Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Brazil PC 700w com selo 80 plus silver com resposta abaixo do esperado.


Ir à solução Resolvido por Renatadf85,

Posts recomendados

Estou montando um PC do zero. A placa em questão é uma ASUS Tuf z690 d4. O processador é o i7 12700k e memória estou usando 2 pentes de 16gb Hyperx fury DDR4. Como o processador tem vídeo integrado, ainda não comprei a placa de Vídeo. Estou montando de abusada que sou pois sou entusiasta de PCs. Enfim, liguei tudo de acordo com o que indica no manual da placa. Quando ligo o cabo na energia, os leds decorativos da placa acendem, mas nada das fans, nada de ligar o water cooler, nada de vídeo, nem os leds de informação se há algum erro na placa acendem.

 

Imaginando que teria ligado os conectores do painel frontal de forma errada ou até pensando que pudesse ser defeito do gabinete, desconectei todos os cabos do painel frontal e fiz o teste com a chave de philips no conector power. 

 

Por 1 segundo (Fez que foi mas não foi), as fans rodam, acendem, (já o water cooler e as fans dele não) mas logo param. A fonte tb não roda a ventoinha. 

 

A fonte é de 700w com certificação 80plus silver. Ainda não comprei placa de Vídeo e será um pc de lives. 700w é suficiente ne? Será que a fonte veio com defeito? Alguém já viu acontecer algo do gênero? Podem me indicar uma outra fonte? 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse uma fonte de qualidade sim.. Essa dai, tenho serias duvidas... 

 

Se os led acedem quando liga, o conetor frontal está ligado corretamente..  verifica o plug EPS12(o que alimenta a CPU)... mas não descarte a possibilidade ser problema com a fonte.. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renatadf85 disse:

A fonte é de 700w com certificação 80plus silver. Ainda não comprei placa de Vídeo e será um pc de lives. 700w é suficiente ne?

Fonte de exagerada potência e de baixa qualidade, caso ainda esteja no prazo de 7 dias recomendo que acione o direito de arrependimento, no entanto antes de te indicar uma boa fonte preciso saber qual será sua placa de vídeo, pode até ser que uma boa fonte de 450w já seja suficiente para suportar toda a configuração.

1 hora atrás, Renatadf85 disse:

A fonte é de 700w com certificação 80plus silver

Muita gente acha que o simples fato da fonte ter o selo 80Plus já garante que ela seja de qualidade o que não é verdade, o selo 80plus só atesta a eficiência da fonte e não tem relação nenhuma com a qualidade da mesma.

1 hora atrás, Renatadf85 disse:

A placa em questão é uma ASUS Tuf z690 d4. O processador é o i7 12700k e memória estou usando 2 pentes de 16gb Hyperx fury DDR4

Bem comum essa configuração, o cidadão pega uma placa-mãe e processador top de linha, mas na hora de escolher a fonte pega uma de baixa qualidade, resolve economizar no item mais importante.

  • Curtir 3
  • Confuso 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 horas atrás, Renatadf85 disse:

A fonte é de 700w com certificação 80plus silver

Se for realmente essa "Brasil PC", recomendo não a utilizar, ela foi testada somente uma vez pela teclab a 7 anos e não obteve um resultado adequado para ser considerada uma boa fonte na época, claro que devido a isso não significa que a empresa fabricante não possa ter melhorado o hardware da mesma ao longo dos anos, mas eu particularmente não arriscaria um setup relativamente caro confiando em uma fonte que não há testes atuais e sequer se tem certeza de ser uma fonte boa, tendo várias outras no mercado que são ótimas e a preços ótimos juntamente.

 

2 horas atrás, Renatadf85 disse:

Podem me indicar uma outra fonte?

Qual a próxima placa de vídeo que visa comprar? Dependendo do modelo, recomendo fortemente trocar essa fonte antes, antes mesmo de colocar talvez uma 4080 ou 4090 no pior dos casos e acabar correndo o risco de perder seus componentes pela possível falta de qualidade dessa fonte, no mais, se não for colocar essas placas high end mais atuais(até o momento) no mercado, uma boa fonte de 750W ou até 850W aguentaria seu setup atual e qualquer outro upgrade que desejar no futuro, mas para uma melhor escolha e até indicação de fonte, nós precisaríamos saber o seu orçamento para isso e qual placa de vídeo deseja obter para seu setup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Se tiver escrito certo e for realmente um 12700K, ele não possui vídeo integrado,

Essa informação está errada, o processador Core i7 12700K possui sim vídeo integrado, nos processadores da Intel o que indica que não tem vídeo integrado é um F no final👇

 

https://ark.intel.com/content/www/us/en/ark/products/134594/intel-core-i7-12700k-processor-25m-cache-up-to-5-00-GHz.html
 

 

