Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade - saindo de um i7-7700


Ir à solução Resolvido por Middoken,

Posts recomendados

Prezados, bom dia.

 

Preciso de dicas referente a um upgrade, tenho meu PC comprado em 2017 e desde então fiz upgrade na placa de vídeo e cooler, saindo de uma GTX 1060 6GB para uma RTX 3060 12GB.

 

Meu setup atual:

i7-7700

H110M (gigabyte)

32GB RAM - 3600mhz (corsair - DDR4)

RTX 3060 12GB (gigabyte)

Water Cooler 240mm (cooler master)

Fonte 550w (corsair)

 

A dúvida é: 
subir para AM4 (5700x3D) ou ir direto para plataforma AM5?

Ou até mesmo vender o setup e iniciar do zero, minha vontade hoje é ter um setup para jogos high end e skyrim com 300gb em mods rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@allan8 Bom dia,

 

Qual seria o seu orçamento?

 

12 minutos atrás, allan8 disse:

subir para AM4 (5700x3D) ou ir direto para plataforma AM5?

Ou até mesmo vender o setup e iniciar do zero, minha vontade hoje é ter um setup para jogos high end e skyrim com 300gb em mods rsrsrs

Subir para o 5700x3D seria uma ótima opção, dependendo do seu orçamento é claro. Já AM5 não compensa, o preço que você vai pagar com placa-mãe e memória DDR5 está elevado demais levando em consideração um ótimo computador AM4.

15 minutos atrás, allan8 disse:

Fonte 550w (corsair)

 

É uma fonte da linha CV da Corsair?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@allan8 Eu tinha a mesma configuração que a sua, também havia montado em 2017 e recentemente fiz upgrade completo, acabei optando por um i5 13600KF e um B660M, recomendo essa mesma configuração.

 

O i5 13600KF é um monstrinho, melhor do que i7 e i9 da geração anterior a dele, sobra em todo jogo atual, já vi testes dele in game com um RTX 4090 e ele segura tranquilamente a placa.. hoje é o melhor custo-benefício Intel.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você for ficar mais alguns bons anos sem upgrade, igual sua configuração atual, então pode ficar no 5700X3D mesmo. Kit AM5 está muito caro, até compensa o investimento se você pretende fazer upgrade em poucos anos, porque se você ficar com AM4 não vai ter upgrade sem precisar trocar tudo de novo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 minutos atrás, allan8 disse:

@Middoken Um máximo de 3.000 se fosse o caso de ir para AM4.

Bom, levando em consideração que você só precisaria de processador, placa-mãe e talvez trocar a fonte ( por uma de melhor qualidade ), vou te mandar o seguinte:

 

Processador: Ryzen 7 5700x3d

placa-mãe: B550m MSI WI-FI

Fonte: 600w Cooler master 80 plus bronze

 

Deu: 2724 ( sem incluir o frete ).

 

Por mais que uma fonte de 500w Cooler master já servisse para você, vou optar pela de 600w por estar literalmente mais barata e de dando uma margem boa para investir numa melhor GPU no futuro.

 

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Middoken disse:

Bom, levando em consideração que você só precisaria de processador, placa-mãe e talvez trocar a fonte ( por uma de melhor qualidade ), vou te mandar o seguinte:

 

Processador: Ryzen 7 5700x3d

placa-mãe: B550m MSI WI-FI

Fonte: 600w Cooler master 80 plus bronze

 

Deu: 2724 ( sem incluir o frete ).

 

Por mais que uma fonte de 500w Cooler master já servisse para você, vou optar pela de 600w por estar literalmente mais barata e de dando uma margem boa para investir numa melhor GPU no futuro.

 

 

 

Um upgrade na GPU seria bem vindo ou desnecessário para dar conta desses jogos atuais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Middoken disse:

Bom, levando em consideração que você só precisaria de processador, placa-mãe e talvez trocar a fonte ( por uma de melhor qualidade ), vou te mandar o seguinte:

 

Processador: Ryzen 7 5700x3d

placa-mãe: B550m MSI WI-FI

Fonte: 600w Cooler master 80 plus bronze

 

Deu: 2724 ( sem incluir o frete ).

