Ir ao conteúdo

O quê acontece se estes dois mosfets do forem ativados pelo ci charger?

Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

Postado

Gente, estou estudando um pouco o circuito charger de um notebook, aí eu me deparei com uma situação que eu não estou entendendo. Suponha que o carregador esteja conectado e a bateria está carregando, isso significa que estes dois mosfets foram ativados pelo ci charger? Se sim, a tensão que vai para a bateria não deveria cair para zero porque o mosfet de baixo está aterrando o circuito quando é ativado? Porque o quê me parece é que o ci só ativa o de cima, daí a tensão +19VB_CHG passa pelo mosfet. Como funciona esta ativação de mosfet, são os dois, um só e qual é? (Enviei uma imagem para vocês).Screenshot_6.thumb.png.e5575035252038ceb56c0b4deeb3c1d9.png

• Membro VIP
Postado

Aproveita a oportunidade pra estudar o datasheet do controlador dele

https://www.ti.com/product/BQ24725A/part-details/BQ24725ARGRR

1 hora atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

estudando um pouco o circuito charger de um notebook

1 hora atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

estes dois mosfets foram ativados pelo ci charger?

Eles não se ativam ao mesmo tempo amigo. Perceba o inversor no de baixo

Synchronous-buck-converter.png

Este circuito é algo como um regulador chaveado, de fato um synchronous buck converter (clique) como menciona o d.s.

• Curtir 1
Postado

@.if Eu vi aqui no esquema, realmente o ci que você tem no datasheet tem o mesmo nome, mas é estranho que no esquema ele tem 21 pinos e, no documento que você disponibilizou, ele tem 20. Sobre o esquema que você mostrou, o inversor faz que quando a mesma tensão for aplicada nos comparadores, somente um mosfet seja acionado né? Mas eles estão nos pinos 18 e 15 e no ci não há este inversor nos comparadores estão dentro.

Postado

@Ygor Ferreira Campos de Sá

O pino marcado como 21 no esquema, é a carcaça do CI (a parte que dissipa calor). Como se mostra ali, ela está aterrada. 

51 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

Sobre o esquema que você mostrou, o inversor faz que quando a mesma tensão for aplicada nos comparadores, somente um mosfet seja acionado né? Mas eles estão nos pinos 18 e 15 e no ci não há este inversor nos comparadores estão dentro.

De fato, o tal circuito está dentro do CI. 

Em eletrônica digital, essa função onde de duas saídas somente se liga uma de cada vez é determinada por um circuito chamado de Flip-flop. 

Em muitos datasheets de circuitos integrados desse tipo se nota seu símbolo. 

No caso, o CI que está estudando o esquema dele é mais complexo e no datasheet fizeram apenas um diagrama de blocos mais resumido. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
30 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

quando que este mosfet de baixo é ativado? Qual é a função dele?

Um conversor dc dc buck converter é semi difícil de entender ainda + nesta sua etapa de aprendizado. Mas não impossível.

Tente...

,,, depois me explique 😁

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
  • Solução
Postado

Sim, o mosfet inferior é um diodo melhorado. Em paralelo ao mosfet existe um diodo dentro do próprio mosfet, uma junção PN resultante da forma como é construído. No caso de uma fonte chaveada tem a questão dos tempos. Uma coisa é o controlador emitir uma ordem de ligar ou desligar. Outra bem diferente é a execução da ordem. Há sempre um atraso provocado por indutâncias e, principalmente, capacitâncias parasitas. No caso específico do conversor citado, no exato instante em que se consegue desligar o mosfet superior o caminho inferior terá que estar presente para garantir a circulação de corrente do indutor. Caso o caminho não esteja presente teremos um pico de alta tensão que destruirá (provoca curto circuito) os componentes ao redor. Nesse momento entra em ação o diodo interno do mosfet. Após um pequeno tempo (nossa margem de segurança para evitar curto entre os mosfets superior e inferior) entra em ação o mosfet inferior. A vantagem do mosfet inferior é uma menor resistência. O diodo terá uma queda de ~1V e o baixo Rds do mosfet nos dará uma queda menor, menos aquecimento, maior eficiência energética (rendimento). 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...