Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dá para usar um diodo para microondas com valor de corrente Ifsm abaixo?


Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Troquei o magnetron do meu microondas. Depois disso esquentou apenas uma vez e parou de novo. Testei o diodo e está deixando passar pelos 2 lados. O meu é Electrolux (MEO44, 220V monofásico). Tem uma autorizada Brastemp aqui e eles tem o modelo CL01-12 RG110 que, segundo um datasheet que encontrei, tem corrente Ifsm de 30. O meu é CL04-12 RG711 Ifsm 40. É a única diferença entre eles. De resto é tudo igual (tamanho, conexão e tensão).

 

Perguntas:

1) O que é essa corrente Ifsm?

2) Essa diferença é significativa nessa função de alta potência?

3) Para uso interminte de 3 minutos, com intervalo de meia hora, 2 a 4 vezes por dia, terá uma sobre vida aceitável, até eu conseguir o correto?

4) Na internet, os valores oscilam de R$ 8,00 a R$ 55,00 (loja oficial Brastemp). Na assistência aqui custa R$ 20,00. A média do ML é R$ 15,00. Para eu, vale o risco, mesmo que dure pouco, contanto que não seja muito pouco e não danifique o capacitor (que já foi trocado a alguns meses) e o magnetron novo.

5) Os fusíveis, protetores térmicos, placa de potência e micro chaves da porta estão OK.

6) A resistência do primário do trafo é de 1,7 ohms e do secundário 112,8 ohms. No intermediário deu zero. Saída da placa de potência 223,9V. Alicate amperímetro digital Fluke 302+.

7) Pelas medições, o trafo está OK? No intermediário bipa mas não mostra resistência (tem continuidade).

Abaixo, fotos ilustrativas e o datasheet que encontrei. 

Diodo Brastemp.jpeg

Primario trafo.jpg

Secundario trafo.jpg

Intermediário trafo.jpg

Placa de potência.jpg

Diodo 2.jpg

Diodo 1.jpg

Diodo Electrolux.jpg

Dasheet Diodos.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Mega Blaster Esse Ifsm é o pico de corrente que o diodo aguenta por meio ciclo de onda de 50Hz, esse valor é relevante no projeto pra garantir que o diodo vai aguentar o pico de corrente causado pela carga dos capacitores, via regra usar um diodo com Ifsm maior não tem problema, ele trabalharia ate com mais folga, mas usar um diodo mais fraco poderia fazer ele estragar rápido.

 

Além desse paramento o diodo CL4-12 aguenta 450mA de corrente direta contra 350mA do CL01-12, novamente um diodo mais forte trabalha com mais folga, logo não deve ter problema

 

Por outro lado quando um diodo desses entra em curto, o capacitor pode ser exposto a corrente alternada, o que detona o eletrolítico, pode ser uma boa testar ele por curto ou redução na capacitância

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, F4b10 disse:

testar ele por curto

... não sem antes por precaução dar um carinhoso curto nele pra descarregar pois se eventualmente carregado,... Perigo Total: pra teu instrumento e pra ti.

Pros danos mencionados pelo autor terem ocorrido, meu chute vai para: pode ter havido algo metálico exposto às microondas ou ainda exposto, p.ex. pintura interna ineficiente, arranhões, enferrujamentos, objeto metálico invisível,  e etc. Minha teoria é que até mesmo algo úmido muito salgado pode provocar sobrecarga no m.o. P.ex. bacalhau, carne seca (molhada)  e afins...

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, .if disse:

não sem antes por precaução dar um carinhoso curto nele pra descarregar

Sim. Ciente do risco. Está desmontado já a dias.

 

13 minutos atrás, .if disse:

Pros danos mencionados pelo autor terem ocorrido

 

13 minutos atrás, .if disse:

pode ter havido algo metálico exposto às microondas ou ainda exposto, p.ex. pintura interna ineficiente, arranhões, enferrujamentos, objeto metálico invisível,  e etc.

Fui verificar suas dicas e inspecionei internamente. Realmente tem uma pequena falha na pintura. Um esmalte de unha branco seria suficiente para sanar essa falha?

13 minutos atrás, .if disse:

algo úmido muito salgado pode provocar sobrecarga no m.o. P.ex. bacalhau, carne seca (molhada)  e afins...

Usado basica e diariamente para aquecer café com leite sem açucar. Vez por outra descongelo carnes (gado, aves), mas tem muito tempo que não faço.

Pintura.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não estou conseguindo encontrar o diodo correto. Todos os vendedores do ML e de algumas assistências que tem a peça,  informam que é universal. Há também variações da capacitância do capacitor, indo de 80 a 95 uF. Pergunta: Essa diferênça de capacitância altera a corrente Ifsm? Qual conjunto comprar? Com maior ou menor capacitância com diodo CL01-12, caso isso afete a corrente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!