Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Componentes de 3,3v podem queimar aparelhos que usam logica 5v?


Posts recomendados

Boa tarde, Novamente o assunto bombou na internet.

Por tudo que aprendi aqui, tenho pra mim que:

Existem as tecnologias antigas e as novas. E as duas podem conversar entre si, mas precisam de uma adequação.

Me refiro neste tópico sobre processadores/memórias/chips lógicos trabalhando a 5v ou a 3.3v

Aprendi que o mais correto é usar os tradutores de nível LEVEL SHIFTER da vida.

Conheço muitos colecionadores de videogames antigos (também tenho uns 2 ou três).

E existe o seguinte cenário atualmente:

1 = Os videogames antigos trabalham na lógica de 5V.

2=Os cartuchos atuais:

    Cartuchos replicas atuais construidos por engenheiros (com memórias flash de 3.3v em conjunto com os LEVEL SHIFTER)

    Cartuchos replicas atuais construidos por engenheiros (com memórias flash de 3.3v usando resistores no barramento para limitar a tensão)

    Cartuchos replicas atuais construidos por YOUTUBERS (com memórias flash de 3.3v LIGADAS DIRETAMENTE AO BARRAMENTO DE 5V) (Neste caso só colocam regulador de tensão na alimentação da memória.

 

E a dúvida que está bombando na internet, é se os cartuchos onde a memória de 3.3v vai ligada diretamente ao barramento pode danificar o console.

 

As explicações dos youtubers: (não vai queimar pois o chip tá mandando 3v pra dentro do console, e o processador vai trabalhar até mais friozinho)

Outra explicação dos youtubers (o meu videogame está funcionando faz tempo, por isso não vai queimar e nem ficar desgastado).

 

Outros pontos de vista: (vai danificar sim, pois os pinos de entrada (endereços) da memória de 3.3v estão recebendo 5V, e com isso a memória pode entrar em curto e colocar todo o barramento em curto)

 

A questão, é que os poucos engenheiros reconhecidos da área gamer que tentaram se manifestar a favor dos shift levers, foram massacrados e cancelados pelos usuários leigos.

Alguns até apagaram seus sites sobre eletrônica e games devido a enxurrada de posts negativos que recebiam.

 

 

Mas, acho que aqui a maioria dos engenheiros já tem mais de 50 anos e não liga mais para tais cancelamentos e bobagens do tipo. Podendo portanto opinar a respeito.

 

Por isso, gostaria de sanar algumas dúvidas:

Acham que pode estragar mesmo? ou desgastar a máquina?

Estas memórias podem entrar em curto "desta forma" deixando todo o barramento também em curto?

 

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sou do ramo gamer portanto não me interesso muito mas minha visão prática é: se ja funcionou direto é porque há pouca chance de pifar. Ativando de novo o modo minimalista, pra garantir ainda mais e prolongar a diversão, coloque um resistor de 1K em série com as linhas de dado. A explicação é algo como de 5 pra 3: deve haver diodo nas entradas do 3 "apontando" pro 3v. Sendo assim o resistor limita a tensão da entrada do 3 bem como a corrente do 5. De 3 pra 5: vai passar direto pois 3v, a lógica de 5 considera como 1.

E sim, há a questão da velocidade mas isso ... a prática vai dizer.

1 hora atrás, Blumer Celta disse:

Podendo portanto opinar a respeito.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!