Ir ao conteúdo

Processadores compatíveis e qual o melhor para se comprar

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, meu setup atual é 
Placa de Vídeo: Rx7600GB ASUS
Processador: Ryzen 5.5500
memória RAM: 16GB RAM DDR4 XPG
Fonte: EVGA 550w
placa-mãe: Gigabyte A520M DS3H

E eu gostaria de fazer um upgrade, sinto que com essa config atual, estou tendo gargalo em alguns jogos.
Gostaria de trocar meu processador e se necessário a fonte e placa-mãe também. Tenho um monitor 144hz e gostaria de rodar os jogos nesta média de fps.
Meu orçamento é de 2 a 3mil, podendo ser menos  ou um pouco mais.
Não tenho preferência por AMD nem Intel.

• Moderador
Postado

@Justin farias Olá amigo, tudo bem?

Minha indicação para upgrade no seu caso seria apenas um novo CPU, um dsalto deesempenho mas não tão grande e seria um 5700X, mas ao meu ver não vale a pena em custo-benefício, dito isso, no seu lugar eu partiria para um Ryzen 7 5800X3D, é possível manter sua atual placa-mãe (apesar de que o ideal seria buscar uma melhor como uma B550M de qualidade) e aí investiria um pouco no controle térmico, com um WaterCooler de 240mm como o DeepCool LE500 por exemplo.

EDIT - Esqueci de comentar que acho que seria necessário a substituição da sua atual fonte caso pegue um 5800X3D, nesse caso, indicaria a Cooler Master MWE 600W (MPE-6001-ACAAB-BR) que é uma ótima fonte, Tier B, 5 anos de garantia e com excelente custo-benefício.

Espero ajudar,

Abraços!

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, guilherme_dr disse:

@Justin farias Olá amigo, tudo bem?

Então, minha indicação seria um novo CPU, um salto de desempenho mas não tão grande seria um Ryzen 7 5700X, mas acho que não vale a pena, então, no seu lugar, partiria para um Ryzen 7 5800X3D logo, dá para manter sua atual placa-mãe (apesar de que o ideal seria buscar uma melhor como uma B550M de qualidade) e aí investir um pouco em controle térmico, com um WaterCooler de 240mm como um DeepCool LE500 ou LE520.

Espero ajudar,

Abraços!

Entendi, bom saber que posso manter a placa por enquanto, me deixa uma margem melhor para investir no processador e no water cooler.
Teria necessidade de trocar a fonte?
E o processador, andei olhando o Ryzen 7 5700X3D, teria muita diferença para o Ryzen 7 5800X3D que você passou?

Postado
16 minutos atrás, Justin farias disse:

Você não informou o modelo da fonte, então não tem como responder.

13 minutos atrás, Justin farias disse:

E o processador, andei olhando o Ryzen 7 5700X3D, teria muita diferença para o Ryzen 7 5800X3D que você passou?

Sim. Por causa do clock pior, você acaba perdendo uns ~10% de desempenho. Se não fosse o preço exorbitante do 5800x3D, valeria ir nele.

• Moderador
  • Solução
Postado
22 minutos atrás, Justin farias disse:

Eu acabei esquecendo de comentar sobre a fonte no post anterior (inclusive editei ele), mas sim, ao meu ver é necessário substituir a fonte, não visando a potência mas sim a qualidade e segurança. Sua EVGA não uma uma fonte péssima, mas também não é a ideal para um hardware assim, ela não entrega componentes adequados e por consequência, não tem  a segurança necessária (mesmo sem saber o modelo específico da fonte, só por ser uma EVGA 550W já dá para ter essa opinião).

Minha indicação é a Cooler Master MWE 600W (MPE-6001-ACAAB-BR), fonte de ótima qualidade, Tier B, 5 anos de garantia e com excelente custo-benefício.

22 minutos atrás, Justin farias disse:

Tem diferença sim, por obvio o 5700X3D já é melhor do que o seu atual R5 5500 e é sim uma opção, mas se tiver orçamento, vai de 5800X3D, mas te entregar mais longevidade.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!