Intel Core i712700K Processor 25M Cache up to 5.00 GHz Product Specifications.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você já vê esse nome "Brazil PC" já tem que ficar esperto. Não é "síndrome de vira-lata" nem nada, mas pelo menos 90% das marcas brasileiras que fornecem eletrônicos hoje em dia só entregam produtos de baixa qualidade (Positivo e Multilaser são exemplos clássicos). A indústria brasileira infelizmente já morreu há décadas por falta de planejamento, então foi-se o tempo que as coisas eram fabricadas aqui mesmo e com qualidade, hoje o que restou são apenas importadoras que trazem tudo da China. Na verdade praticamente tudo é fabricado na China, até hardware de alta qualidade, mas marcas grandes trazem produtos de qualidade da China, marcas pequenas só conseguem competir trazendo produtos de menor qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiberio oi, obrigada pelo seu comentário. A cidadã aqui não é profissional. Você leu essa parte? Abraço.

@Vitoria Gabriela pretendo colocar uma 4060 que vai me atender certamente. (A principio)

Entendi a parte que a marca brasileira não é boa e agradeço aos que ajudaram indicando sugerindo boas marcas de fonte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Renatadf85 disse:

pretendo colocar uma 4060 que vai me atender certamente. (A principio)

Ah sim, nesse caso, uma fonte de boa qualidade de 500W lhe serviria bem, porém creio que com um i7 de 12º gen, possivelmente ainda irá lhe servir futuramente para colocar uma outra placa de vídeo mais potente que a 4060 caso queira, nesse caso, para dar uma margem mais confortável para upgrades caso pense em obter uma mais forte, lhe recomendo a GX600W, que foi testada e aprovada pela teclab


Caso deseje uma com mais potência, essa linha GX da gamemax vai até 850W, ainda há a linha GX-PRO que há uma qualidade a mais, mas consequentemente o preço também sobe juntamente.


Há mais estilos de fontes testadas por essa empresa, eu também sou entusiasta e permaneço nesse fórum para aprender mais sobre hardware, já que é um gosto próprio, e recomendo você dar uma olhada nesse canal do youtube, pois ele lhe ajuda muito a escolher uma fonte de qualidade. 


Caso nenhuma recomendação te agrade, pode procurar fontes nessa faixa de W e pesquisar nesse canal do youtube se a fonte já foi testada, e qual foi o desempenho dela num todo, se por um acaso a fonte for testada e alegarem um bom desempenho, pode a comprar sem medo, eles nos ajudam muito a não gastar caro em fontes que tentam apenas enganar o consumidor.
 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização... fiz o teste básico da fonte e ela entrega todas as tensões que deveria. Mas de qualquer forma vou trocar por uma melhor. Imaginei que a mesma estivesse com problema de tensão, mas não parece ser. 😞

@bngomes estava conectado. Testei a fonte e seus conectores. Ambos estavam dando a suposta tensão que deveria ser a correta. É possível a fonte dar a tensão no multimetro e quando liga na placa-mãe "não dar conta"? Desculpa mas não entendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Renatadf85 disse:

estava conectado. Testei a fonte e seus conectores. Ambos estavam dando a suposta tensão que deveria ser a correta. É possível a fonte dar a tensão no multimetro e quando liga na placa-mãe "não dar conta"? Desculpa mas não entendo

Eu imaginei que estivesse... mas não dá pra descartar um mau contato ou coisa do tipo.. Eu desconfiaria seriamente em ser a fonte não conseguindo dar conta do processador.. processadores K são bem parrudos em quesito de energia... 

 

Outra coisa que voce pode verificar é se o WC está bem ligado no processador..  Ligar sem as memórias pra ver se apita.. e testar com apenas um pente

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bngomes Você dá um jumper no pino do power do painel frontal pela placa-mãe e a fonte que antes rodava sozinha da um meio giro e já era. kkk 

 

Estava tudo bem conectado. Já comuniquei a devolução do produto, já pedi reembolso e ando pesquisando uma outra fonte. 

 

Assim que chegar a outra fonte vou fazer os outros testes que me indicou também. Valeu mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Vitoria Gabriela o brigada pela indicação do canal do Teclab. Assisti a uns testes recentes e comprei uma GX800.  

Pessoal, voltei para agradecer aos colegas que tiraram um tempinho pra opinar sobre o meu caso. @bngomes Troquei a fonte e tudo funciona perfeitamente. 

Tudo funcionando, Windows instalado, tudo certinho. 

 

No fim, a fonte 700w q eu tinha comprado antes realmente não tava dando conta de um pc com quase nada. Troquei a fonte (que chegou mais rápido que o reembolso da outra kkkk) e tudo certinho. 

 

Agora só falta aprender a extrair o melhor dos componentes que eu comprei montando esse PC.

 

Obrigada mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!