Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena trocar meu I3 13100 por kit AM4? Upgrade de GPU também


Posts recomendados

Bom dia, rapaziada

Atualmente estou utilizando a seguinte config:
- I3 13100f

- H610M

- GTX 960 4gb
- 8GB 3200mhz

- 2 SSD e 1 HD(512gb, 120gb, 1tb)

- Fonte MSI MAG A650BN

Valeria a pena eu vender esse pc e optar por comprar uma plataforma AMD inteirando uma quantia no valor da venda para comprar o outro? (Ex: R5 5500 ou R5 5600)

E colocaria uma placa de vídeo até 1k, por exemplo uma 1650 de 4gb? Ou não tem muita diferença da minha plataforma atual para um R5 com uma 1650?

Se compensar fazer a troca, quais hardware's vocês me recomendariam para montar o pc todo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Merlin7 disse:

Bom dia, rapaziada

Atualmente estou utilizando a seguinte config:
- I3 13100f

- H610M

- GTX 960 4GB
- 8GB 3200MHz

- 2 SSD e 1 HD(512GB, 120GB, 1TB)

- Fonte MSI MAG A650BN

Valeria a pena eu vender esse pc e optar por comprar uma plataforma AMD inteirando uma quantia no valor da venda para comprar o outro? (Ex: R5 5500 ou R5 5600)

E colocaria uma placa de vídeo até 1k, por exemplo uma 1650 de 4GB? Ou não tem muita diferença da minha plataforma atual para um R5 com uma 1650?

Se compensar fazer a troca, quais hardware's vocês me recomendariam para montar o pc todo?

 

Quer mesmo vender tudo e montar tudo novamente?  Sua placa (não sei qual marca) suporta CPUs melhores.

 

Acredito eu que seja mais fácil melhorar o que você tem. Começaria colocando +8GB de RAM e trocaria a GPU, já que sua fonte suporta. Para o caso da sua CPU não dar conta, deixe essa troca para o 3º upgrade. Sua placa dá suporte até para modelos i9 (não sei a marca da sua, olhei no modelo da ASUS que usa esse chipset)

 

Numa consulta rápida, uma RX6500XT custa R$ 1099.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O core i3 é um processador de entrada, mas serve para algumas coisas básicas. Seria interessante dizer qual a sua MB para verificar quais processadores são suportados e ver o custo-benefício.

Veja a lista de processadores para o socket 1700

Um core i5 13400f na Kabum está por R$ 1338,00. Isso já vai te dar um ganho de performance brutal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Guilherme FW Xavier disse:

Um core i5 13400f na Kabum está por R$ 1338,00. Isso já vai te dar um ganho de performance brutal.

 

Entendo que haveria um ganho de performance trocando o CPU, mas eu vejo como prioridade aquilo que já foi citado pelos colegas @RonaldoXbox@Herbet Queiroz, que é aumentar mais 8GB de RAM (isso é obrigatório) e dar upgrade na Placa de Vídeo antes, a RX6600 que foi indicada é um ótima opção custo-benefício.

 

Em resumo, é melhor o amigo @Merlin7 fazer um upgrade de GPU e RAM agora e quando puder, trocar o CPU.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, guilherme_dr disse:

 

Concordo com o ganho de performance nesse upgrade de CPU, mas eu vejo como prioridade o que já foi citado pelos colegas @RonaldoXbox@Herbet Queiroz , que é aumentar mais 8GB de RAM (isso é obrigatório) e dar upgarde na GPU primeiro, uma RX6600 que foi indicada é um ótima escolha.

 

Se você for do tipo persistente e que consegue guardar dinheiro, esse seu projeto, fazendo um paço de cada vez, vai ficar ótimo. 😉

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Guilherme FW Xavier disse:

 

Se você for do tipo persistente e que consegue guardar dinheiro, esse seu projeto, fazendo um paço de cada vez, vai ficar ótimo. 😉

 

Isso mesmo, é só ter paciência que o rapaz vai montar um bom hardware.

 

Em termos de gasto, com o valor de um CPU, ele consegue dar o upgrade de GPU e RAM, pegando um RX6600 8GB e um pente de 8GB DDR4 3200Mhz (Total de 1.335,98), o desempenho vai melhorar muito, mesmo mantendo o i3 13100F.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Merlin7 essa RX 6600 da pcyes n me passa muita confiança, prefira pela versão d ASUS

https://www.kabum.com.br/produto/514536/placa-de-Vídeo-rx-6600-v2-ASUS-dual-amd-radeon-8gb-gddr6-90yv0gp2-m0na00. Fique ciente se for pegar outro pente de ram, pegue do mesmíssimo modelo, se não pode dar problema 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoXbox Certo, vou dar uma olhada, porque eu estava fazendo as contas e se eu vendesse meu pc, eu conseguiria montar essa config que citei, um R5 5500 com uma GTX 1650, mas pelo argumento dos colegas ai a cima, acredito que não compensaria, compensaria apenas o upgrade da placa de vídeo mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Bruno Mendonça Andrade alterou o título para Vale a pena trocar meu I3 13100 por kit AM4? Upgrade de GPU também

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!