Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro de autenticação no PPPoE


Posts recomendados

Boa noite amigos, no dia de hoje trocamos nossa provedora de internet da Oi para a Master Fibra, empresa de bairro.

Temos o modem principal em uma casa e dois cabos de rede levando a internet para duas casas diferentes em seus respectivos roteadores.

Ambos roteadores de Modelos D-link DIR-842.

 

Por volta de 20:30, agora pouco, a internet sofreu uma queda e logo voltou, coisa de instantes, após isso o meu roteador começou a dar "problema", (apenas meu roteador, a conexão no modem principal e o outro roteador esta normal) as conexões de cabo não estavam funcionando e quando tentava conectar pelo wi-fi, ele cobrava o login no "site" do roteador. Como eu havia trocado essa senha a bastante tempo, tentei algumas vezes e não consegui sucesso no login. 

A partir disso reiniciei o roteador, resetei o roteador, algumas vezes (desisti agora) e não tive êxito.

No decorrer das tentativas, cheguei no problema do PPPoE, ele tenta conectar com esse trem e da um erro de autenticação, pelo que vi, é como se o login desse PPPoE está incorreto, mas usei a senha correta diversas vezes e até coloquei para essa conexão não precisar do uso da senha.

Alguém tem uma luz do que posso tentar? Tentei contato com a nova provedora, mas só amanhã responderão e talvez não irão fazer a assistência no domingo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa noite,

 

no caso do modem está saindo dois cabos, cada um indo para um respectivo roteador certo? onde estes cabos foram conectados nos mesmos? estranho dar erro de PPPoE, geralmente (não sei se é o caso) o modem da operadora que disca o PPPoE, não era para dar erro nos outros.... se puder desenhar como a rede se encontra hoje, e o modelo dos roteadores agradeço.

 

 

"A Paciência é a arma do Nerd"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, HerberttJaques disse:

Boa noite amigos, no dia de hoje trocamos nossa provedora de internet da Oi para a Master Fibra, empresa de bairro.

Temos o modem principal em uma casa e dois cabos de rede levando a internet para duas casas diferentes em seus respectivos roteadores.

Ambos roteadores de Modelos D-link DIR-842.

 

 

Mas são 3 aparelhos certo? PPPoE só deve estar rodando na conexão com o provedor. Para melhor performance dois cabos sairiam das portas desse roteador da operadora para as outras casas. Cada casa com seu wifi e seu serviço DHCP, com os roteadores configurados como tal e ligados via porta LAN. No roteador principal outro DHCP e wifi. Assim teria redundância e latência mínima no DHCP. Apenas dívida o universo de endereços da ÚNICA rede ethernet como achar conveniente, mas algo como 3 x 80 endereços deve ser bem adequado para redes de casas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, DouG1 disse:

 caso do modem está saindo dois cabos, cada um indo para um respectivo roteador certo? 

Isso.

5 horas atrás, DouG1 disse:

onde estes cabos foram conectados nos mesmos?

Na entrada Wan de ambos roteadores

 

5 horas atrás, DouG1 disse:

estranho dar erro de PPPoE, geralmente (não sei se é o caso) o modem da operadora que disca o PPPoE, não era para dar erro nos outros.... se puder desenhar como a rede se encontra hoje, e o modelo dos roteadores agradeço.

Estranho mesmo, ainda mais que funcionou normalmente durante o dia todo e só após essa queda de conexão que parou de funcionar e somente o meu roteador ainda.

O esquema é simples mesmo, tem o modem principal na casa de baixo e dois cabos de rede indo até dois roteadores.

Os roteadores são da D-link DIR-842. O modem eu mando daqui a pouco quando o pessoal da outra casa acordar.

Como é o modem da operadora que disca o PPPoE, seria certo comunicar eles e falar sobre o ocorrido, daí eles conseguiram resolver?

Screenshot_20240303-053715933 (1).jpg

3 horas atrás, arfneto disse:

 

Mas são 3 aparelhos certo? PPPoE só deve estar rodando na conexão com o provedor. Para melhor performance dois cabos sairiam das portas desse roteador da operadora para as outras casas. Cada casa com seu wifi e seu serviço DHCP, com os roteadores configurados como tal e ligados via porta LAN. No roteador principal outro DHCP e wifi. Assim teria redundância e latência mínima no DHCP. Apenas dívida o universo de endereços da ÚNICA rede ethernet como achar conveniente, mas algo como 3 x 80 endereços deve ser bem adequado para redes de casas.

