Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo PCIe 3.0 em um sistema PCIe 4.0


Posts recomendados

Boa tarde. 

Estou buscando montar a seguinte a configuração:

 

Processador AMD Ryzen 7 5700X

placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus Wifi II

Placa de vídeo GeForce GTX 970 4GB

Memória Corsair Vengeance RGB Pro 32GB (2x16GB)

SSD Samsung 980 Pro 500GB

Fonte Corsair CS5550M

Gabinete Rise Mode Galaxy Glass

 

O processador, a placa-mãe e o SSD são PCIe 4.0, porém a placa de vídeo é PCIe 3.0. Minha dúvida é: meu sistema irá trabalhar com o barramento PCIe 4.0 ou 3.0? Terá algum problema de compatibilidade ou redução de desempenho? 

Agradeço quem puder ajudar! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rebalanceie essa máquina.

  1. Baixe a RAM para 16gb, não invista em 32 de tecnologia morta. E não é só questão de economia: com menos RAM, fica mais fácil fazer o OC para aumentar o desempenho da máquina.
  2. Troque a placa-mãe por uma B550 mais simples, não adianta querer gastar rios de dinheiro nessa que é desperdício. Não se preocupe com ter wifi / BT; mesmo que não tenha, você compra uma placa AX210 e fica com um kit muito melhor que o que a placa-mãe iria oferecer nativamente, e de brinde ainda fica com a possibilidade de utilizar em outro PC.
  3. Não esqueça o cooler.
  4. Esquece SSD de 500gb. Se já tiver, okay, mas se ainda for comprar, pegue de 1TB.
  5. Esquece uma 970. Se já tiver, okay, mas se ainda for comprar, tem opções bem melhores.
  6. Esquece essa fonte. Se já tiver, okay, mas se ainda for comprar, tem opções bem melhores.

Sobre versão de PCIe, é sempre compatível, o sistema só trabalha na menor versão suportada por todos os componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, bgustavohr disse:

O processador, a placa-mãe e o SSD são PCIe 4.0, porém a placa de vídeo é PCIe 3.0. Minha dúvida é: meu sistema irá trabalhar com o barramento PCIe 4.0 ou 3.0? Terá algum problema de compatibilidade ou redução de desempenho?

 

Vai trabalhar em 3.0

 

E não.

Não vai limitar o desempenho da sua placa.

Ela apenas trabalhará no máximo porém, na velocidade 3.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

Rebalanceie essa máquina.

  1. Baixe a RAM para 16gb, não invista em 32 de tecnologia morta. E não é só questão de economia: com menos RAM, fica mais fácil fazer o OC para aumentar o desempenho da máquina.
  2. Troque a placa-mãe por uma B550 mais simples, não adianta querer gastar rios de dinheiro nessa que é desperdício. Não se preocupe com ter wifi / BT; mesmo que não tenha, você compra uma placa AX210 e fica com um kit muito melhor que o que a placa-mãe iria oferecer nativamente, e de brinde ainda fica com a possibilidade de utilizar em outro PC.
  3. Não esqueça o cooler.
  4. Esquece SSD de 500gb. Se já tiver, okay, mas se ainda for comprar, pegue de 1TB.
  5. Esquece uma 970. Se já tiver, okay, mas se ainda for comprar, tem opções bem melhores.
  6. Esquece essa fonte. Se já tiver, okay, mas se ainda for comprar, tem opções bem melhores.

Sobre versão de PCIe, é sempre compatível, o sistema só trabalha na menor versão suportada por todos os componentes.

 

opa, boa tarde

1) Trabalho com dezenas de aba do navegador aberto... atualmente tenho 16GB e senti a necessidade de aumentar para 32

2) A placa-mãe será importada do aliexpress.. preço em torno de 550 reais com impostos
3) Já tenho um cooler da Aigo para o processador com 4 headpipes
4) Já tenho o SSD de 500GB e não vejo necessidade de mais, principalmente analisando o custo-benefício, o de 1TB está bem mais caro
5) Não comprei ainda, mas será usada e está pela bagatela de 300 reais no mercado livre... seria o melhor custo-benefício que encontrei, mas se ela limita meu sistema ao PCIe 3.0, vou ter que escolher outra
6) A fonte ganhei, nem precisei comprar kk, mas não entendi seu comentário, a fonte CORSAIR CS550M é ruim? só tinha escutado falar ao contrário até hoje, que é uma baita fonte modular e seria um excelente custo-benefício

 

 

@xlemes Qual a placa de vídeo PCIe 4.0 USADA mais barata irei encontrar no mercado hoje?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, bgustavohr disse:

@xlemes Qual a placa de vídeo PCIe 4.0 USADA mais barata irei encontrar no mercado hoje?

