Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O quê acontece se estes dois mosfets do forem ativados pelo ci charger?


Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

Gente, estou estudando um pouco o circuito charger de um notebook, aí eu me deparei com uma situação que eu não estou entendendo. Suponha que o carregador esteja conectado e a bateria está carregando, isso significa que estes dois mosfets foram ativados pelo ci charger? Se sim, a tensão que vai para a bateria não deveria cair para zero porque o mosfet de baixo está aterrando o circuito quando é ativado? Porque o quê me parece é que o ci só ativa o de cima, daí a tensão +19VB_CHG passa pelo mosfet. Como funciona esta ativação de mosfet, são os dois, um só e qual é? (Enviei uma imagem para vocês).Screenshot_6.thumb.png.e5575035252038ceb56c0b4deeb3c1d9.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aproveita a oportunidade pra estudar o datasheet do controlador dele

https://www.ti.com/product/BQ24725A/part-details/BQ24725ARGRR

1 hora atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

estudando um pouco o circuito charger de um notebook

 

1 hora atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

estes dois mosfets foram ativados pelo ci charger?

Eles não se ativam ao mesmo tempo amigo. Perceba o inversor no de baixo

Synchronous-buck-converter.png

Este circuito é algo como um regulador chaveado, de fato um synchronous buck converter (clique) como menciona o d.s.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Eu vi aqui no esquema, realmente o ci que você tem no datasheet tem o mesmo nome, mas é estranho que no esquema ele tem 21 pinos e, no documento que você disponibilizou, ele tem 20. Sobre o esquema que você mostrou, o inversor faz que quando a mesma tensão for aplicada nos comparadores, somente um mosfet seja acionado né? Mas eles estão nos pinos 18 e 15 e no ci não há este inversor nos comparadores estão dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ygor Ferreira Campos de Sá

O pino marcado como 21 no esquema, é a carcaça do CI (a parte que dissipa calor). Como se mostra ali, ela está aterrada. 

51 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

Sobre o esquema que você mostrou, o inversor faz que quando a mesma tensão for aplicada nos comparadores, somente um mosfet seja acionado né? Mas eles estão nos pinos 18 e 15 e no ci não há este inversor nos comparadores estão dentro.

De fato, o tal circuito está dentro do CI. 

Em eletrônica digital, essa função onde de duas saídas somente se liga uma de cada vez é determinada por um circuito chamado de Flip-flop. 

Em muitos datasheets de circuitos integrados desse tipo se nota seu símbolo. 

 

No caso, o CI que está estudando o esquema dele é mais complexo e no datasheet fizeram apenas um diagrama de blocos mais resumido. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
30 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

quando que este mosfet de baixo é ativado? Qual é a função dele?

Um conversor dc dc buck converter é semi difícil de entender ainda + nesta sua etapa de aprendizado. Mas não impossível.

Tente...

,,, depois me explique 😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

Sim, o mosfet inferior é um diodo melhorado. Em paralelo ao mosfet existe um diodo dentro do próprio mosfet, uma junção PN resultante da forma como é construído. No caso de uma fonte chaveada tem a questão dos tempos. Uma coisa é o controlador emitir uma ordem de ligar ou desligar. Outra bem diferente é a execução da ordem. Há sempre um atraso provocado por indutâncias e, principalmente, capacitâncias parasitas. No caso específico do conversor citado, no exato instante em que se consegue desligar o mosfet superior o caminho inferior terá que estar presente para garantir a circulação de corrente do indutor. Caso o caminho não esteja presente teremos um pico de alta tensão que destruirá (provoca curto circuito) os componentes ao redor. Nesse momento entra em ação o diodo interno do mosfet. Após um pequeno tempo (nossa margem de segurança para evitar curto entre os mosfets superior e inferior) entra em ação o mosfet inferior. A vantagem do mosfet inferior é uma menor resistência. O diodo terá uma queda de ~1V e o baixo Rds do mosfet nos dará uma queda menor, menos aquecimento, maior eficiência energética (rendimento). 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!