Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite. Eu tenho uma maquina um tanto antiga, porém "bem montada". Ela utiliza um I7 de 3ºG. Bom, ultimamente essa maquina tem se desligado quando eu resolvo jogar. entretanto eu não tenho jogado muitos games variados, então ainda não tenho 100% certeza se o problema está com a maquina ou o jogo especifico (League of Legends).

Situação: Eu utilizo o "MSI Afterburner" para monitorar a temperatura da CPU e GPU, e quando jogo as vezes a CPU chega a 90ºC, porém hoje quando monitorava parecia ficar por volta de 80ºC.

Houve dias do mesmo computador desligar quando eu jogava PES (jogo de futebol), e eu resolvi trocando a tomada na qual ligo o PC(agora eu ligo por extensão em outra tomada).

Assim que a maquina desligou e liguei novamente para retomar a partida, a CPU acusou 100ºC e voltou ao normal (entre 80ºC e 90ºC). porém, eu tenho outra questão, as vezes jogo com minha mulher, tenho um notebook com um Ryzen 7 5800H, e como ela joga com o mesmo na tomada, ACHO EU que o computador se desliga quando ela está jogando também. Eu formatei o PC recente, e limpei as placas com limpa contato, álcool isopropílico e troquei a pasta térmica do processador.

Meu problema real aqui é saber se o computador está desligando por causa da temperatura ou pela demanda de energia da casa ou das tomadas.

Eu gostaria de começar perguntando a vcs se tem algum programa mais ideal que registra isso, por exemplo: talvez quando eu esteja jogando a CPU chega a 100ºC e como estou prestando atenção no game não vejo e como a maquina se desliga eu perco a informação. Não existe um programa que deixe registrado? Tanto a temperatura ou a falta de demanda energetica? Outro detalhe, não utilizo watter cooler, e sim um cooler que veio com o processador intel, eu deveria trocar por um watter? Qual me recomendam?
Eu também pensei em comprar um nobreak, porém existem tantos no mercado que não faço ideia de qual seria o ideal, alguns são bem caros, gostaria de recomendações, por favor.

Minha fonte é uma daquelas de PFC ativo 80+ plus, de 500w. Desde já, agradeço.

Postado

@Paulo Arthur Informe a configuração completa do seu pc, com marca e modelo dos itens que usa.

Precisa informar marca e modelo da fonte também, tem milhares no mercado com PFC ativo, de 500W e com 80 plus.

Usa estabilizador ou algo do tipo ?

É pouco provavel que seja problema em questão de tomada, mas primeiro é bom começar eliminando problema em algo do PC em si.

Water Cooler só seria recomendado em ultimo caso, tem Air Cooler bom no mercado e que já deverá ajudar.

Também é importante o uso de um gabinete bem refrigerado, já que um gabinete fechado fará seu PC virar um forno.

Nobreak para ser recomendado vai depender muito do quanto pode gastar, um que seja bom para fonte com PFC ativo, é os nobreaks com Senoidal Pura, mas precisa ser bem dimensionado também, não dá para pegar um de 600VA com fonte de 500W.

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth Opa, vou tentar passar as configurações. Não uso estabilizador, ligo direrto na tomada.

Processador: Intel Core i7 3770
placa-mãe: P8H61-M LX2 R2.0

memórias ram: DDR3 2X8GB (TOTAL DE 16GB EM DUAL CHANNEL)

Placa de Vídeo: GeForce GTX 1060 6GB (ZOTAC)

Fonte: MYMAX ATX 500W 80+ BRONZE > PART MPSU-80+/FP550W > MAX.500watts

Não sei se isso entrega o modelo exato ou correto da fonte, foi o que consegui ver atraves do vidro do gabinete, pelo horario agora não consigo abrir o mesmo sem acordar o pessoal aqui em casa. Qualquer coisa amanhã posso está removendo a fonte e enviando fotos.

O Gabinete que uso tem 2 fans na frente e um exaustor atrás. Não é um gabinete gigante, mas também não é pequeno, é desses "gamers".

• Curtir 1
  • Solução
Postado
9 horas atrás, Paulo Arthur disse:

Fonte: MYMAX ATX 500W 80+ BRONZE > PART MPSU-80+/FP550W > MAX.500watts

Mymax já é uma marca bem conhecida no mercado por fontes ruins.

Eu recomendo a troca dela.

Uma Nidus 500 da Pichau, Mancer Thunder de 500W, ou a CoolerMaster MasterWatt de 500W já vai dar conta.

Dessa Mymax não tem nenhum teste na internet, só vídeo de gente fazendo unboxing e dizendo ser boa só pelo fator de ter 80+, selo esse que não atesta qualidade de fonte.

• Curtir 2
Postado

@Elder Nauvirth

Entendi, mas me diz uma coisa, quando comprei essa fonte, me venderam ela como uma fonte real de 500w, ela não teria a obrigação de atingir esses 500w? Não seria crime ela falhar com 220w por exemplo? E tem algum programa que identifique isso? Eu queria muito saber de programas que deixam as informações de monitoramento salvas. Desde temperatura e demanda de energia. 

Vou abrir meu computador agora pra limpar, trocar a pasta térmica dnv, bom, talvez eu faça à toa, mas vou tentar pra ver se o computador para com o desligamento. E na questão do nobreak, sera que ainda sim não devo comprar um, por via das duvidas? Aqui em casa tem muitas coisas sendo ligadas na rede, freezer, geladeira, as vezes compressores e etc.

Eu tehho um desses multimetros digitais, sera que consigo ligar ele na saida da fonte e medir se da os 500w?

Postado

@Paulo Arthur Quando a fonte é vendida como "Real", é fonte vagabunda.

E esse tipo de fonte nunca entrega o descrito, sempre menos.

Se fosse uma fonte de qualidade, entregaria até mais do que o escrito no papel.

E por isso é bom pegar fontes de boa qualidade e testadas, para ter certeza  que o produto não é ruim.

Quanto ao nobreak, não vai ajudar em nada a fonte é ruim, o pc ainda continua desligando se o problema for a fonte, os outros equipamentos não é problema, embora o correto seja que chame um eletricista e solicite que faça uma Fase separada, só para o PC, até porque 2 desses itens citados não é mesmo para ligar em apenas 1 Fase só e que serve para a casa toda.

Multimetro não vai mostrar X Watts da fonte, só fará a aferição das tensões padrão, que é 12V, 5V, 3.3V, e nada mais que isso.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...