 

Por mais que uma fonte de 500w Cooler master já servisse para você, vou optar pela de 600w por estar literalmente mais barata e de dando uma margem boa para investir numa melhor GPU no futuro.

 

 

 

A fonte modular ou não influencia em alguma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, allan8 disse:

A fonte modular ou não influencia em alguma coisa?

Geralmente fonte com uma qualidade maior são modulares, mas não são todas. Basicamente como o amigo ali em cima disse, em quase todos os casos é só pra deixar mais caro, até por que em parâmetros de estética ou até na organização dos cabos elas são melhores.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 horas atrás, Middoken disse:

Bom, levando em consideração que você só precisaria de processador, placa-mãe e talvez trocar a fonte ( por uma de melhor qualidade ), vou te mandar o seguinte:

 

Processador: Ryzen 7 5700x3d

placa-mãe: B550m MSI WI-FI

Fonte: 600w Cooler master 80 plus bronze

 

Permita-me discordar dessa indicação, não vejo sentido em pagar praticamente o mesmo valor (1,7K) de um i5 13600KF por esse 5700X3D que é inferior..

 

É uma boa configuração com certeza e melhor do que a atual configuração do amigo @allan8 , mas eu recomendo o seguinte:

 

CPU - Intel Core i5 13600KF

placa-mãe - MSI PRO B760M-P

Fonte - Cooler Master MWE 600W

 

Total: 2.826,97

 

Esse sim é melhor o investimento que pode fazer!!

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, guilherme_dr disse:

 

Permita-me discordar da indicação, não vejo sentido em pagar praticamente o mesmo valor (1,7K) de um i5 13600KF por esse 5700X3D que é inferior.

 

É uma boa configuração com certeza e melhor do que a atual configuração do amigo @allan8 , mas eu iria no seguinte:

 

CPU - Intel Core i5 13600KF

placa-mãe - MSI PRO B760M-P

Fonte - Cooler Master MWE 600W

 

Total: 2.826,97

 

Esse sim é melhor o investimento que pode fazer!!

 

Esse processador é DDR4 mas com suporte para DDR5?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, guilherme_dr disse:

 

O i5 13600KF pode ser utilizado tanto em DDR4 como em DDR5.

Irei ponderar referente a sua indicação também, pelo pequena diferença no preço e plataforma parece estar mais vantajoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@allan8 não vale a pena pensar em DDR5 nesses processadores, é um investimento muito alto em placa-mãe e memória RAM para pouco ganho na prática. E você nem poderá reaproveitar essas memórias DDR5 numa configuração nova no futuro, estarão completamente defasadas, pois as memórias DDR5 ainda estão no início.

 

O gráfico mais abaixo, feito pelo site TechSpot (dos mesmos autores do canal Hardware Unboxed), compara o desempenho do 5700X3D com outros processadores, incluindo o 13600K, só que testaram o 13600K com memórias DDR5 7200MHz, que são extremamente caras. Ele ficou 4% acima do 5800X3D, provavelmente ficaria no mesmo nível ou um pouco abaixo dele com memórias mais baratas (abaixo de 6000MHz). E talvez usando DDR4 fique no nível do 5700X3D em jogos.

 

Em muti-tarefas o 13600K continua sendo MUITO SUPERIOR ao Ryzen 7 5700X3D (coisa de 50% mais rápido), porém deve-se considerar que a Intel só conseguiu atingir alto nível de desempenho nesses novos processadores porque liberou o limite de energia deles sem dó. Um Core i5 13600K em carga máxima consome 187W, isso é mostrado em testes práticos e também é o que a própria Intel diz no seu site. Para refrigerar um processador que chega a consumir essa quantidade de energia é necessário um cooler bem parrudo, e mesmo assim ele vai operar em temperaturas elevadas, então tenha isso em mente.

 

Average-p.webp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, guilherme_dr disse:

@GuilhermeGB Eu tenho um 13600KF e um WC de 240mm de entrada e nunca cheguei a 80ºC, uma média de 55~65ºC in game. Sobre o consumo energético do processador, o TDP máximo sem overclock é de 125W.

