Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de Processador para edição em 4k


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Olá pessoal.

Estou precisando fazer um upgrade no meu Pc para editar os videos em 4k.

Atualmente faço as edições em 1080 e o Pc faz com muitas tranquilidade, fui tentar fazer a edição em 4k o pc até renderizou o Vídeo, mas com dificuldade, travando no momento de editar. Enfim.

Estou atualmente com a placa-mãe ASUS B450M-Gaming e o processador Ryzen 7 1700x e a placa de Vídeo RX580 8g Sapphire. O software que utilizo para editar é o Davince Resolve e com a versão free, essa versão utiliza somente o processador para editar, não utiliza a placa de Vídeo.

Então a minha duvida é que:

Se eu trocar o processador Ryzen 7 1700x pelo 5 5600G ficaria melhor para renderizar os videos em 4k?

Outro ponto a ser analisado, pelo fato do processador ter placa de Vídeo integrado eu poderia retirar a minha placa de Vídeo RX580 ?  Acho que se eu retirar a placa de Vídeo eu ganharia o dobro de velocidade nas portas USB, pois o uso do PCIe 16x me fez perder a metade da velocidade, acho que é isso, não sei ao certo.

 

Seria uma boa escolha mudar somente o processador?

Muitíssimo obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, TMGsi disse:

Atualmente faço as edições em 1080 e o Pc faz com muitas tranquilidade, fui tentar fazer a edição em 4k o pc até renderizou o Vídeo, mas com dificuldade, travando no momento de editar. Enfim.

Com 4k, tem também a questão do SSD. As vezes não é o processador em si, mas sim o dispositivo de onde você está tirando os arquivos que causa isso.

 

27 minutos atrás, TMGsi disse:

Estou atualmente com a placa-mãe ASUS B450M-Gaming e o processador Ryzen 7 1700x e a placa de Vídeo RX580 8g Sapphire. O software que utilizo para editar é o Davince Resolve e com a versão free, essa versão utiliza somente o processador para editar, não utiliza a placa de Vídeo.

Então a minha duvida é que:

Se eu trocar o processador Ryzen 7 1700x pelo 5 5600G ficaria melhor para renderizar os videos em 4k?

Não caia no bait do 5600g, esse processador não presta. Já não é a escolha certa mesmo eu não tenha placa de vídeo; se tiver, pior ainda, aí que é furada mesmo.

 

Comece definindo quanto você está disposto a investir. A gente segue daí.

 

29 minutos atrás, TMGsi disse:

Outro ponto a ser analisado, pelo fato do processador ter placa de Vídeo integrado eu poderia retirar a minha placa de Vídeo RX580 ?  Acho que se eu retirar a placa de Vídeo eu ganharia o dobro de velocidade nas portas USB, pois o uso do PCIe 16x me fez perder a metade da velocidade, acho que é isso, não sei ao certo.

Não tem nada a ver. O slot x16 da placa de vídeo faz conexão direto com o processador, já USB se liga com o chipset. São duas coisas independentes.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni ok,

Eu já utilizo um SSD NMve M2 no slot da placa-mãe,  de 512gb. A renderização busca os arquivos nesse SSD.

 

Eu estou a procura de uma melhor opção de processador sem trocar a placa-mãe. Pensei que esse 5600G seria uma boa opção, fiz a comparação entre esse 5600G e o meu atual Ruzen 7 1700x no site UserBenchmark e vi que é mais rápido.

 

Minha porta USB 3.1 geração 2  transfere numa velocidade de no maximo 75mb/s, pensei que poderia ser mais sem estar usando o slot x16

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, TMGsi disse:

Eu estou a procura de uma melhor opção de processador sem trocar a placa-mãe. Pensei que esse 5600G seria uma boa opção, fiz a comparação entre esse 5600G e o meu atual Ruzen 7 1700x no site UserBenchmark e vi que é mais rápido.

O CdH tinha que ter um filtro automático que impede de fazer posts com "UserBenchmark". Deveria impedir e colocar um aviso enorme "NÃO USE ESSE LIXO, ESQUECE TUDO QUE TEM NESSE SITE".

 

Mas enfim. Se quiser uma dica, de processador melhor, é só perguntar.

17 minutos atrás, Imakuni disse:

Comece definindo quanto você está disposto a investir. A gente segue daí.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
7 minutos atrás, TMGsi disse:

fiz a comparação entre esse 5600G e o meu atual Ruzen 7 1700x no site UserBenchmark e vi que é mais rápido.

