Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet Via Wi-Fi de 5 GHz em Toda Casa.


Ir à solução Resolvido por edu.dnb,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal!

Tenho internet de 500Mb, roteador da operadora e mais um TP-LINK TL-WR941ND,

Quando os parentes vem até minha casa, internet fica muito lenta, Wi-Fi de 5 GHz somente no roteador da operadora que fica longe da varanda e da sala, preferi deixar no meu quartinho da bagunça o roteador da operadora.

Preciso levar internet 5G para sala e varanda, pensei em iniciar uma rede Mesh mas achei investimento um pouco elevado. Não sei onde eu estava com a cabeça que acabei comprando um TP-LINK AX73 pela quantidade de antenas, e não fez milagre não, mesmo colocando no meio da casa, tenho ainda a posibilidade de devolver e comprar um sistema Mesh, ou comprar os repetidor onemesh que casa com o roteador, mas eu não queria fazer isso via wifi, quero fazer o casamento da rede mesh tudo cabeado, gostaria de ter somente um SSID para toda casa e se couber dentro do orçamento de R$1300,00 ter Wifi6.

o que vocês fariam pessoal, ficaria com o AX73 e compraria mais 2 repetidor Gigabit para formar a rede Onemesh?

Devolveria o AX 73 e pegaria 2 TP-LINK Deco? 

A rede Mesh ou OneMesh vai aceitar o SSID do roteador da operadora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse TL-WR941ND tem as portas ethernet fast (10/100). Então há limitação da velocidade do equipamento para o wireless. Eu (eu, veja bem), compraria tantos ap's quantos fossem necessários para cobrir a área como deseja. Só que partiria para equipamento profissional, que são mais caros, mas dão conta de uma quantidade de clientes pendurados muito maior. Sou criticado aqui por isso, mas minhas indicações serão sempre voltadas a robustez, eficiência e alta disponibilidade, tanto do sinal quanto da capacidade de carga e isso fica fora de alcance para muitos usuários leigos (aqui no sentido de uso doméstico). Então é isso:

 

https://ui.com/us/en/wifi/flagship

Atente para a quantidade de clientes que suporta e área de cobertura em Connected Devices.

 

Tem alguns mais discretos e podem ficar na parede.

https://ui.com/us/en/wifi/in-wall

 

Também tem boa capacidade de cobertura e clientes pendurados.

 

https://br.store.ui.com/collections/unifi-network-wireless

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Não sei onde eu estava com a cabeça que acabei comprando um TP-LINK AX73 pela quantidade de antenas, e não fez milagre não

 

conexões a 5Ghz com qualidade raramente atravessam duas paredes. OK para a sala ao lado, no máximo.

 

52 minutos atrás, Marcelotronic disse:

mas eu não queria fazer isso via wifi, quero fazer o casamento da rede mesh tudo cabeado, gostaria de ter somente um SSID para toda casa

 

no caso de mesh procure por POD que tenham possibilidade de trafegar o canal de controle via cabo --- ethernet backhaul foi o nome escolhido pelo marketing para isso --- e terá isso que quer. Recomendo que não use mesh se não for assim, é um contrasenso usar rádio para o canal de controle para monitorar o andamento dos dispositivos pela rede via rádio... Claro que os aparelhos mesh baratos não tem isso, e já são caros.

Entenda que mesh usa aparelhos e antenas com menor alcance e potência e não  o contrário. A ideia é diminuir a interferência e aumentar a cobertura usando mais aparelhos.

A ideia de um único SSID para a rede toda é uma conveniência, mas talvez menor. Nem todo mundo precisa poder sair andando com um celular pela rede sem alternar a rede, ao custo 5X maior só para esses momentos. Uma única rede IP em geral é muito mais interessante que uma única rede wifi. 

Os dispositivos vão memorizar as redes de todo modo. mesh só acrescenta a transparência da transição de um POD para outro, usando algoritmos, muita matemática, mais aparelhos e muito mais dinheiro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster TL-WR941ND será descartado.

Se dinheiro não fosse o problema com certeza ia de Unifi, quando eu vi esse disco voador pela primeira vez na empresa pensei comigo, esses caras da Ti estão aprontando alguma coisa, até aparecer um para explicar para que servia aquele troço no teto, só pensamos bobagens.

Na varanda eu colocaria um disco voador, na sala eu colocaria aquele modelo quadrado que parece uma tomada, interessante que ele tem 3 saídas RJ45, mas o valor passa dos R$ 2K.

Agradeço as dicas.

1 hora atrás, arfneto disse:

 

conexões a 5Ghz com qualidade raramente atravessam duas paredes. OK para a sala ao lado, no máximo.

 

 

no caso de mesh procure por POD que tenham possibilidade de trafegar o canal de controle via cabo --- ethernet backhaul foi o nome escolhido pelo marketing para isso --- e terá isso que quer. Recomendo que não use mesh se não for assim, é um contrasenso usar rádio para o canal de controle para monitorar o andamento dos dispositivos pela rede via rádio... Claro que os aparelhos mesh baratos não tem isso, e já são caros.