 

Usada só se for de uma pessoa ou empresa muito confiável aqui no Brasil.

Dependendo do seu orçamento..., nova não sai tão caro.

Dependendo da finalidade que você precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, bgustavohr disse:

Processador AMD Ryzen 7 5700X

placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus Wifi II

Placa de vídeo GeForce GTX 970 4GB

Memória Corsair Vengeance RGB Pro 32GB (2x16GB)

SSD Samsung 980 Pro 500GB

Fonte Corsair CS5550M

Gabinete Rise Mode Galaxy Glass

1. CPU ok, desde que não importe, veja as letras miudinhas, acima de 50US$(uns 250R$) dá quase 100% de impostos

2. não ok para importar: veja as letras miudinhas, acima de 50US$(uns 250R$) dá quase 100% de impostos, ví várias dessas MB no Ali e com os ipostos vão passar de 1000R$, melhor comprar com garantia no BR

3.GTX 970, ok dependendo de suas necessidades. Se já tiver e atenda o que você quernão tem problema, mas nesse caso o R7 5700X não faz sentido algum. Fique com um R5 5600 e já está até demais

4 RAM ok, mas para quê tanto? 16 GB já dão bem, ainda mais se vai ser mesmo a GTX970

5 SSD 980 Pro, ok desde que atenda

6 CS5550M, se já tiver está Ok

7 Gabinete: fuja correndo, estou falando há muito tempo contra esses "aquários", mas parece que virou moda. Além de ter um fluxo de ar inadequado vai gastar um montão de energia elétrica à toa porque simplesmente não canaliza o fluxo de ar: é o mesmo que deixar as peças ao ar livre

Ah, e sobre a PCI-e 3.0 e a 4.0, será só a taxa de trasnsferencia de imagem que ficará limitada.Na prática nem dá para notar, só se for gamer a nível profissional.

Não precisa se preocupar em uma VGA 4.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

970 hoje em dia já está bem ultrapassada, se você já tem ela ok.

Caso contrário pegue no mínimo como a RX 6600 ou RTX 3060, senão você vai passar raiva.

Você vai colocar 32GB RAM + R7 5700 X, acaba não fazendo sentido pegar uma placa como a GTX 970...

Recomendo o gabinete montech air 903. Gabinete gigante, cabe qualquer hardware hoje em dia e tem o Airflow ótimo, se comparando com modelos de 1k, comprei com indicação aqui do fórum.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX @Rafael3DD @xlemes  Galera, acho que faltou eu dar algumas informações mais completas e vocês não entenderam muito bem, mas vamos lá:

Eu utilizo o PC para trabalhar com dezenas de abas abertas no Google Chrome... muitas vezes 30, 40 abas e consome todos os 16GB atuais de memória RAM que tenho e chega a dar umas travadas

E também utilizo o computador para jogar alguns pouquíssimos jogos na resolução 2K... como Dota 2 e GTA V.

Não sou nenhum gamer fanático, etc... eu sei que a GTX 970 é uma placa um pouco ultrapassada, mas estou falando de uma placa de vídeo de 300 REAIS, vocês estão me recomendando placas de 1.500-2.000 reais, é mais de 5x mais caro.

Só quero jogar decentemente alguns jogos em resolução 2K... o GTA V é o único jogo mais pesado que eu jogo e não preciso rodar em configurações ultra (essas placas recomendadas são até mesmo para jogar em 4K, não tem necessidade nenhuma para mim, procuro o melhor preço para jogar decente).

 

Sim, o Ryzen 7 5700X será importado por mais ou menos R$ 700,00... se taxar, eu recuso e recebo o estorno, não tem problema. Já fiz isso 2x e é tranquilo (mas processador é mais raro taxar, muito pequeno).

