Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Xeon ou Ryzen para uso doméstico


Ir à solução Resolvido por Swalls,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Um amigo meu irá montar um pc , visando apenas navegar na Internet , assistir vídeos ( YouTube, crunchyroll etc ) e alguns jogos bem antigos de 2010 abaixo no tempo livre que ele tem após o trabalho .

Assim o que seria melhor para ele um Ryzen 4600g ou Xeon E5 2640 v3 ele não gosta de passar por experiências como telas azuis , bugs etc .

 

O quê trará menos problemas a ele durante o uso uma gigabyte a520m s2h + r5 4600g ou um Xeon E5 2640 v3 + x99 pr9 machinist + rx 550 ?

 

A memória da machinist 3200MHZ 2x8gb se encontra por um bom preço atualmente ela é compatível com Ryzen 4600g ?

 

Ele usa Ubuntu Linux e ao navegar costuma ter N abas abertas o que ocuparia várias treads do cpu , o uso de xeon seria tão amigável ou fácil quanto Ryzen de vídeo integrado ou xeon apresenta bugs frequentes durante uso ?

 

Quanto a rx 550 a da colorfull vendida pela kabum é melhor que a rx 550 da millse , também há a Rx 5500 xt por um preço relativamente parecido. 

A rx 580 2048sp comumente apresenta problemas com drivers , a rx 5500 xt também seria semelhante ?

Todas as placas do ali são assim ou apenas modelos específicos são adaptações de chip de notebook ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 minutos atrás, PedraX disse:

Qual o orçamento?

Lembrando que os integrados VEGA7 e 8 equivalem mais ou menos que uma GT1030, são bem fraquinhas e sevem no máximo para navegação e jogos mais leves.

Seria algo próximo de 2200 sem incluir periféricos e monitor. 

Seriam aqueles jogos bem antigos mesmo , 2d de fliperama etc que não exigem muito da cpu .

O conjunto ao usar xeon cpu + motherboard + gpu sairia 500 reais mais barato já incluindo impostos que o conjunto Ryzen.

Mas essa economia seria mesmo benefíca ou o xeon e itens do Aliexprees seriam mais difíceis de usar ou propensos a problemas frequentes durante uso?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, STAR ALPHA disse:

 itens do Aliexprees seriam mais difíceis de usar ou propensos a problemas frequentes durante uso?

 

 

Acho que placa-mãe é o coração de uma maquina, e não tem como comparar a qualidade de uma Gigabyte com uma genérica chinesa. Os 500 a mais valem cada centavo.

 

Sem falar que com a A520 dá até pra pensar em up de CPU mais pra frente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, STAR ALPHA disse:

Seria algo próximo de 2200 sem incluir periféricos e monitor.

Eu indicaria esse kit  AMD Cardinal Zen2 Processador AMD Ryzen 7, 4700s, memória RAM 16GB DDR4 + placa-mãe - 100-900000005

Sobra uns trocos para uma boa placa gráfica, aí tem que ver se ainda vai comprar gabinete e fonte.

Na loja que explode tem RX550 e até RX580, ao contrário das importadas virão com garantia de novas.

Lembrando que esse kit é tudo soldado, não dá para upgrade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, PedraX disse:

Eu indicaria esse kit  AMD Cardinal Zen2 Processador AMD Ryzen 7, 4700s, memória RAM 16GB DDR4 + placa-mãe - 100-900000005

 

Sim, boa opção também. Não sabia que ainda vendiam isso. Só uma correção... não é DDR4 é GDDR6. Tem mais thruput mas a latência é maior também.

 

Os únicos pontos negativos desse kit é não ter slot M.2, e não ser compatível com placas de Vídeo mais recentes... mas num cenário de manter custos baixos é uma boa. Perde um pouco em single core para um 4600g mas ganha em multicore.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obrigada pelas indicações e respostas 😃

 

O restante do projeto para Ryzen seria :

 

Fonte - Cooler master MWE 500 ACAAB-BR - 300

 

Gabinete Kazan 2 4fans - 200

 

SSD adata legend 710 1tb - 330

 

placa-mãe A520M S2H gigabyte - 369

 

Kingston DDR4 8gb 3200MHZ cl16 2x - 280

 

Cooler AG400 - 132

 

Ryzen 5 4600g - 630

 

Total 2.241 

 

E para xeon 

 

Fonte - Cooler master MWE 500 ACAAB-BR - 300

 

Gabinete Montech air 903 Base - 329

 

SSD adata legend 710 1tb - 330

 

X99 machinist PR9 - 260

 

Xeon E5 2640 v3 - 45

 

Machinist DDR4 8gb 3200MHZ cl16 2x - 190

 

Cooler redragon tyr 120mm ou wovibo - 99 ~ 130

 

Gpu - 300

 

1.853

 

 

Esse meu amigo é econômico em excesso tanto que ele estragou o pc dele com a falência da fonte chaveada que ele se recusava a trocar , as antigas peças eram IntelCore™ 2 Quad Q8400 e GA-EP45T-USB3P e gt 710 o gabinete era bem velho também , sobrou o monitor ( tv lg 32 ) , SSD sata 1tb saúde 45% e periféricos genéricos .

