Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC congelando do nada - Ryzen 7 5700X + GeForce RTX 3060


Posts recomendados

  • Moderador

Olá, boa noite.

Estou passando por um erro que está tirando minha sanidade mental. Meu PC está a todo dia perdendo vídeo, sinceramente não sei o que ocorre. A última vez que ocorreu foi enquanto estava escrevendo este tópico, do nada deu tela preta e perdeu vídeo. Tive que reiniciar pelo botão. 
 Um fato curioso, toda vez que o PC trava, meu mouse, o qual é um Logitech G502 Hero, seu LED pisca vermelho por alguns mili segundos. Até que o PC enfim trave totalmente. Posso ouvir meus amigos na call do discord após perder vídeo. Mas em questão de segundos, tudo trava. 

Sinceramente não sei por que isso ocorre, depois de um tempo que a placa de vídeo é estressada, simplesmente perde vídeo. Isso aconteceu no CS GO, estava jogando, até que em uma parte do mapa, deu tela preta. Após acontecer isso, reiniciei o PC e tentei novamente, até chegar ao ponto que o PC dava tela preta sem mesmo se conectar ao jogo. 

A primeira vez que ocorreu isto, estava jogando Beamng Drive, acontece que, fui tentar tirar uma captura de tela no gráfico ultra e meu PC travou por inteiro, apresentou código morse em seu áudio e o windows apareceu: Microsoft Windows não está respondendo. Após isso, meu PC perdeu totalmente o suporte a Vulkan, travando totalmente sempre que qualquer jogo aberto utilizasse este processo. 

Também há outra questão nisto, encontrei uma tela azul muito estranha, normalmente quando ocorre a tela azul, ela derrubará todos os processos e o windows travará, certo? Mas essa, essa tela azul tem algo estranho, o jogo sobrescreveu a tela azul. 
image.png
Essa, sem dúvidas, é minha tela azul mais estranha que já tive. 

Bom, continuando o caso, essa foi uma das telas azuis mais estranhas que já vi. Mas aí que tá, deu erro de Kernel, heap Corrupion, isso no caso seria o quê? Uma memória indo embora? Ou a placa de vídeo está morrendo?

Avançando um pouco, fiz um teste no AIDA64, apenas com a GPU sendo estressada, nisto, ele durou bastante, perdendo vídeo só depois de muito tempo. Outro caso aconteceu no GPU-Z, iniciei o teste e não deu 1 segundo, a placa de vídeo se foi. Perdeu vídeo e aconteceu tudo aquilo. 
Tentei novamente, ele abriu o teste, e perdeu vídeo segundos depois, até que enfim consegui abrir o teste novamente, sem travar ou perder vídeo. Do simplesmente nada. 

Avançando mais ainda, houvemos-se mais problemas de perda de vídeo e congelamento, seja digitando, mexendo em arquivos ou essas coisas, ele pode perder vídeo do nada. 

Outra coisa a relatar: Velocidade das fans super alta
image.png

Aqui abaixo, está minha configuração inteira e os testes e soluções feitas.

Tentativas de resolução:

- Apagar o Driver de vídeo e reinstalar
- Apagar o Driver de vídeo, colocar uma RX 550 e baixar o driver da AMD
- Apagar todos os drivers com DDU
- Reinstalar os Drivers
- sfc /scannow dism /online /cleanup-image /restorehealth
- Reiniciar o PC
- Reinstalar os jogos
- Reparar os jogos
- Usar modo de segurança
- Abrir o PC
- ver se tudo está conectado

Testes: 

AIDA64 — stress GPU
GPU-Z — Estressar GPU
AIDA64 — Estressar o sistema
IDLE — Fica deboa, só se eu abrir algum aplicativo pesado apresenta problemas.

Configuração do PC:

AMD Ryzen 7 5700X.
64 GB DDR4 2133Mhz | 1X16GB Zadak Twist 3200Mhz | 1X16GB Zadak Twist 3600Mhz | 2x16GB Gammix 2X 3200Mhz
MSI B550M PRO DASH.
NVMe Sata Hitachi(algo assim) / Sistema
SSD Sata Kingston / Backup
HD 320 GB 5900RPM / Backup
HD 1 TB 7200RPM / Jogos e aplicativos (O HD está saudável)
Fonte CX 750 - 2019
Gabinete montech air 1000 lite

Ventoinhas: 

3 ventoinhas padrões do gabinete empurrando ar para dentro
1 ventoinha na traseira, removendo o ar de dentro
2 Ventoinhas Corsair de 140mm paradas no topo (Não tenho controladora, então estão apenas paradas. A parte de cima está tampada com uma mesa digitalizadora) (Não sei se influencia muito, pois o fluxo de ar só está sendo feito pela frente, que é de um plastico furadinho) 

Obrigado :3

i








 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Seria uma questão de memórias? Ambas estão trabalhando a 2133Mhz. Estão assim a quase 7 meses. 

 

2133 é praticamente o padrão quando você instala uma memória sem habilitar o XMP.

Tente deixar só as memórias que falei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 17/02/2024 às 11:40, Erickssouza disse:

Amigo achou a solução? Meu PC tá com o exato mesmo problema, as configurações igual a sua, mas no meu caso são só 32gb(2x16) de memória gêmeas mas tá desse jeito aí, eu estou ficando maluco com isso..

Tarde

 

Qual a configuração do computador 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!