Gabinete estilo aquário sei que não são os mais eficientes em airflow, mas o design convence bastante e não estou muito preocupado com gasto de energia de cooler, que é baixo... no caso, design vale mais para mim.

 

Sobre PCIe 3.0 e 4.0... falaram aí em cima se TODOS os componentes não forem PCIe 4.0, todo o sistema estará limitado ao PCIe 3.0, inclusive meu processador e meu SSD (que são PCIe 4.0)... por isso não quero comprar uma placa de vídeo PCIe 3.0, se for limitar o meu sistema. Entenderam?

Não faz sentido ter um SSD que trabalha com velocidades de 7.000MB/s, sendo que estarei limitado ao PCIe 3.0 com 3.500MB/s. É isso.

 

E por fim, as peças que tenho hoje são:

Processador Ryzen 7 5700G (quero trocar pois a placa integrada é muito fraca para resolução 2K, mesmo em jogos leves como Dota)

placa-mãe Gigabyte B450M-DS3H V2

Memória Corsair Vengeance RGB PRO 16GB

SSD Samsung 970 Evo Plus 500GB

Fonte Corsair CS550M

Gabinete Rise Mode Galaxy Glass

 

 

Pronto, espero que tenha ficado mais claro para vocês.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vale a pena sair do 5700G pro 5700x, melhor investir na placa de vídeo, é ela que irá fazer a diferença nesse caso.

Fora que a AMD vai lançar novos processadores para a plataforma AM4 o que pode diminuir ainda mais o preço desses processadores, inclusive o 5800x3D.

 

Essa limitação de PCIe é imperceptível!

 

Não vejo problema em ter 32GB RAM, eu tinha 16GB e já estava bem ruim. O que não faz muito sentido é você gastar mais em gabinete do que na placa de vídeo, mas o dinheiro é seu e você sabe o que é melhor.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
23 minutos atrás, bgustavohr disse:

Sobre PCIe 3.0 e 4.0... falaram aí em cima se TODOS os componentes não forem PCIe 4.0, todo o sistema estará limitado ao PCIe 3.0, inclusive meu processador e meu SSD (que são PCIe 4.0)... por isso não quero comprar uma placa de vídeo PCIe 3.0, se for limitar o meu sistema. Entenderam?

Não faz sentido ter um SSD que trabalha com velocidades de 7.000MB/s, sendo que estarei limitado ao PCIe 3.0 com 3.500MB/s. É isso.

 

Não é bem assim, um SSD 3.0 não vai fazer a sua placa de vídeo funcionar no 3.0 também por exemplo, o que importa é que a placa-mãe tenha slots de geração 4.0 e o processador suporte o PCIe 4.0.

 

Da mesma forma, uma placa de vídeo 3.0 não vai fazer seu SSD e placa-mãe gen 4 funcionarem conforme gen 3, somente a placa de vídeo estará limitada ao PCIe 3.0. O que pra maioria das placas de vídeo não é problema algum, especialmente se tiverem quantidade considerável de VRAM ou barramento x16.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, bgustavohr disse:

Processador Ryzen 7 5700G

placa-mãe Gigabyte B450M-DS3H V2

Memória Corsair Vengeance RGB PRO 16GB

SSD Samsung 970 Evo Plus 500GB

Fonte Corsair CS550M

Gabinete Rise Mode Galaxy Glass

 

Resumindo o que o pessoal quiz dizer...

Coloque mais um pente de memória idêntico ao que você já tem (rodar em dual channel) e compre uma placa de vídeo 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael3DD Então Rafael, sobre o processador, na verdade eu vou economizar, pois vou importar esse processador da Aliexpress... o Ryzen 7 5700G me custou R$ 999,00 aqui no Brasil e devo tentar vender por uns R$ 850,00 (considerando que o preço médio dele hoje é R$ 1.100~1.200) e o Ryzen 7 5700x, que é melhor, com o dobro de cachê L3 e suporte a PCIe 4.0 vai me custar R$ 700,00 no Aliexpress... então estarei "ganhando" R$ 150,00 para sair para um processador melhor que o meu.