Isso, são 3 aparelhos, modem principal e dois roteadores, com dois cabos conectando os roteadores por enteada WAN.

O esquema estava funcionando normalmente até a pequena queda e anteriormente com a fibra da Oi isso não tinha ocorrido em momento algum.

Sobre o restante que você falou, não entendi. 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, HerberttJaques disse:

Isso, são 3 aparelhos, modem principal e dois roteadores, com dois cabos conectando os roteadores por enteada WAN.

O esquema estava funcionando normalmente até a pequena queda e anteriormente com a fibra da Oi isso não tinha ocorrido em momento algum.

Sobre o restante que você falou, não entendi.

 

Talvez deva perguntar algo mais objetivo sobre o que não entendeu...

 

  1. PPPoE só deve estar rodando na conexão com o provedor.
  2. Para melhor performance dois cabos sairiam das portas desse roteador da operadora para as outras casas. Cada casa com seu wifi e seu serviço DHCP, com os roteadores configurados como tal
  3. e ligados via porta LAN.
  4. No roteador principal outro DHCP e wifi. Assim teria redundância e latência mínima no DHCP.
  5. Apenas dívida o universo de endereços da ÚNICA rede ethernet como achar conveniente, mas algo como 3 x 80 endereços deve ser bem adequado para redes de casas.
6 horas atrás, HerberttJaques disse:

são 3 aparelhos, modem principal e dois roteadores, com dois cabos conectando os roteadores por enteada WAN.

 

Desse modo pode ter até uns 40% de perda, por usar múltiplas redes e segmentar tudo. E muitos outros problemas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, arfneto disse:

 

Talvez deva perguntar algo mais objetivo sobre o que não entendeu...

 

Sou só um "mexânico" amigo, vou fuçando e aprendendo aos poucos, não entendo 95% das coisas ainda. Dito isso, não entendi nada do que tinha dito ali.

 

7 horas atrás, arfneto disse:

 

  1. PPPoE só deve estar rodando na conexão com o provedor.

 

O PPPoE foi resolvido, com o pessoal da operadora me passando o username e password corretos. Eu estrava achando que era algum dos usernames que eu estava configurando ao reconfigurar o roteador. Também me passar o número do  MTU. Após entrar com essas informações a conexão voltou, tanto em cabos, quanto Wi-fi, mas ela está extremamente lenta, impossibilitando o uso. Peguei um roteador velho e troquei, depois da troca, está funcionando normalmente.

 

7 horas atrás, arfneto disse:

 

  1. Para melhor performance dois cabos sairiam das portas desse roteador da operadora para as outras casas.

 

 

Isso é o que temos hoje.

 

7 horas atrás, arfneto disse:

Cada casa com seu wifi e seu serviço DHCP, com os roteadores configurados como tal

 

e ligados via porta LAN.

 

Os cabos que saem do modem da empresa fica conectado na porta WAN dos roteadores, então eu devo colocar os cabos na porta LAN e configurar o roteador para funcionar como DHCP e Wi-fi?

 

7 horas atrás, arfneto disse:

 

No roteador principal outro DHCP e wifi. Assim teria redundância e latência mínima no DHCP.

 

 

Ai eu também vou no modem principal, configuro ele pra DHCP e Wi-fi? 

 

7 horas atrás, arfneto disse:

Apenas dívida o universo de endereços da ÚNICA rede ethernet como achar conveniente, mas algo como 3 x 80 endereços deve ser bem adequado para redes de casas.

 

 

 

E o que seria esse DHCP e como fazer o que você sugere? E o como fazer essa divisão de universos de endereço?

Como eu disse, o que eu entendo é bem pouco e fiquei com dúvidas assim, não sei se eu mexendo em coisas assim perderia alguma garantia no serviço prestada pela operadora e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, HerberttJaques disse:

Isso é o que temos hoje.

Sim, estava claro desde o início. Só que estão ligados via porta WAN e está na mesma sentença do que eu disse: 

 

20 horas atrás, arfneto disse:

Para melhor performance dois cabos sairiam das portas desse roteador da operadora para as outras casas. Cada casa com seu wifi e seu serviço DHCP, com os roteadores configurados como tal e ligados via porta LAN

 

E você não os tem ligados assim. E por isso eu disse várias outras coisas: pode ter até uns 40% de perda, vai ter várias redes IP, e uma infinidade de problemas de que não falei nesse particular artigo.

