Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc não liga após raio


Ir à solução Resolvido por Luan Lucas,

Posts recomendados

Boa noite gente, gostaria de ver se alguém pode me ajudar a descobrir onde tá o problema. 

Minha máquina é bem básica, uma bomba que eu usava pra estudar e usar como tv box. 

 

Ontem do nada deu um relâmpago aqui e um barulho de estalo e queimou minha tv que estava em funcionamento. O pc tava desligado mas um cabo HDMI conectava ele à tv. Depois desse estalo nenhum dos dois liga mais. O pc acende o led da placa-mãe, fiz o teste do clips na fonte e funcionou, ao tentar ligar, o cooler roda uns segundos e para. Com esses "sintomas" onde é mais provável que tenha problema ? Fonte ? HD ? Processador ? placa-mãe ? Sou meio leiga, então se puderem me ajudar eu agradeço. Queria ver se é algo simples porque caso contrário nem compensa mesmo. Obrigada 

 

placa-mãe: Intel H55 DDR3 Lga1156

Ram: 4gb

Processador: Core i5 650 3.20ghz 

Win 10 pro 64bits

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai pode ser vários problemas nessa placa, pode ser curto no vcore do processador, pode ser chipset, pode ser curto nesse HDMI do PC, melhor mesmo levar em uma assistência de confiança sua, como queimou seus equipamentos e tenha nota fiscal ainda, pode tentar um ressarcimento junto a companhia de energia, mas é demorado e colocam muitas desculpas.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Érica_RJ

Boa noite, tudo bem?

Ja ví isso acontecer muito. A descarga do raio passa da TV/Monitor para o PC através do HDMI/VGA ou até mesmo do Roteador para o PC através do cabo de rede. Em alguns casos apenas queima a placa de Rede ou saída HDMI/VGA da placa-mãe e a solução é colocar uma placa offboard de acordo com o que queimou para solucionar o problema. Mas no seu caso, como liga e depois de alguns segundos desliga sozinho, pode ser que haja algum problema maior, acredito que não deva ser algo simples.

 

Recomendações: (Pode até tentar, mas confesso que não sei se vai funcionar no seu caso)

1 - Tente retirar todos os cabos de HDs, SSDs (tanto o cabo SATA de dados quanto o de energia), Portas USB e etc (deixe conectado na placa-mãe apenas os cabos do painél frontal e alimentação de CPU/placa-mãe). A partir daí você liga e vê os sintomas. 

2 - Caso ligar e não desligar sozinho após alguns segundos, pode ser que algum SSD/HD estava em ou outro componente que você desconectou estava em curto;

3 - Caso continuar desligando sozinho após alguns segundos você poderia remover os módulos de memória RAM ou até mesmo o processador para determinar se o culpado pode ser um deles.

 

Mas como o raio foi na placa, eu aposto mais em ser algo na propria placa-mãe mesmo. 

Espero ter ajudado 🙂 Boa sorte.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Érica_RJ

Boa noite outra vez!

 

Mais provável ser algo na placa-mãe. Leve seu HD em alguma assistência ou conecte em um outro PC de algum amigo/familiar (caso se sinta segura em fazer isso) para recuperar seus dados. HDs são bem resistentes, tomara que o seu esteja OK. E a dica é: Tenha algum serviço em nuvem para guardar todos os seus arquivos mais importantes, assim diminui muito a chance de você perder algum. 

 

Espero ter ajudado!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!