E sobre a placa de vídeo, eu posso até investir um pouco mais, mas não sou um jogador fanático e tudo mais, jogo muito ocasionalmente e por pouco tempo (tanto que hoje em dia minha placa é integrada ao processador)... só quero mesmo a experiência de jogar decentemente em uma resolução 2K (que é o meu monitor), mas nada super avançado com tudo no ultra high, rodando a 1.000 fps, n sei mais o que, entende? Não jogo competitivamente. E não encontrei nada perto do desempenho da GTX 970 perto desses 300 reais, mas se tiver uma escolha melhor, talvez até uns 400 reais usado, tudo bem... mas não vou investir 1.500-2.000 reais em uma placa de vídeo sendo que nem jogo assim.

E por fim, sei que o gabinete é caro, mas esse computador não é somente focado em custo-benefício, pela primeira vez na vida, decidi montar algo bonito e que eu curtisse, então considerei sim o investimento em design também.

@Batata Defumada  Então posso ter um processador, placa-mãe e SSD rodando através do PCIe 4.0 e somente a placa de vídeo rodando no PCIe 3.0? Essa é minha grande dúvida... Se sim, não vejo sentido investir em uma placa de vídeo PCIe 4.0

@xlemes A minha memória já são 2 pentes de 8GB trabalhando em dual channel na frequência de 3.200Mhz
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, bgustavohr disse:


@Batata Defumada  Então posso ter um processador, placa-mãe e SSD rodando através do PCIe 4.0 e somente a placa de vídeo rodando no PCIe 3.0? Essa é minha grande dúvida... Se sim, não vejo sentido investir em uma placa de vídeo PCIe 4.0

 

Inverteu?

Não compensa comprar 3.0

 

6 minutos atrás, bgustavohr disse:


@xlemes A minha memória já são 2 pentes de 8GB trabalhando em dual channel na frequência de 3.200Mhz

 

Compre 2x16gb (link)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes Placa de vídeo PCIe 4.0 está bem mais caro... só vou comprar se realmente limitar o restantes dos hardwares ao PCIe 3.0
Mas se meu processador, placa-mãe e SSD funcionarem em PCIe 4.0, mesmo com a placa de vídeo sendo PCIe 3.0, vou comprar uma placa de vídeo PCIe 3.0. Entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, bgustavohr disse:

@xlemes Placa de vídeo PCIe 4.0 está bem mais caro... só vou comprar se realmente limitar o restantes dos hardwares ao PCIe 3.0
Mas se meu processador, placa-mãe e SSD funcionarem em PCIe 4.0, mesmo com a placa de vídeo sendo PCIe 3.0, vou comprar uma placa de vídeo PCIe 3.0. Entendeu?

 

O dinheiro é seu...

Você é quem decide.

 

Na minha opinião..., se vai gastar..., gaste numa coisa que te influenciará no futuro 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@bgustavohr Não fique se baseando em geração de PCIe, isso só é relevante quando a pessoa tem uma placa-mãe antiga, com PCIe 3.0 por exemplo, e aí compra uma placa de vídeo como a RX 7600 que é 4.0 com barramento x8, nesse caso em determinadas situações existe uma perda de performance, mas no caso da 7600 por ainda possuir uma quantidade decente de VRAM e ao ativar o SAM a diferença é quase inexistente.

 

Se a sua placa-mãe é PCIe 4.0, pouco importa qual GPU você escolher, ela vai estar operando da forma que deveria, claro que limitada pelo poder do seu processador, no seu caso o Ryzen 5700X vai levar tranquilamente a 970. Aliás, até uma 4070 😄 

 

6 horas atrás, bgustavohr disse:

Então posso ter um processador, placa-mãe e SSD rodando através do PCIe 4.0 e somente a placa de vídeo rodando no PCIe 3.0? Essa é minha grande dúvida... Se sim, não vejo sentido investir em uma placa de vídeo PCIe 4.0

 

Sim! Pode.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, bgustavohr disse:

@xlemes Então você acha que vale a pena pegar uma placa de vídeo PCIe 4.0? Qual você me recomendaria? De preferência a mais barata no mundo dos usados. Não estou disposto a gastar 1.500-2.000 reais em uma placa

 

Placa nova por menos de mil reais (e sendo 4.0) link

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@xlemes A 6500XT é uma das piores opções possíveis de placa de vídeo. Performance patética. Consegue ser uma recomendação ainda pior que a RTX 3050.