 

4 horas atrás, HerberttJaques disse:

Os cabos que saem do modem da empresa fica conectado na porta WAN dos roteadores, então eu devo colocar os cabos na porta LAN e configurar o roteador para funcionar como DHCP e Wi-fi?

 

wi-fi é independente disso tudo. Se quer que eles sejam pontos de acesso ative o wifi. Isso nada tem a ver com internet. wifi é uma conexão local. Como quer atender casas ou pavimentos distintos deve usar wifi em vários lugares, porque o alcance não é assim uma beleza.

 

4 horas atrás, HerberttJaques disse:

E o como fazer essa divisão de universos de endereço?

 

Vou citar o exemplo mais comum do planeta: a rede local 192.168.0.0 é a mais comum e é usada por padrão por boa parte dos roteadores. Uma rede IP comum, numa casa ou pequeno escritório, é definida por esse número e um outro, chamado de máscara de rede. O comum é 255.255.255.0.

 

Em resumo esse par determina a sua rede e o número de aparelhos que pode ter nela. Nada tem a ver com a internet. Trata-se de um protocolo, um trem chamado TCP/IP.

 

Esse par 192.168.0.0 e 255.255.255.0 determina que o último número do endereço é o endereço de dispositivo, e os 3 primeiros são o endere;co de rede. Os endereços variam entre 0 e 255, então sua rede vai de 192.168.0.0 a 192.168.0.255, 256 valores. O primeiro e oúltimo são reservados e assim

  • 192.168.0.0 é o endereço da rede.
  • 192.168.0.255 é chamado endereço de broadcast e é usado para mandar mensagens pra todo mundo na rede ao mesmo tempo.
  • os outros 254 endereços são endereços de rede que podem ser usados a vontade.

Em uma casa ou pequeno escritório 254 aparelhos é uma capacidade razoável. Claro que tudo isso pode aumentar, não vem ao caso aqui. em muitas maneiras de configrar essas coisas, a tal "topologia de rede".

 

Tudo que está na rede em que ter um endereço desses, e ele pode ser fixo ou variável. Fixo é um porre e praticamente inviável para uso geral há mais de 40 anos. Variável depende de algum mecanismo de atribuição e o mais comum é esse tal de DHCP, que é simplesmente um programa de computador que atribui endereços de rede usando aquele tal endereço de broadcast.

 

Isso tem que vir de alguma coisa que já está na rede, e então tem que ter um endereço IP, e por isso ao menos o roteador que oferece esse serviço deve ter um endereço fixo, e o mais cumoum é o primeiro, 192.168.0.1. 

 

Se você tem roteadores ligados via WAN vai ter uma rede própria independente em cada um desses 3 roteadores. Em geral não é isso que se quer. Coisas como streaming, espelhamento de telas, compartilhamento de arquivos e impressoras, automação, nada vai funcionar direito nesses casos. Acesso remoto, encaminhamento de portas, tudo fica um inferno ou inviável, dependendo de sua experiência.

 

O que eu quiz dizer com 3 x 80 ? Simples: tem 254 endereços que pode usar. Tem 3 roteadores. Restam 251. Pode usar 80 em cada roteador para o DHCP distribuir. Assim fica mais rápido pra todos, E se um demora pra responder um outro pode atender. Isso tem dois nomes: latência, menor porque vai ter um servidor DHCP do seu lado da casa, e redundância, porque vai ter 3 aparelhos. Imagine o simples: .1 .2 .3 para os endereços fixos dos roteadores, 83 endereços em cada um. Enão 249 endereços para eles e 5 para os roeadores. De .6 a .88 em um, de .89 a .171 em ouro e de 172 a .254 no último. Nada mais. 

 

Assim de qualquer ponto da rede pode acessar os 3 roteadores. E tem uma rede única. Mais uma vez: iusso nada tem a ver com wifi. Cada roteador pode ter suas redes. É outra camada. 

 

4 horas atrás, HerberttJaques disse:

não sei se eu mexendo em coisas assim perderia alguma garantia no serviço prestada pela operadora e tal.

 

Não há nenhuma garantia no serviço prestado pela operadora. E a sua rede é local e privada. Eles não vão dar suporte a isso de todo modo. E isso é software.

 

A rede local e a internet como um todo são coisas controladas por protocolos abertos (que você pode ler de graça) e nda é especialmente complexo. Só que é muita coisa, muita coisa mesmo. Por isso, em geral, redes locais com roteadores são configuradas de todo quase que mecânico e automático, e muita gente nem sabe o que está atrás desses prtocolos e terminologia. E nem precisa.

