Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, sou relativamente novo nesse mundo de montagem de PC e queria a ajuda de vocês, desde já agradeço.

Ontem recebi o R 5600, veio com aquele cooler box da AMD, com pasta termica pre aplicada, fiz a instalação tudo certinho, absoluta certeza que todos os parafusos molas estão encaixadas no blackplate etc. Tá bem fixado.

Acontece que tá batendo 58-70 graus na área de trabalho. Fica oscilando nesse meio. Quando eu jogo tipo BF2042, com 20min de game bate 80-87. Sendo que com meu CPU antigo (Ryzen 3400g), mesmo após horas de jogatina não passava de 70, com o mesmo setup e fans.

Meu gabinete é ruim, no entanto tem 6 fans rodando (3 na frente, apesar do gabinete ser fechado na frente, ajuda um pouco, 2 em cima e 1 atrás, todos soprando pro lado certo.

Anexei 2 fotos do HWMonitor e do gabinet com temp diferentes, ambos parado na área de trabalho. Jogando como disse bate 80-87, em pouco tempo.

O gabinete é inviável trocar agora, eu queria sugestões (se esse for realmente o problema), de cpu coolers para substituir esse q já veio nele. Na Amazon tem o COOLER DEEPCOOL AG400 PRETO MODELO R-AG400-BKNNMN-G-1, por 145 conto, ta valendo?

Meu Setup:

placa a320mk, RTX 2060, fonte MSI 650w, 16gb RAM, agora como disse sai do Ryzen 3400g pra o 5600. 

muito obrigado desde ja pessoal! 🥹🙏🏻 

20240123_022649.jpg

1000043538.jpg

1000043539.jpg

Postado

O problema é que esse gabinete realmente é muito ruim. Experimenta tirar os fans da frente (não, não ajudam, e se pá atrapalham) e colocar os 2 de cima jogando ar pra dentro.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
12 minutos atrás, netohemp disse:

Meu gabinete é ruim, no entanto tem 6 fans rodando (3 na frente, apesar do gabinete ser fechado na frente, ajuda um pouco, 2 em cima e 1 atrás, todos soprando pro lado certo.

Tem duas coisas que você pode corrigir nessa frase.

A primeira é o gabinete: ele não é só "ruim", é um completo lixo, arranque fora o painel frontal que vai ajudar muito o seu PC. E a segunda é o arranjo dos fans. Tire fora o fan no topo mais próximo da frente, ele só atrapalha o PC ao vez de ajudar. Esse espaço só deve ser usado no caso de um radiador de 240mm, aí realmente ele tem uso.

14 minutos atrás, netohemp disse:

Anexei 2 fotos do HWMonitor

Jogue fora esse programa, ele não presta. Use o HWInfo64.

14 minutos atrás, netohemp disse:

eu queria sugestões (se esse for realmente o problema), de cpu coolers para substituir esse q já veio nele. Na Amazon tem o COOLER DEEPCOOL AG400 PRETO MODELO R-AG400-BKNNMN-G-1, por 145 conto, ta valendo?

O AG400 é uma boa sim.

Mas se puder, eu sou partidário de já comprar um WC de 240mm. Além do ótimo desempenho pelo preço, de brinde ele já ajuda a arrumar o airflow da máquina e facilitar na limpeza.

• Curtir 2
  • Haha 1
Postado

@Imakuni obrigado pela resposta. Vou testar retirar o painel frontal e da pra tirar o vidro lateral também.. mas tipo,é normal esse aumento drástico de temperatura sendo q a única mudança foi a cpu? Inclusive essa cpu nova tem a mesma tdp da antiga. 😞

esse outro cooler é bom? Vem com 2 fans e tá mesmo preço do adg400

Screenshot_20240123_121253_Mercado Libre.jpg

Postado

@netohemp a densidade do chip do 5600 é bem maior que o seu antigo cpu de uma arquitetura mais antiga embora no papel o TDP seja 65W, no mundo real, dependendo de X variáveis, inclusive a tensão automática que a placa joga pro cpu, a temperatura vai no teto, ainda mais com o gabinete bem ruim como os colegas apontaram.

• Curtir 1
Postado
17 minutos atrás, netohemp disse:

obrigado pela resposta. Vou testar retirar o painel frontal e da pra tirar o vidro lateral também.. mas tipo,é normal esse aumento drástico de temperatura sendo q a única mudança foi a cpu? Inclusive essa cpu nova tem a mesma tdp da antiga. 

Claro, o 3400g é fraquinho, o 5600 não. Ah, e não caia no bait do TDP, esse número não serve para nada. É um valor arbitrário que a AMD decide com base em marketing.

19 minutos atrás, netohemp disse:

esse outro cooler é bom? Vem com 2 fans. 

Negativo. Tem uma razão para ser mais barato.

• Obrigado 1
Postado

Ola, eu estou com mesmo problema de temperatura no r5 5600, em operação normal ele fica entre 59-71 graus e a temperatura do cpu package sempre a 10 graus acima

Em jogos como por exemplo cs2 ele chega a 91 graus, só conseguir diminuir sua temperatura alterando as config no editor de plano de energia do processador

ai ele vai pra 62-75 graus no cs mas diminuir o desempenho indo de 4425mhz para 3475mhz e perdendo uns 60 fps

se alguém puder me ajudee 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!