Userbenchmark não é um lugar muito interessante para fazer comparativo, você precisaria procurar fontes confiáveis e testes nos programas em que você já usa. De qualquer forma, a diferença de desempenho do 5600G para o 1700X será grande mesmo, pois o 1700X está bastante defasado. Em desempenho multi-core, o Ryzen 5 5600G fica pouca coisa atrás de um Ryzen 7 3700. Mas você acaba gastando num processador que oferece vídeo integrado sendo que você não vai usa-lo, o Ryzen 5 5500 é o mesmo processador que o 5600G sem vídeo integrado custando uns R$300 a menos.

 

Eu prefiro indicar pra você um outro Ryzen 7, o 5700X, pelo menos você vai conseguir trabalhar com mais tranquilidade e terá uma máquina com mais longevidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Rapaz, obrigado pelas dicas, vou considerar na escolha esse Ryzen 7 5700x, entretanto, Você mencionou que o R5 5500 seria mais barato uns R$300, que o R5 5600G, eu achei ao contrario, o sem Vídeo integrado está mais caro. Pesquisei na Kabum. 

Teria um outro local com preços melhores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, TMGsi disse:

@GuilhermeGB Rapaz, obrigado pelas dicas, vou considerar na escolha esse Ryzen 7 5700x, entretanto, Você mencionou que o R5 5500 seria mais barato uns R$300, que o R5 5600G, eu achei ao contrario, o sem Vídeo integrado está mais caro. Pesquisei na Kabum. 

Teria um outro local com preços melhores?

Você não estaria pesquisando o 5600? O 5600 custa a mesma coisa ou quase que o 5600G (R$900-1.000), só que ele em si é um processador mais completo, não tem cortes igual ao 5600G e o 5500 (R$700). Ele tem cache L3 maior (geralmente beneficia mais os jogos) e suporte a PCI-Express 4.0 (também dependeria de uma placa-mãe B550). Se seu uso for simplesmente edição de vídeo, haveria uma diferença pequena de desempenho entre o 5500 e o 5600, estaria em algum lugar entre o 3600X e o 5600X nesse gráfico, só não sei como se compararia ao seu 1700X:

 

pic_disp.php?id=64897&width=900

 

Mas o site Puget System, especializado em workstation, ressalta que o processador não é o único hardware que impacta no desempenho do DaVinci Resolve, eles dizem que o programa depende bastante da GPU, então o conjunto importa mais. Eu diria que já está na hora de aposentar sua RX 580, já é uma placa meio antiga, e na questão de edição de vídeo, as placas NVIDIA sempre foram superiores.

 

Citação

Em muitos de nossos outros artigos (especialmente aqueles sobre Photoshop e After Effects), as novas CPUs AMD Ryzen série 5000 simplesmente destruíram todo o resto. No entanto, esses aplicativos são muito levemente encadeados, tornando extremamente valiosas as melhorias de 19% no IPC que a AMD está promovendo com esses novos processadores.

 

O DaVinci Resolve Studio é uma situação muito diferente. Ele não apenas pode aproveitar mais núcleos de CPU, mas também aproveita significativamente mais a GPU, o que pode tornar toda a plataforma (especificamente a geração PCI-E suportada) uma parte muito maior do quadro geral de desempenho.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, TMGsi disse:

Minha porta USB 3.1 geração 2  transfere numa velocidade de no maximo 75mb/s

voce esta utilizando um pendrive USB 3.0? 

 

Se ao invés do pendrive voce usar um SSD sata num case externo, voce conseguirá velocidades muito mais altas, talvez 200-250Mb/s de gravação contínua.

E se utilizar um SSD NVMe num case USB 3.1 provavelmente voce ainda consegue dobrar essa velocidade já que o limite da porta é 1Gbps...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Eu utilizo o adaptador de cartão da marca Baseus e o cartao Sandisk Extreme Pro, na porta do pc USB 3.1 geração2, não passa dos 80mb/s a transferência. 

Tenho um outro SSD NVMe e o seu adaptador para usb também, a velocidade é a mesma.

ambos os adaptadores para usb 3.0

Não sei o que pode estar causando essa limitação de velocidade na porta usb do meu pc.

 

Quando eu montei esse pc, alguns anos atrás eu lembro de quem fez o review dessa minha placa-mãe (ASUS B450M Gaming/BR) que tinha alguma configuração se eu utiliza-se iria fazer essa limitação. 