 

Sobre como ligar isso eu entre muitos outros aqui nesse forum, já escrevi muitas vezes, com números, desenhos, roteiros e argumentos. Mas parei de repetir meses atrás. Tenho uma lista de tópicos e venho repetindo essa lista apenas 😄 Afinal nada disso tem mudado de fato desde os anos 90. E nem pode mudar muito.

 

Alguns números

Outro caso 


detalhes aqui

exemplo

resumo 

 

Nunca conecte roteadores secundários via porta WAN. Isso cria outras redes IP e segmenta o tráfego. A primeira rede não vê as outras. As outras veêm a primeira apenas porque nela é que está o gateway padrão dos roteadores. Fora isso quase nada funciona mais direito. 
Incorre em múltiplo NAT e pode perder metade da banda nas redes que não a primeira só por causa disso. 
Nada vai funcionar direito com dispositivos que não estejam na mesma rede IP. Isso inclui espelhamento de tela de celulares, compartilhamento de arquivos, impressoras wifi, lâmpadas e acessórios smart  e outras coisas.
Encaminhamento de portas tem que ser repetido em TODAS as redes secundárias. Broadcast de rede não passa pelos roteadores e assim coisas como Wake-on-LAN não vão funcionar.
Desconexões temporárias por alguns segundos  acontecem quase sempre devido aos intervalos de lease de DHCP. 
Acesso remoto é um pesadelo. 
 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o ideal é como o @arfneto falou, desabilita o DHCP dos dois roteadores que estão conectados no modem do provedor, e liga os cabos ao invés da porta wan, liga na LAN, dos dois equipamentos, que acredito sanar o problema, outra coisa, que é estranho dar erro de PPPoE nos outros roteadores pois ele por padrão vem com Acesso a internet por IP dinâmico, quem disca e só o roteador do provedor. por um acaso você tentou por o usuário e senha do PPPoE nos outros dois roteadores? por que se fez está errado. conseguiu resolver?

 

"A Paciência é a Arma do Nerd"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, DouG1 disse:

o ideal é como o @arfneto falou, desabilita o DHCP dos dois roteadores que estão conectados no modem do provedor, e liga os cabos ao invés da porta wan, liga na LAN

 

18 horas atrás, arfneto disse:

O que eu quiz dizer com 3 x 80 ? Simples: tem 254 endereços que pode usar. Tem 3 roteadores. Restam 251. Pode usar 80 em cada roteador para o DHCP distribuir. Assim fica mais rápido pra todos, E se um demora pra responder um outro pode atender. Isso tem dois nomes: latência, menor porque vai ter um servidor DHCP do seu lado da casa, e redundância, porque vai ter 3 aparelhos. Imagine o simples: .1 .2 .3 para os endereços fixos dos roteadores, 83 endereços em cada um. Enão 249 endereços para eles e 5 para os roeadores. De .6 a .88 em um, de .89 a .171 em ouro e de 172 a .254 no último. Nada mais. 

 

Pois é: eu não disse para desabilitar DHCP nos roteadores. Pelo contrário, desde o início disse para manter ativo e na última vez deixei até um exemplo de como fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto bom dia, acredito que o @HerberttJaques como o mesmo falou não tem domínio em configurações de mascara de rede e etc, pelo que entendi sua sugestão, acho que o ideial e deixar os dois roteadores como Access Point, e desabilitar o dhcp dos dois. acredito ser o mais sensato a se testar e acredito resolver o problema.

 

"A Paciência é a Arma do Nerd"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DouG1 Eu só expliquei o que era. Não precisa mudar nada. A máscara é sempre a mesma. E o problema vem do modo como estão ligados os roteadores. E acredito que o autor da pergunta seja bem capaz de copiar 3 intervalos, cujos números estão numa lista em 1 linha: De .6 a .88 em um, de .89 a .171 em ouro e de 172 a .254 no último.

 

É só um formulário. E tem os artigos com exemplo na lista. Manter como está por simples inércia deve estar custando uns 40% da banda nos roteadores secundários, e trás uma infinidade de problemas, alguns dos quais eu listei e são a a razão da pergunta existir...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia amigos @arfneto @DouG1,

Não tive a oportunidade de mexer em nada ainda, tive que passar uns dias fora de casa. Realmente me parece que fazer o que o arfneto aconselhou vai dar uma melhorada na internet aqui, mas ainda fiquei com uma dúvida: por que deu esse problema no PPPoE?

