Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NVENC H.264 vs. NVENC HEVC: Qual a MELHOR ?


Posts recomendados

1 hora atrás, Henrique 2019 disse:

ola vou começar no rumo de lives e gostaria de saber qual das 2 opções da placa de Vídeo vai me da mais fluidez e desempenho em live ??

Se você tiver muito processador sobrando para suportar H264 Medium sem perda de desempenho, use ele, oferece mais qualidade visual com um mesmo bitrate.

 

Caso contrário, HVENC vai fazer uso de hardware dedicado da placa de vídeo. Vai ter uma imagem pior (imperceptível com placas 40xx), mas vai consumir muito menos processador.

 

Em nota, quando chegar suporte no OBS e Twitch para AV1, é ele que você deve passar a usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Twitch acho que não suporta nada além de H.264 (AVC), que é um codec obsoleto hoje. No YouTube dá para usar H.264 (AVC), H.265 (HEVC), VP9.

 

H.265 (HEVC) é bem mais eficiente, requerendo menos bitrate, ou seja, menos dados trafegados na rede para representar a mesma informação. VP9 é equivalente, porém NVENC não suporta-o. Como comentado pelo @Imakuni , NVENC liberará seu processador.

 

https://help.twitch.tv/s/article/broadcast-guidelines?language=pt_BR

 

GPU pelo menos baseada na microarquitetura Turing, segundo o link acima, entrega, em H.264 (AVC), qualidade equivalente ao x264 no preset medium rodando na CPU. Podemos assumir que o codificador H.265 (HEVC) seja parecido.

 

Edit:

Acompanho o @Imakuni. Quando as plataformas de streaming aceitarem AV1 (alguma aceita?), será uma migração vantajosa, pois é o codec mais eficiente da atualidade (supera o HEVC) e já possui suporte para codificação via GPU nos modelos recentes: Nvidia na microarquitetura Ada Lovelace e AMD na RDNA 3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Henrique 2019 disse:

qual devo usar ?? AOM AV1 ou SVT-AV1 ? 

 

Semttulo.png.ebbfb03bbd2247282deb8f856233a4b0.png

Então no seu caso você deve pode tentrar usar NVENC HEVC primeiro, se não ficar bom, tenta o NVENC H264.

AV1 no seu sistema acredito que não vai rodar. Bom, não custa nada tentar hehe.

Offtopic. Eu fiz uns teste no Davinci Resolve usando H265 e AV1. Para mim, AV1 foi mais lento e com uma compressão levemente pior que H265. Não sei o porque....

Ou seja, estou usando H265 ao invés do AV1...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Henrique 2019 disse:

qual devo usar ?? AOM AV1 ou SVT-AV1 ? 

 

Nenhum dos dois, pois sua máquina 1) não possui GPU nova o suficiente que codifique AV1 e 2) seu processador é fraco.

 

Sua GPU usa a microarquitetura Turing; portanto, segundo o link que postei, você terá boa qualidade usando NVENC H.264. NVENC HEVC é melhor, mas teria que confirmar se o codificador da GPU é bom. Siga o recomendado pelo @rikawa . O importante é preferir NVENC para deixar seu processador em paz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!