 

Basicamente, da série 6000 da AMD a primeira opção decente é a RX 6600 8GB. Pela NVIDIA na série 3000 é a RTX 3060 12GB.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Batata Defumada disse:

@xlemes A 6500XT é uma das piores opções possíveis de placa de vídeo. Performance patética. Consegue ser uma recomendação ainda pior que a RTX 3050.

 

Basicamente, da série 6000 da AMD a primeira opção decente é a RX 6600 8GB. Pela NVIDIA na série 3000 é a RTX 3060 12GB.

 

 

 

Ele queria...

Eu só citei exemplo 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@xlemes Será mesmo?

 

Em 02/01/2024 às 12:45, bgustavohr disse:

Minha dúvida é: meu sistema irá trabalhar com o barramento PCIe 4.0 ou 3.0? Terá algum problema de compatibilidade ou redução de desempenho? 

 

23 horas atrás, bgustavohr disse:

por isso não quero comprar uma placa de vídeo PCIe 3.0, se for limitar o meu sistema. Entenderam?

 

8 horas atrás, bgustavohr disse:

Placa de vídeo PCIe 4.0 está bem mais caro... só vou comprar se realmente limitar o restantes dos hardwares ao PCIe 3.0
Mas se meu processador, placa-mãe e SSD funcionarem em PCIe 4.0, mesmo com a placa de vídeo sendo PCIe 3.0, vou comprar uma placa de vídeo PCIe 3.0. Entendeu?

 

4 horas atrás, bgustavohr disse:

Então você acha que vale a pena pegar uma placa de vídeo PCIe 4.0?

 

 

Ele não queria. Ele foi levado a entender que seria necessário uma placa de vídeo 4.0 ou limitaria o sistema dele, o que obviamente não é o caso. É só esclarecer para ele que pouco importa o PCIe da placa de vídeo se o slot da placa-mãe e o processador funcionam na 4ª geração.

 

@bgustavohr ÀS VEZES dá problema quando é o contrário, placa 4.0 em PCIe slot 3.0, que nem com a 6500XT que já tem um desempenho horrível mesmo no 4.0, em 3.0 fica pior ainda. Isso também porque a bendita além de ter só 4GB de VRAM não é x16, nem mesmo x8, é x4! Um lixo que a AMD soltou no mercado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Batata Defumada disse:

@xlemes Será mesmo?

Ele não queria. Ele foi levado a entender que seria necessário uma placa de vídeo 4.0 ou limitaria o sistema dele, o que obviamente não é o caso. É só esclarecer para ele que pouco importa o PCIe da placa de vídeo se o slot da placa-mãe e o processador funcionam na 4ª geração.

 

Da minha parte, SIM.

Eu só citei um exemplo.

Afinal..., citar um exemplo não quer dizer que ele é obrigado a comprar.

Se ele mandar mensagem dizendo "vou comprar"..., com certeza falarei modelos como RTX 3060 12gb pra cima 👍

.
OBS: existe diferença sim entre 3 e 4.

É pequena...

Mas existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 minutos atrás, xlemes disse:

Afinal..., citar um exemplo não quer dizer que ele é obrigado a comprar.

 

Claro, mas foi uma recomendação, tem um certo peso.

 

O pessoal vem aqui pedindo ajuda e muitos levam bem a sério o que nós respondemos, por isso temos que ser bem criteriosos. E se vamos recomendar algo, é bom sabermos se existem pontos negativos em relação a esse produto que o autor do tópico deveria saber, para poder informá-lo.

 

No caso a 6500XT muito dificilmente vai valer a pena porque a relação custo/performance é terrível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Claro, mas foi uma recomendação, tem um certo peso.

 

O pessoal vem aqui pedindo ajuda e muitos levam bem a sério o que nós respondemos, por isso temos que ser bem criteriosos. E se vamos recomendar algo, é bom sabermos se existem pontos negativos em relação a esse produto que o autor do tópico deveria saber, para poder informá-lo.

 

Respondendo a sua mensagem..., foi relacionado ao que ele disse 👇

 

5 horas atrás, bgustavohr disse:

@xlemes De preferência a mais barata no mundo dos usados. Não estou disposto a gastar 1.500-2.000 reais em uma placa

 

👆

 

Reforçando o que falei no meu exemplo...

Não precisa comprar usado.

Existe sim placas novas (4.0) que custa menos do valor que ele mencionou 😉

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...