você pretende deixar e veja se o problema continua após você reiniciar seu pc.

 

OBS: quando for modificar no gerenciador..., não mexa apenas na "curva".

Mexa em algo mais.

Salva, reinicia, e veja se o gerenciador resetou de novo.

Se resetou..., mexa em mais outra configuração.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes Bom vamos lá,

  1. Acabei de remover tudo pelo DDU. Simplesmente sai caçando qualquer coisa relacionada a AMD na unidade de sistema e sai deletando (Shift + Delete). Instalei a Versão 23.11.1 do Adrenaline, a mais atualizada disponível no momento desta postagem. Fiz tudo certinho, reconfigurei a curva de ventilação e nada de resolver. É eu desligar o PC que, ao ligar novamente, ocorre a mesma anomalia de antes.
  2. Não estou tentando mudar as configurações ao meu gosto. Apenas estou tentando fazer com que a placa, principalmente em modo ocioso ou com pouco uso trabalhe em temperaturas mais baixas. Apenas isso que estou fazendo. No caso dessa placa em questão as configurações de fábrica não desativam A ventilação ativa porém reduz drasticamente a velocidade da ventoinha fazendo com que a placa facilmente fique na casa de 40º, sem estar sendo exigida.
  3. Me bateu um baita arrependimento com a volta deste anomalia. Pois, tinha conseguido que a minha RX 550 de 4 GB não apresentasse mais isso. Mantendo as configurações da curva da ventilação ativa do jeito que eu havia configurado. Deixando a temperatura adequada placa sem uso. Ocorre que numa ligeira ilusão de que uma RX 580 com 8 GB de VRAM e um pouco mais moderna eu teria um desempenho melhor. Acabei passando a minha RX 550 pra frente e pegando uma nova, a RX 580. Deveria ter esperado um momento mais propício para fazer upgrade no equipamento. Visto que a RX 550 estava quebrando o galho sem essa anomalia estar mais presente. Porém agora estou aqui novamente , em fóruns da vida tentando descobrir uma forma de fazer com que as configurações da curva de ventilação da minha placa de vídeo AMD permaneçam tal qual eu configurei toda vez que eu ligar o computador. 
  4. Reforço que estou enfrentando problemas de superaquecimento quando vou utilizar a placa de forma mais intensa e não verifico se a curva do sistema de ventilação ativa está adequadamente configurada. Ontem chegou a aquecer o vidro do gabinete de tão quente que ficou o ambiente. Foi aí que eu vim nos fóruns postar sobre a questão pois eu entendo que tem alguma anomalia aqui. O problema é que eu não sei o que está causando isso nem como resolver. Não possuo outra fonte melhor.

Obrigado mesmo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lieggio  Entendí (de novo rs)...

Você lembra qual versão do instalador, era usado na sua placa antiga?

Pode ser problema desse novo instalador.

Quem sabe lá na frente, eles corrijam no próximo driver?

Tudo é possível.

 

OBS: exemplo...

Pode ser que a versão 10 que você usava na antiga placa, funcionava perfeito.

Já quando você trocou de placa de Vídeo, eles lançaram a versão 11.

E ela veio com problema de não salvar aquilo que você quer.

Sendo assim..., toda vez que você liga o pc..., você tem que mexer manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes opa, então, creio que a versão era a "10". Pois fiz a troca no começo de dezembro e não me recordo de ter feito atualização da AMD. Claro que, por via das dúvidas, ao trocar a placa eu removi tudo da antiga e depois instalei o desta. Foi ai que notei que o driver é o 23.11.1 Está bem chato essa anomalia.

 

Curioso que na RX 550 eu "resolvi" a anomalia da seguinte forma:

  1.  Desativei o "Início Rápido do Windows 11"
  2. Deixo o plano de energia sempre em "Alto Desempenho"
  3. Fiz uma atualização de driver que estava disponível pra ela

Simplesmente após isso parou esse bug. Mas no caso da RX 550 ele era intermitente. E, na época, eu usava um fonte da "Brazil PC" modelo "Bomb Edition" de "500W". Que logicamente abriu o bico na primeira utilização com a placa nova, a RX 580. Ou seja tive que comprar uma fonte nova às pressas, pois é meu PC de trabalho e tinha produto de cliente para entregar. Apesar de jogar alguma coisa no tempo livre, eu trabalho com audiovisual (áudio, vídeo e 3D). Então a máquina é para trabalho e não jogo. Porém uma configuração boa para o tipo de trabalho que faço é quase que a mesma para quem pretende jogar. Obviamente que, por questão de custo ($$$) meu setup não é dos mais novos e potentes. Mas, com tudo que tenho já dá para alguma coisa.

Só queria achar uma solução eficaz para esse bug.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lieggio disse:

Só queria achar uma solução eficaz para esse bug.

 

Você disse que está no windows 11.

Tem outro SSD ou HD, pra fazer teste no windows 10?

Se você tiver e testar o gerenciador e não funcionar..., aí é 100% certeza de ser problema no gerenciador deles.

Vai ter que aguardar eles corrigirem esse erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes resolvi o problema usando um driver AMD 3th Party, versão 23.12.1. Peguei de um canal no Youtube que tem uma placa idêntica a minha. Vou deixar o vídeo que publiquei onde falo sobre isso. Na verdade vai ao ar amanhã as 08hrs no meu canal. Segue o link a seguir.

 

https://youtu.be/cJqmUjSSVfw

 

@xlemes Mas Gratidão por ter me respondido e me ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes Pois é o o driver e gerenciador oficiai da AMD com problemas. No meu caso resolveu como mencionei mais acima.

 

Agora, eu fui rodar o GTA 4 que eu gosto muito, e achei o desempenho dele o mesmo de quando estava com a RX 550 de 4Gb,. Pois os gráficos estão tudo no baixo, assim o jogo definiu automaticamente. Nem quis mexer. E tenho observado que nas partes cinemáticas do jogo apresenta um certo "lag" no vídeo.

 

Enfim, o que importa é que a placa está funcionando como deve estar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, lieggio disse:

@xlemes Pois é o o driver e gerenciador oficiai da AMD com problemas. No meu caso resolveu como mencionei mais acima.

 

Agora, eu fui rodar o GTA 4 que eu gosto muito, e achei o desempenho dele o mesmo de quando estava com a RX 550 de 4Gb,. Pois os gráficos estão tudo no baixo, assim o jogo definiu automaticamente. Nem quis mexer. E tenho observado que nas partes cinemáticas do jogo apresenta um certo "lag" no vídeo.

 

Enfim, o que importa é que a placa está funcionando como deve estar.

 

Aguarde próximas atualizações...

Eles devem corrigir isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!