Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia,to pensando em comprar uma rx550 mas vejo vários tópicos que uma placa-mãe h61 não suportaria por causa de BIOS e tal.
vou mandar a foto sobre as especificações da minha placa-mãe  

imagem_2023-12-20_235018964.png

Postado

@caio martinelli  Funciona sim.

Porém..., sua placa-mãe limitará a velocidade da placa de vídeo.

Sua placa-mãe é 2.0

A placa de vídeo é 3.0

.

OBS: dependendo da fonte que você tiver..., pra usar essa placa..., a recomendação é uma de 400w.

Veja link

Postado

@xlemes  A limitação em uma h61 do slot PCIe x16 principal é pelo processador e não pelo chipset.

2ª Geração Intel: PCIe 2.0

3ª Geração Intel: PCIe 3.0

Enquanto os outros slots PCIe são controlados pelo chipset e são 2.0.

@caio martinelli Considerando que a BIOS é de 2019, muito possivelmente tem sim suporte a UEFI.

Postado

@caio martinelli Não deve precisar ativar nada na BIOS, a não ser que por algum motivo em especifico você tenha desativado o suporte UEFI.

Só precisa colocar a GPU.

Postado

@caio martinelli É possível que funcione sim, eu tenho uma H61 que só tem BIOS Legacy (Herdada) e GPU com suporte apenas UEFI funcionam. Muito provavelmente na ultima BIOS foi adicionada alguma linha para dar suporte ao boot de GPU só com suporte a UEFI.

Postado

As placas H61 dão problema com essas placas se usarem processadores da segunda geração e BIOS desatualizada. Processador de terceira geração (o que exige BIOS atualizada) não dá problema.

Postado
1 hora atrás, labcc disse:

As placas H61 dão problema com essas placas se usarem processadores da segunda geração e BIOS desatualizada. Processador de terceira geração (o que exige BIOS atualizada) não dá problema.

Sem contar que..., se desativar o legacy..., pára de funcionar.

• 3 semanas depois...
Postado

@caio martinelli Se a BIOS tem opção UEFI e Legacy, basicamente a única coisa que pode impedir que o computador ligue é o que for colocado externamente. Que normalmente é a GPU - que não tem o que fazer pode ser UEFI, Legacy ou conter ambos os boot - e/ou HD/SSD - que podem ser formatados em MBR (Legacy) ou GPT (UEFI). Poderia ter outros hardwares com BIOS que só suporte um tipo de boot, qualquer outra placa ligada em outro slot PCIe x1.

Não haveria motivos para o seu computador não funcionar em UEFI, talvez necessitasse formatar o HD/SSD.

Postado

@J.Augusto F sobre isso eu ja sei irmão o que eu ainda não entendi ate agr é esse negocio de BIOS legacy e uefi
eu vi na minha BIOS q tem uma opção lá q tem uma frase lagacy e uefi se você subir um pouco ai você vai ver a foto
e se você conseguir tirar minha duvida vai estar ajudando muito.

Postado
2 minutos atrás, caio martinelli disse:

@J.Augusto F sobre isso eu ja sei irmão o que eu ainda não entendi ate agr é esse negocio de BIOS legacy e uefi
eu vi na minha BIOS q tem uma opção lá q tem uma frase lagacy e uefi se você subir um pouco ai você vai ver a foto
e se você conseguir tirar minha duvida vai estar ajudando muito.

Legacy é antigo.

UEFI é atual.

Postado

@caio martinelli O que você precisa saber é:

• Legacy é o padrão antigo de BIOS e que está deixando de ser usado, as BIOS mais novas ainda tem compatibilidade com esse padrão, mas a tendência é que suma nos próximos anos.
  • UEFI é o padrão novo de BIOS que começou a ser adotado em torno de uma década, é mais seguro. E começou a ser adota justamente na geração da sua placa-mãe e processador.

A AMD largou a compatibilidade com Legacy com as placas de Vídeo RX, enquanto a NVIDIA só descontinuou nas RTX. Então pode ocorrer um problema de compatibilidade de BIOS com equipamentos muito velhos e mais novos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!