Bom, os testes na prática mostram resultados diferentes. Em stock chega a 187W, se liberar os limites da BIOS chega a 200W. 

 

power-multithread.png

 

Diferentes tipos de tarefas resultam em diferentes níveis de consumo de energia, conforme o gráfico abaixo mostra. Repare que em todos os testes que envolvem uso do multi-core (por exemplo: Blender, Cinebench, V-Ray, codificação de vídeo em H.264, H.265 e AV1) o consumo ficou sempre em 150W ou mais. Lembrando que os valores abaixo foram obtidos através de medições físicas no conector de 8-pinos do processador, e não através de sensores da placa-mãe.

 

power-per-application.png

Screenshot_81.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estão confundindo TDP com consumo de energia. Segundo a Intel, o consumo de energia de seus processadores é inferior ao TDP em cargas mais baixas. Além disso, o TDP máximo pode ser ultrapassado por um curto período, como durante o uso do Turbo Boost, quando a frequência da CPU é elevada temporariamente para atender a uma tarefa intensiva.

TDP é energia perdida com calor.

"Um Core i5 13600K em carga máxima consome 187W," - Isso é quanta energia foi consumida da tomada da parede.

Atualmente, a linha Ryzen 5000 (AM4) é a melhor opção de upgrade levando em conta: dinheiro, performance e consumo de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
15 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Diferentes tipos de tarefas resultam em diferentes níveis de consumo de energia, conforme o gráfico abaixo mostra. Repare que em todos os testes que envolvem uso do multi-core (por exemplo: Blender, Cinebench, V-Ray, codificação de vídeo em H.264, H.265 e AV1) o consumo ficou sempre em 150W ou mais. Lembrando que os valores abaixo foram obtidos através de medições físicas no conector de 8-pinos do processador, e não através de sensores da placa-mãe.

 

Eis a questão, você não deve se basear em testes de estresse, nos quais o processador é forçado ao limite ou próximo dele para se medir quanto gasta e aí dizer que esse será padrão de consumo no dia a dia de um usuário que comprará o processador para jogar, navegar na internet e afins.. 😅

 

Mas a minha bronca com o seu comentário anterior não é nem em relação ao consumo enegético e sim por você ter comentado que seria necessário muito investimento para manter esse i5 frio e mesmo assim seria difícil, o que é falso..

 

Eu volto a afirmar: tenho e utilizo o i5 13600KF e lhe garanto que com meu watercooler de 240mm mantenho ele refrigerado a ponto de nunca chegar a 80ºC, não precisei verificar testes para isso, eu mesmo provei na prática ao longo de 1 ano de uso do CPU.

 

(Talvez o @Edvaldo J. Frederico que também utiliza esse CPU a algum tempo, pode contribuir com sua experiência e enriquecer a discussão)

 

 

Sobre o consumo energético, no próprio gráfico que você anexou ao seu post, pode ver a Average (média) de 103,9W, ou seja, o consumo do processador não é alto como você está fazendo parecer.. é necessário entender que o CPU pode atingir PICOS de 187W ou até mais, enquanto está sendo forçado, mas sua média de consumo é baixa, na verdade até mais baixa do que a própria Intel classificou para ele (125W).

 

Repito, não use testes de estresse com mil tipos de renderização para afirmar que o consumo do processador será alto no dia a dia de um "usuário comum".

 

AQUI pode ver todos os teste relacionado a consumo do i5 13600K e aí se vê a diferença entre um teste de renderização e gaming.

 

Mas enfim, só quis orientar o autor do tópico que com o mesmo (ou quase) preço ele pode optar por um processador que entrega mais desempenho.

  

1 hora atrás, Guilherme FW Xavier disse:

Atualmente, a linha Ryzen 5000 (AM4) é a melhor opção de upgrade levando em conta: dinheiro, performance e consumo de energia.

 

Concordo com a classificação da linha R5 de modo geral como o melhor custo-benefício, mas no momento que você tem um 5700X3D pelo preço de um i5 13600KF o negócio muda de figura..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!