Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escolha de sensores interessantes


Posts recomendados

Boa tarde galera, eu preciso da ajuda de vocês ,se não incomodar, quais sensores vocês escolheriam para juntar, assim, juntando eles formando um só protótipo ? Curti MT a ideia do maninho aqui do clube sobre o medidor de botijão de gás, mas meu professor falou seria meio complicado de fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danielhbr34 , acho que você não leu direito o comentário do @aphawk . Primeiro se pensa no objetivo do projeto, a escolha do método (o que inclui a escolha dos sensores) vem depois. No caso de se querer determinar a quantidade de um gás liquefeito ainda existente na garrafa tem 2 métodos: pressão e pesagem da garrafa. O método da pressão é um pouco complicado, o decaimento da pressão é muito pequeno enquanto houver gás liquefeito na garrafa e sofre influência da temperatura. O da balança é mais simples. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danielhbr34 ,

 

Claro que tem de usar uma célula de carga para medir o peso do botijão. Existem dezenas disponíveis no Mercado Livre.

Um módulo conversor para ela também será necessário.

Um sisteminha de teclado e display também pode ser usado.

Um módulo Bluetooth para enviar ao celular também.

Sensor de vazamento de gás .... só vai complicar o ambiente e não vejo nada de útil com ele.

Um simples Arduino Uno pode tocar isso com o pé nas costas.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danielhbr34 ,

 

Não vejo o porquê .... você faz como TCC, depois melhora e profissionaliza e pode até lançar um produto !

Vou contar uma história que pouca gente sabe :

Quando eu estava no quarto ano da faculdade de Engenharia, a turma do quinto ano recebeu uma proposta de TCC : fazer um computador baseado no 8088, e tudo foi dividido entre cerca de 12 equipes. Uma ficou com a CPU, outra com a memória, outra com a geração de vídeo, outra com interface de teclado, outra com serial e paralela, etc.  O professor coordenador era o Rui Campos, que logo depois fundou a MICROTEC, uma das primeiras fabricantes brasileiras de clones do IBM-PC XT. Na época, havia a SEI, com a reserva de mercado, e muita gente enriqueceu com essa reserva, fabricando ( ops .... na verdade não foi bem isso mas .... ) computadores cópias da IBM.

Pense, se você pode aproveitar e desenvolver um produto, e ao mesmo tempo fazer o seu TCC, que mal há nisto ?

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 horas atrás, aphawk disse:

Claro que tem de usar uma célula de carga para medir o peso do botijão.

Eu nem ia participar mas senti vontade registrar isso:

Eu admiro d+ o povo africano que mesmo com necessidades extremas ainda conseguem fazer coisas incríveis. Chorei mesmo ao assistir o filme https://negre.com.br/o-menino-que-descobriu-o-vento-um-drama-biografico/

Também já os vi fazendo esculturas, máquinas e bicicletas de madeira e etc e com zero recursos tecnológicos. Apenas com vontade, imaginação, criatividade, motivação e etc disponíveis

 

Bem, nesta linha de pensamento, e meio que voltando ao título do tópico, idealizei um sensor de peso com duas "moedas" com um dielétrico emborrachado formando um capacitor. Pressionando as "moedas", há aproximação o que altera a capacitância e se esta fizer parte de um oscilador ou simples carga descarga, pode ser usada como sensor pra balança. Outra ideota: certa feita medi a R de uma esponja antiestática - ou espuma,  esponja condutiva e afins. Ao pressionar a R caía. Teorizei comparadores formando um bargraph com leds .. E existem outras ideias (minhas) como p.ex. um potenciômetro seguro por uma mola com uma haste que o movimenta pelo peso, e um monte de etc conceituais... nunca montei nada disso. Lembrando que a ideia não é medir o peso com precisão extrema. A ideia é ter noção visual da força da pressão sendo feita no sensor.

 

Bem.. já que o moleque desistiu, vou deixar estas ideias/sementes pra alguém do povo supracitado. Alguém que não tem como adquirir a tal célula de carga tampouco arduinos e cia mas está cheio de vontade/motivações/hormônios técnicos e etc e tem algum tipo de acesso a peças sucateadas. Pena que não somos "vizinhos" senão lhe daria algo mais que ideias pois possuo muitas peças eletroeletrônicas e mecânicas compartilháveis.

 

Boa sorte ao autor e sucessos a você, caro amigo africano presente neste forum.🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!