Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Travamentos frequentes no celular Samsung Galaxy A14


Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Vou deixar aqui o meu relato pra ver se alguém se identifica e/ou propõe uma solução.

Na metade de 2023 eu precisava comprar um celular e comprei o Galaxy A14 (o modelo é SM-a145M/DS). Porém eu comprei, por engano, a versão 4G, e eu sei que a versão 5G é ligeiramente melhor. Desde o momento que comprei esse celular, percebo q ele parece travar bastante. Após ligar o celular, o sistema fica extremamente lento e demora alguns minutos para rodar normalmente; é frequente também que ele dê leves travadas até pra scrollar a tela  ou abrir qualquer aplicativo. Uma coisa que eu tb percebi é que o instagram Reels roda com muita lentidão, e não percebi isso em nenhum outro dispositivo; sem eu abrir nenhum aplicativo o sistema já consome 70% da RAM. Agora q esse celular deu pau eu tô usando um Moto E7, e impressionantemente ele está dando mais conta do recado q meu A14. N quero dizer q essa carroça é a melhor coisa do mundo, mas o celular roda Whatsapp e redes sociais com mais fluidez q um intermediário lançado em 2023.

Considerações: esse celular já caiu no chão algumas vezes, mas não foram quedas severas, porém eu n descarto a hipótese de várias quedas influenciarem o funcionamento do celular ao longo do tempo. Além disso, eu comprei esse celular pelo site Magalu e ele chegou com a caixa estourada. Porém não era como se ela tivesse sido violada, mas sim q ela foi transportada com a ***** e estragou inteira, mas o celular chegou intacto. Eu não sei se o celular é assim normalmente ou se a forma com q ele foi transportado + falta de cuidado da minha parte danificou alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tenho o A13, e tenho a sensação que o desempenho dele é melhor. Uma coisa que notei é que alguns aplicativos parecem mal otimizados para esses aparelhos de entrada. O Google é extremamente travado, enquanto o Samsung Internet é bem mais rápido.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@Gusta3301 Tarde

 

Realmente a versão A14 5G tem um desempenho bem melhor que o A14.

Cara no dia em que você comprou e você percebeu que era a versão que você não queira você deveria ter feito a devolução.

Os telefone da Samsung são divido em 3 categorias, linha A que são as mais básica, linha M são intermediárias e linha S são as mais top, e tem a linha FE que é um mesclado entre linha M e S.

O problema desse seu celular é o chipset dele, esse Helio G80 MediaTek pelo que pesquisei é um 👌🏿🙈.

É claro não são todos chipset da MediaTek que não tem um desempenho bacana, mais a maioria peca em desempenho.

Celular para mim tem que ter chipset Snapdragon ou Exynos.

A duas fabricantes também fabrica chipset que tem um desempenho não muito bom, mais a maioria que peguei mesmo que for para fazer o básico me agradou.

Por isso antes de comprar celular ou qualquer outro eletrônico, é de extrema importância pesquisar para evitar aborrecimentos.

Pesquise para saber se tem todas as tecnologias que você precisa como NFC, resistência a água, sensor de infra vermelho, etc.

Não se atente apenas em ver a frequência de operação e número de núcleos (processador de 8 núcleos) e quantos gigas de memória RAM e no preço.

Fique mais esperto quando se compra em loja física, vendedor só quer vender, não importa se é bom ou ruim o produto.

No ano passado meu celular deu PT na tela e fui obrigado a comprar um outro celular, e como o modelo que queria comprar foi um pouco difícil de achar por ser um modelo de 2020 (Samsung S20FE 5G), fiquei usando um celular modelo Motorola G22 que usa um Helio G37 MediaTek.

Mano pensa num celular ruim, péssimo desempenho, a única coisa boa nele era a bateria que se bobear durava uns dois dias dependendo do uso e também a fluidez da tela quando usado em 90Hz.

Quando estava com esse modo G22 eu fiz dois procedimento que deixou ele um pouco melhor de usado que é alterar a escala de animação de 1x para 0.5 (não desative), e se esse A14 tive taxa de atualização da pela maior que 60Hz seria uma boa deixar no mais alto possível, vai gastar um pouco mais de bateria mais a fluidez vale a pena.

E para evitar baixo desempenho do celular, evite deixar um monte de aplicativos abertos e não deixe mais do que 80% da capacidade do armazenamento ocupado.

https://www.tudocelular.com/compare/8518-8475-7689-7649.html

Se você não souber como ativar o modo desenvolvedor no seu celular é só pesquisar.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
5 horas atrás, Pedroou disse:

Tenho o A13, e tenho a sensação que o desempenho dele é melhor.

Deve ser pelo processador Exynos.

 

27 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Celular para mim tem que ter chipset Snapdragon ou Exynos.

Nem notei que o A14 não era. Ainda penso que o Snapdragon é melhor, para jogos pelo menos parece ser.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico O meu A14 veio com Exynos 850, a GPU eu não sei... Eu uso pra redes sociais e no máximo assistir Youtube, não preciso de nada muito potente, mas o celular trava até mesmo sem fazer nada; já fiz todo tipo de magia negra pra funcionar melhor e não rola. E o pior: um celular de 2020, menos potente e que tá parado no Android 10, consegue rodar tudo q eu preciso com mais fluidez..

 

Quanto ao momento da compra, eu não sabia desse lance de que as versões 5G dos celulares têm desempenho melhor. Eu nem poderia alegar que comprei um modelo errado por engano, só estava muito desinformado e comprei na hora porque tava barato. Meu Moto G10 tava quebrado e tava me virando com um J7, precisava muito de um telefone novo e fui sem me informar. As minhas hipóteses pro mau desempenho são: hardware fraco, sistema mal otimizado, dano causado pelo transporte.

 

Agora eu tô procurando por celulares com Snapdragon, telas AMOLED e com 4GB+ de RAM. Eu n me importo muito com câmeras. O Redmi Note 12 5G tá na minha mira faz alguns meses. Só me falta saber se a MIUI é boa, eu vim de celulares com Android puro e agora peguei trauma de OneUI hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou A34 5G e Note 12 5G são os que penso em comprar; Os dois possuem telas AMOLED (um detalhe meio bobo mas q procuro mt em celulares); o Note 12 tem proteção IP53 e o A34 tem IP67. Porém, o Note 12 sai por R$1390 (8GB RAM + 256GB armazenamento) enquanto o A34 sai por R$1690 (8GB + 256GB armazenamento), preços do Mercado Livre. Eu comparei nos benchmarks do versus.com e do antutu e os dois praticamente empatam, então vou com o Note 12 se for pra comprar. Esse celular é meu sonho de consumo, só falta ver umas análises no  Youtube pra ver se presta

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!