Ir ao conteúdo

Velocidade de conexão menor do que o plano oferece

Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal. Meu nome é Francisco e recentemente montei um computador com uma placa-mãe que suporta até 1Gb de internet, com o meu plano de internet sendo de 200Mb. Quando fui testar a Internet, percebi que eu estava recebendo apenas 100Mb, com as propriedades de rede dizendo que a velocidade de conexão (transmissão/recepção) era de 100Mb. Fui conferir nas especificações da placa-mãe e constatei que de fato ela suporta 1Gb.

Atualizei a placa-mãe, processador e tudo quanto fosse possível, também mudei nas propriedades da rede no Windows 10 para que a velocidade fosse sempre 1Gb (full duplex), mas continuou mostrando que estava igual a 100Mb.

Vocês poderiam me ajudar com isso, por favor? Desde já, agradeço pelo espaço!

Estas são as especificações do meu PC:

Processador: Ryzen 5 5600G

Placa-mãe: A520M Tuf Gaming Plus II

Sem placa de vídeo

Fonte: P550B Gigabyte

memória RAM: 16GB DDR4 3200mhz

• Solução
Postado
1 hora atrás, Pikachuchu disse:

uma placa-mãe que suporta até 1Gb de internet

Placa-mãe: A520M Tuf Gaming Plus II

não é bem assim.

Placas não "suportam internet". Sua placa nem deve estar conectada a internet mas sim a um roteador. Se desligar o roteador da internet a placa e a rede continuam funcionando.

A velocidade da placa é dada pelo chipset instalado, nada tem a ver com internet ou plano de dados.

Sua placa tem um chipset de rede embutido, e esse suporta conexões gigabit. ou FE a 100 mbps, ou mesmo a 10 mbps. 

Mas nada tem a ver com o que sua placa suporta. Essa placa tem 2 slots x1 e um slot x16. Isso quer dizer que pode instalar placas de rede nos 3. Pelo formato pode instalar 2 placas 2500G nos slots x1 e uma placa 10.000G no X16. Nada tem a ver com internet.

Atualizei a placa-mãe, processador e tudo quanto fosse possível, também mudei nas propriedades da rede no Windows 10 para que a velocidade fosse sempre 1Gb (full duplex), mas continuou mostrando que estava igual a 100Mb.

Essas propriedades são um limite e não uma definição. Você usa isso para LIMITAR uma conexão abaixo da velocidade que seria normal.

E precisa ver o que tem do outro lado do cabo, os cabos, os conectores e tal.

Postado
2 horas atrás, Sergio Mega disse:

Precisa verificar o modem/roteador, saber se as portas dele suportam 1Gbps também.

Caso suportem 1Gbps, o problema pode estar no cabo de rede. O ideal seria testar outro cabo. 

Eu usei o cabo do roteador que já entrega mais de 200Mb por padrão, mas infelizmente não funcionou

2 horas atrás, Pedro Math.pi disse:

@Pikachuchu Troque o cabo de rede.

Fiz isso, mas continua limitado a 100Mb

@arfneto Muito obrigado pelo esclarecimento. Vou utilizar suas informações para tentar resolver o problema

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!