Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual NVMe de 2 TB vocês me sugerem?


Posts recomendados

Eu planejava comprar o SN770, ou o SN580. Mas atualmente ambos se encontram bem mais caros (SN580, que é mais básico, está por R$ 840) do que cerca de 3 meses atrás.

 

Então eu gostaria de saber se existe atualmente alguma opção melhor de SSD NVMe que também não use Dies QLC e nem o controlador Innogrit IG5236.

 

Minha placa-mãe: B460M-Plus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Arteemis disse:

Eu planejava comprar o SN770, ou o SN580. Mas atualmente ambos se encontram bem mais caros (SN580, que é mais básico, está por R$ 840) do que cerca de 3 meses atrás.

 

Então eu gostaria de saber se existe atualmente alguma opção melhor de SSD NVMe que também não use Dies QLC e nem o controlador Innogrit IG5236.

Olha, não tem muita saída: se quer 2TB de qualidade, vai ter que pagar caro. Primeiro que o custo/benefício já é naturalmente pior que de 1TB, segundo que estamos entrando em crise de memória flash e os preços só sobem.

 

Mas enfim, se quer custo/benefício, pegue o Kingston NV2. Se quer pagar mais por um produto que você nem tem como usar direito, pode ser o KC3000.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tem um artigo/notícia (ou algo assim) no Adrenaline dizendo que a tendência é aumentar o valor dos SSDs em 50%.

 

O próprio Kingston Nv2 que encontrava por R$ 280,00 já não sai por menos de R$ 380,00.

 

3 minutos atrás, Imakuni disse:

se quer custo/benefício, pegue o Kingston NV2

Se não me engano, o @Detetive Virtual de SSDsdisse que a controladora da versão 2TB+ é diferente da de 1TB, e por isso a qualidade é inferior.

 

Fora isso, qual seu orçamento para compra do SSD?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Você trabalha com grande volume de dados?

 

3 minutos atrás, Arteemis disse:

Como assim "nem tem como usar direito"?

Sua placa-mãe é PCIe 3.0, usando um SSD 4.0 vai ficar limitado na velocidade máxima de 3.0. Ou seja, em termos de desempenho não vai ter diferença.

O que justifica a compra de um SSD PCIe 4.0 seria a qualidade dele. Mas por velocidade de leitura e gravação, é indiferente.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Pedroou disse:

Se não me engano, o @Detetive Virtual de SSDsdisse que a controladora da versão 2TB+ é diferente da de 1TB, e por isso a qualidade é inferior.

Eu to ligado, mas também é difícil recomendar algo mais barato que ele... vai confiar em Silicon Power sabe-se lá da onde?

 

7 minutos atrás, Arteemis disse:

@Imakuni Como assim "nem tem como usar direito"? E estou vendo que esse NV 2 possui 2800 MB/s de leitura. Acho que o SN580 compensaria mais por ser apenas R$ 100 a mais e ter 4150 mb/s, não?

Ignore as specs fabricante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arteemis você não deve se preocupar tanto com velocidade de escrita/leitura sequencial, a menos que vá ficar fazendo gravação/leitura de arquivos com vários GB o tempo inteiro no seu PC. Caso contrário, o que mais importa é o desempenho em escrita/leitura aleatória do SSD. Os fabricantes não divulgam esses números, mas até SSDs básicos são suficientemente rápidos nessa questão em relação a um HD antigo, coisa de 10-50x mais rápidos. Na prática você não verá muita diferença de velocidade entre os SSDs.

 

Você deve se atentar é ao tempo total de garantia pelo fabricante e quantidade de TBW (Total de Bytes Escritos), que é a "resistência" do SSD. Um SSD mediano de 2TB deve ter pelo menos 1000TB de TBW, ou seja, o fabricante garante que você pode gravar um total de até 1000TB no total antes de começar a dar problema nas NANDs. A garantia geralmente é "X anos Y TB escritos", o que você conseguir atingir primeiro. Claro que o SSD pode acabar tendo falhas em outras partes, mesmo antes de atingir esse limite de TBW, então ter uma garantia que te cobre por alguns anos, ou fazer uma pesquisa mais a fundo sobre a qualidade dos componentes para tentar evitar problemas, pode ajudar a escolher com mais segurança.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Arteemis disse:

@GuilhermeGB acho que vou comprar agora esse SN580 mesmo. Ele possui 900 TBW. você acha que é suficiente?

Se você for um usuário comum, vai levar (teoricamente) mais de 100 anos para atingir esse limite de 900TB. Se você for um usuário mais hardcore que trabalha gravado muitos arquivos grandes no SSD, editores de foto, de vídeo, etc., pode ser que consiga desgastar o SSD um pouco mais rápido. Mas ainda assim, se você gravar em média 100GB por dia, ainda seriam 25 anos para chegar no limite teórico.

 

Só que a questão nem é se você vai ou não conseguir chegar nesse limite, se você compra um SSD que o fabricante garante um TBW muito baixo, é um alerta de que a qualidade das NANDs usadas pode não ser muito boa. 900TB para o padrão de SSD de 2TB é uma quantidade OK, tem SSDs populares que oferecem até menos que isso (Kingston NV2 2TB oferece 640TB), e os modelos de mais alto desempenho oferecem bem mais que isso (1200TB pra cima).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!