Estávamos com um provedor funcionando normalmente e depois de mudarmos o roteador desconfigurou, e mesmo depois de arrumar com as informações passadas pelo novo provedor, a internet depois que "passada" pelo nosso roteador ficou horrível. Ao colocar um roteador novo, ela funcionou normalmente. Queria poder voltar pro roteador antigo, pois o que usamos é bem velho e limitado, mas no momento preciso apenas que a internet funcione e não posso ficar sem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, HerberttJaques disse:

Estávamos com um provedor funcionando normalmente e depois de mudarmos o roteador desconfigurou, e mesmo depois de arrumar com as informações passadas pelo novo provedor, a internet depois que "passada" pelo nosso roteador ficou horrível. Ao colocar um roteador novo, ela funcionou normalmente. Queria poder voltar pro roteador antigo, pois o que usamos é bem velho e limitado, mas no momento preciso apenas que a internet funcione e não posso ficar sem

 

Fala sempre de um roteador no singular. E esse não é nenhum dos DIR-862 de que falou? Que roteador é esse?

 

Seu novo provedor não te forneceu um roteador? Que aparelho é esse? Está usando? Quantas portas ele tem?

 

4 horas atrás, HerberttJaques disse:

Realmente me parece que fazer o que o arfneto aconselhou vai dar uma melhorada na internet aqui, mas ainda fiquei com uma dúvida: por que deu esse problema no PPPoE?

 

Sim, vai melhorar muito. Exceto em situações bem particulares é errado ligar desse modo. Algumas coisas sequer vão funcionar.

 

PPPoE só é usado para se autenticar com o provedor, se ele usa isso. E se o provedor usa e te deu o roteador em geral está embutido nele ou alguém vai te avisar sobre usuário e senha.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, arfneto disse:

 

Fala sempre de um roteador no singular. E esse não é nenhum dos DIR-862 de que falou? Que roteador é esse?

 

 

Antes do problema aparecer e eu vir aqui fazer a postagem, as duas casas separadas usavam dois roteadores DIR-862. São roteadores comuns que compramos na internet. Então a gente tinha dois cabos ligados no modem principal e vindo nesses roteadores. Após o problema no PPPoE, mesmo pegando a senha com provedor e a "largura de banda canal MTU", a internet aqui em casa ficou horrível. Então pegamos um roteador velho que estava parado aqui e substituímos, dessa maneira a internet ficou normal novamente aqui em casa.

 

20 horas atrás, arfneto disse:

Seu novo provedor não te forneceu um roteador? Que aparelho é esse? Está usando? Quantas portas ele tem?

 

Ele forneceu apenas o modem principal. Ele tinha um plano onde me oferecia dois roteadores para usar nas casas, mas, aumentava bastante o preço e eles não dariam suporte para esses roteadores extras. Então não escolhemos essa opção e ficamos com os nossos roteadores mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, HerberttJaques disse:

Antes do problema aparecer e eu vir aqui fazer a postagem, as duas casas separadas usavam dois roteadores DIR-862. São roteadores comuns que compramos na internet. Então a gente tinha dois cabos ligados no modem principal e vindo nesses roteadores. Após o problema no PPPoE, mesmo pegando a senha com provedor e a "largura de banda canal MTU", a internet aqui em casa ficou horrível. Então pegamos um roteador velho que estava parado aqui e substituímos, dessa maneira a internet ficou normal novamente aqui em casa.

 

 

Continuo sem entender. Você substituiu o que? Um dos DIR-862 ou o roteador do provedor? 

 

Em 14/03/2024 às 10:41, arfneto disse:

Seu novo provedor não te forneceu um roteador? Que aparelho é esse? Está usando? Quantas portas ele tem?

 

Por isso perguntei.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, HerberttJaques disse:

Um dos DIR-862, o meu que ficou sem internet. O outro e roteador do provedor continuaram normais

 

Em 14/03/2024 às 10:41, arfneto disse:

Seu novo provedor não te forneceu um roteador? Que aparelho é esse? Está usando? Quantas portas ele tem?

 

Pois é. 

 

Se foi um desses que parou nada tem a ver com PPPoE ou senhas de acesso. O roteador do provedor é que faz a conexão. Só ele.

 

Qual o problema hoje? Como isso tudo está ligado? Qual o modelo do roeador antigo que está agora usando?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!