Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controladora de Fan faz o que?


Posts recomendados

Olá galera. Vou montar meu primeiro pc, escolhi a placa-mãe ASUS Prime A520M-E, e um gabinete Pichau Apus black que vem com 3 fans inclusas RGB, ainda não entendi muito bem esse negócio da conectividade da fan, mas eu consigo conectalas na placa-mãe e ainda ter o RGB?, ou a placa necessita de alguma entrada especifica.

Esse gabinete tambem vem com uma controladora, isso resolve o problema? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dia

 

Crie apenas um tópico em um lugar 🙂

Essas placas mãe de entrada não vem com muitas conexões de fan e não vem com conexão ARGB (igual da foto abaixo), se você quiser ligar 3 fans você terá que comprar uma controladora externa ou pegar uma placa-mãe acima dessa como por exemplo a ASUS B550M Plus.

Com o preço que você vai pagar nessas controladora você consegui pegar uma placa-mãe um pouco melhor que já vem com tudo que você precisa.

Caso queira pegar uma placa-mãe excelente custo-benefício é a MSI B550M Pro-VDH WiFi

E alias passe o restante da configuração.

D_NQ_NP_2X_667485-MLB72919657445_112023-

t-tgfc4144.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico eu acabei colocando no tópico errado eu acredito por isso coloquei nesse "placa-mãe", mas não consegui apagar o outro.

@Edvaldo J. Frederico Mas o gabinete vem com uma controladora.

Meu PC:

Ryzen 5 4600G (placa integrada)

SSD: NVMe 500GB

Memória: 2 pentes de 8gb Mancer. chega até 3200mhz

Fonte: FONTE MANCER THUNDER 400W

de resto um monitor básico da LG (mp400) e o gabinete que eu citei pichau apus black.

 

@Edvaldo J. Frederico o que complica é que, é pra ser um pc de entrada, eu não vou usar para jogar jogos pesados.

Se eu pegar essa placa-mãe o preço final do pc sobe pra 3000 reais, sendo que o planejado é no máximo 2700 kkk.

Sò queria saber mesmo se a controladora "deixa" eu fazer mais conexões de fans mesmo a placa-mãe não tendo tantas entradas, e se os leds (RGB) vão funcionar junto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A controladora serve para ligar várias fans em série. A maioria das placas-mãe tem uma quantia limitada de conectores, não sendo possível ligar um fan em cada conector.

 

Por exemplo, no Montech Air 903 base, 2 fans já vem ligadas em série, ou seja, usam apenas um conector, sendo necessários apenas 2 para ligar as fans (vem com 3 fans). Acontece ainda, que algumas placas mais básicas como as A520 só tem um conector 4 pinos sobrando (SYS_Fan), fazendo necessário uso de controladora ou splitter. 

 

Eles vão servir tanto para conectar e controlar os LEDs, quando a rotação da fans se elas tiverem essa função.

 

O gabinete em questão vem com fans MOLEX, isso que dizer que elas vão ligadas em série apenas na fonte. Não tem LEDs e não vão ligadas na placa-mãe, ficam em 100% de rotação todo tempo. Então você não precisa controladora nem splitter.

 

Os conctores MOLEX são feitos para ligar em série, você encaixa um no outro.

Agora, se você estiver falando do gabinete Pichau Apus RGB, sim ele vem com controladora. Se for igual aquela da segunda imagem, você liga as fans na controladora e a controladora na fonte. Aí as cores pode escolher as cores pelo controle, sem precisar ligar na placa-mãe.

21 minutos atrás, Jorge.H disse:

e se os leds (RGB) vão funcionar junto.

Se conectar os fans na controladora, teoricamente devem ficar sincronizados. Pode acontecer de não ficaram se colocar novos fans de modelos diferentes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Então não é o Pichau Apus Black, é o Pichau Apus RGB, são gabinetes que tem o mesmo formato mas vem com fans diferentes.

 

Essa controladora não é daquelas com controle, é a primeira imagem colocada pelo @Edvaldo J. Frederico. Nesse caso, para controlar as cores precisaria ligar ela na placa-mãe.

 

Ela parece não tem o conetor para os LEDs, nesse caso precisaria ver alguma controladora compatível com as fans ou trocar a placa-mãe por uma B450 que tenha. @1lokos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Placa-mãe por R$ 700 tem a B550M PRO VDH WIFI

1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

MSI B550M Pro-VDH WiFi

Geralmente fica em R$ 700, com cupom até menos.

 

A MSI B450M PRO VDH MAX tem conector led 12v. 

Mas os do gabinete são 5v.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!