Entenda que mesh usa aparelhos e antenas com menor alcance e potência e não  o contrário. A ideia é diminuir a interferência e aumentar a cobertura usando mais aparelhos.

A ideia de um único SSID para a rede toda é uma conveniência, mas talvez menor. Nem todo mundo precisa poder sair andando com um celular pela rede sem alternar a rede, ao custo 5X maior só para esses momentos. Uma única rede IP em geral é muito mais interessante que uma única rede wifi. 

Os dispositivos vão memorizar as redes de todo modo. mesh só acrescenta a transparência da transição de um POD para outro, usando algoritmos, muita matemática, mais aparelhos e muito mais dinheiro.

Como construir um backhaul Ethernet usando dois roteadores EasyMesh | TP-Link Brasil

Através desse tutorial, descobri que o roteador que eu comprei é possível fazer o backhaul, mas com o preço do AX73 eu poderia ter comprado 2 C6, não sei não se eu não devolvo o AX 73 e pego esses Deco da Tplink e deixo só eles no wifi.

Me diz uma coisa, cada aparelho deve receber sinal do aparelho anterior ou eu posso conectar todos por um switch?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Me diz uma coisa, cada aparelho deve receber sinal do aparelho anterior ou eu posso conectar todos por um switch?

 

 

pode usar dos dois modos. É preciso ver como estão configurados, router ou AP. Tem mais informação em https://www.tp-link.com/br/support/faq/1794/

 

No geral uma vez pareados podem ser ligados em um switch comum em paralelo. Afinal não tem mágica sobre o tráfego em cascata se tivet 3 ou 4 desses ligaods em série. Em paralelo é muito mais esperto

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, arfneto disse:

 

pode usar dos dois modos. É preciso ver como estão configurados, router ou AP. Tem mais informação em https://www.tp-link.com/br/support/faq/1794/

 

No geral uma vez pareados podem ser ligados em um switch comum em paralelo. Afinal não tem mágica sobre o tráfego em cascata se tivet 3 ou 4 desses ligaods em série. Em paralelo é muito mais esperto

Grosseiramente falando posso dizer que um switch é tipo um T (benjamin) de tomadas, tenho alguma perda quando passa por um switch?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelotronic pode dizer isso. Não tem perda em um switch. Um modelo de 24 portas por exemplo terá capacidade de comutação  de 48 mbps, um de 5 10Gbps

 

Mas não tem mágica se uma porta é de entrada. Como é o caso da Internet. Por exemplo entram até, tipo 400mbps para 8 dispositivos em uma casa... 

 

E TV gastam pra caramba por exemplo.  Considere um filme de 2:40h em atrasou a 4K...

 

O mesmo caso do wifi... Muitas vezes 300 ou 600 mbps para dividir entre tudo que liga em 2.4 GHz

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster Então se eu pegar um disco voador desse abaixo eu conseguiria contemplar a sala e a varanda juntos? Casa de madeira única coisa que é de alvenaria é banheiros e lavanderia, mas o que separa a sala da varanda é uma parede de madeira, mas é dupla rsrsrs.

 

Access Point U6+ – Ubiquiti Store Brazil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Marcelotronic

 

Você não disse se esse 5Ghz você deseja usar em WIFI 5 ou 6. Hoje em dia não acho interessante comprar nada que não seja WIFI 6.

 

Dá uma olhada no Huawei Mesh 3 é um dos kits que tem o melhor custo-benefício em Wifi 6. Custa Quase o mesmo que um AX73.

https://www.youtube.com/watch?v=ZvcDxsZoMp0

 

Caso você deseje a rede em Wifi 5, dá uma olhada no TP-Link Deco S7.

https://www.youtube.com/watch?v=AMCxXCIdaUc

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 04/03/2024 às 13:42, edu.dnb disse:

@Marcelotronic

 

Você não disse se esse 5Ghz você deseja usar em WIFI 5 ou 6. Hoje em dia não acho interessante comprar nada que não seja WIFI 6.

 

Dá uma olhada no Huawei Mesh 3 é um dos kits que tem o melhor custo-benefício em Wifi 6. Custa Quase o mesmo que um AX73.

https://www.youtube.com/watch?v=ZvcDxsZoMp0

 

Caso você deseje a rede em Wifi 5, dá uma olhada no TP-Link Deco S7.

https://www.youtube.com/watch?v=AMCxXCIdaUc

 

 

 

Da próxima vez antes de comprar alguma coisa vou pesquisar e muito, se tivesse visto seu post antes tinha seguido sua dica.

Acabei ficando com o AX73 e lá na sala coloquei um EX511, ambos wifi6, a mesma velocidade que obtive na sala, obtive em outros cômodos, só no banheiro que variou bastante, mas ali não me preocupo com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!