 

Ele parece ter alguma dificuldade psicológica em se desfazer de coisas , então não há interesse na revenda . 

 

Assim pensei em recomendar a ale algo em DDR4 e que não seja adaptado de notebook pela questão de ter que procurar drivers específicos ou bugs / erros durante uso para durar longos anos como o anterior .

 

O xeon pelo baixo custo permite incluir itens melhores como um gabinete de fans pwm no conjunto .

 

Porém gostaria de saber se xeon é ruim para uso doméstico a ponto de impactar negativamente na experiência do usuário , tipo a machinist é amplamente recomendada por vários youtubers , mas pra usuários comuns como ele xeon é uma opção viável ?

 

O Ryzen dá menos tela azul e problemas com driver que o xeon ou seriam semelhantes durante uso ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu desaconselho kits importados, apesar que já ví até um kit por menos de US$50, no longo prazo um kit novo seria bem melhor.

Dê uma garimpada nos grandes sites que eu já ví muita coisa interessante, mas se pensar no longo prazo um kit AMD com B550 e algo como um R5 5500 e um RX550 e 16Gb RAM DDR4 acho que entra no orçamento de 2,2K.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 horas atrás, PedraX disse:

Eu desaconselho kits importados, apesar que já ví até um kit por menos de US$50, no longo prazo um kit novo seria bem melhor.

A questão sobre Xeon e Ryzen se devia ao fato que esse meu amigo é um importador assíduo , isto é constantemente ele importa coisas como comics , bonecos , light novels etc 

O xeon por ser amplamente comentado desperta um pouco de curiosidade .

19 horas atrás, PedraX disse:

Dê uma garimpada nos grandes sites que eu já ví muita coisa interessante, mas se pensar no longo prazo um kit AMD com B550 e algo como um R5 5500 e um RX550 e 16Gb RAM DDR4 acho que entra no orçamento de 2,2K.

Vou continuar analisando obrigada pela sua  sugestão 😃.

Em 04/01/2024 às 11:15, W46n3r disse:

Acho que placa-mãe é o coração de uma maquina

Aproveitando o tópico , 

Se considerar o Ryzen 5 2600 ( Aliexprees com imposto incluso ) , MSI B450M PRO-VDH MAX e rx 550 da kabum seria uma combinação melhor do que o Ryzen 4600g com Gigabyte A520m s2h 

Tipo o valor seria praticamente o mesmo porém ao optar pelo Ryzen de 2° geração é possível escolher uma placa-mãe melhor sem se preocupar com a atualização de BIOS isso iria trazer uma durabilidade maior ao conjunto ?

A diferença de performance de ~15% em single tread seria relevante ?

Ele ser duas gerações mais novo traz alguma grande melhoria ou por alocar espaço ao vídeo integrado acaba sendo semelhante pela limitação do cache L3 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
26 minutos atrás, Swalls disse:

MSI B450M PRO-VDH MAX + Ryzen 5 4600g pode não?

 

ps: comprei essa placa-mãe e estava pensando no 4600g

Pode sim ela é compatível , o único inconveniente é que a BIOS que vem com ela de fábrica reconhece apenas processadores da 3° geração e anteriores , o Ryzen 4600g é da 4° geração codinome Renoir então irá precisar de atualização de BIOS e como ela não possui q-flash BIOS , assim você só consegue atualizar a BIOS usando um processador que ela reconheça como os Ryzen de 3° , 2° e 1° geração ( Matisse,Picasso ,Pinnacle Ridge ,Summit Ridge ).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

 ...Xeon E5 2640 v3 

 

Não compensa mais comprar Xeon V3 agora que os V4 estão com preços OK.

Não é por que o  Xeon E5 2640 v3 custa só R$ 30,00 que é motivo para compra-lo, o E5-2680 Ve4 custa R$ 80,00 mas tem "custo/beneficio" melhor.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!