Eu achava que poderia ser o uso do slot x16, mas aqui nesse post me falaram que não. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, TMGsi disse:

@gutopereira Eu utilizo o adaptador de cartão da marca Baseus e o cartao Sandisk Extreme Pro, na porta do pc USB 3.1 geração2, não passa dos 80mb/s a transferência. 

Tenho um outro SSD NVMe e o seu adaptador para usb também, a velocidade é a mesma.

ambos os adaptadores para usb 3.0

Não sei o que pode estar causando essa limitação de velocidade na porta usb do meu pc.

 

Quando eu montei esse pc, alguns anos atrás eu lembro de quem fez o review dessa minha placa-mãe (ASUS B450M Gaming/BR) que tinha alguma configuração se eu utiliza-se iria fazer essa limitação. 

Eu achava que poderia ser o uso do slot x16, mas aqui nesse post me falaram que não. 

Cartão de memória não vai passar muito dos 100Mb/s de gravação ou escrita. Mas o SSD utilizado no case externo USB 3.0 deveria chegar perto dos 500Mbps, é claro que essa velocidade só em benchmark como o Crystal Disk Mark, para copiar arquivos muitos grandes essa velocidade acaba ficando mais baixa, porém ainda assim eu acho que deveria ser de pelo menos uns 200Mb/s.

 

Tenta fazer um teste no Crystal Disk Mark para ver se esse SSD não consegue chegar nos 500Mbps que é a velocidade máxima do USB 3.0?

(se o case externo fosse USB 3.1 a velocidade poderia chegar nos 1000Mbps)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velocidade máxima teórica do USB 3.0 (o nome atual é 3.2 Gen1x1) é de 5Gb/s = 640MB/s, já o USB 2.0 é limitado a 480Mb/s = 60MB/s. Eu já testei um SSD SATA num adaptador USB 3.0, ele conseguiu alcançar altas velocidades sem problema. Mas geralmente utilizo com HDs velhos de notebook que conseguem velocidades acima dos 100MB/s em alguns casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Já tinha feito esses testes com o CrystalDiskMark, refiz e veja o que mostrou:

 o SSD com o adaptador na porta usb teve 42mb/s de leitura e 41mb/s de escrita

um HD de notebook e seu adaptador na porta usb teve 82mb/s de leitura e 81mb/s de escrita

o cartao sandisk extreme pro e adaptador baseus teve 94mb/s de leitura e 84mb/s de escrita

 

Minha conclusão é que o adaptador do SSD pode ser de qualidade ruim, só tenho esse no momento.

 

a minha placa-mãe possui 2 portas usb 3.1 gen 2 (10Gbps)  foi nessa porta que fiz os testes

                       possui 4 portas usb 3.1 gen 1 (5Gbps)    ambas as portas no painel traseiro, possui mais portas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, TMGsi disse:

@GuilhermeGB Já tinha feito esses testes com o CrystalDiskMark, refiz e veja o que mostrou:

 o SSD com o adaptador na porta usb teve 42mb/s de leitura e 41mb/s de escrita

um HD de notebook e seu adaptador na porta usb teve 82mb/s de leitura e 81mb/s de escrita

o cartao sandisk extreme pro e adaptador baseus teve 94mb/s de leitura e 84mb/s de escrita

 

Minha conclusão é que o adaptador do SSD pode ser de qualidade ruim, só tenho esse no momento.

 

a minha placa-mãe possui 2 portas usb 3.1 gen 2 (10Gbps)  foi nessa porta que fiz os testes

                       possui 4 portas usb 3.1 gen 1 (5Gbps)    ambas as portas no painel traseiro, possui mais portas.

Sim, parece que esse adaptador aí não está legal.

 

Como você não tem mais porta M.2 para usar seu outro SSD NVMe, pode tentar um adaptador via PCI-Express. Eu uso meu segundo NVMe no PCI-Express x1, e pra piorar ele é 2.0 x1, então a velocidade teorica máxima seria de 500MB/s, mas eu consigo por volta de 400MB/s na prática (teste abaixo). Vi aqui que sua placa-mãe também tem dois PCI-Express 2.0 x1, o que fica mais em cima deve ficar tapado pela placa de vídeo igual aqui, mas o que fica abaixo deve dar pra usar. Pena que nossas placas só dão suporte para PCI-e 2.0 nesses slots x1, porque se fosse 3.0 a velocidade seria o dobro.

 

_SSDNetacNV3000(PCI-E2.0x1).png.e13d77e731b446f742e162d760bb9937.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!