Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como descobrir se tela de notebook antigo ainda funciona?


Posts recomendados

Eu queria saber se tem alguma forma de descobrir se a tela de um notebook antigo ainda funciona, o notebook tá queimado, mas eu estava com um plano de reutilizar a tela dele (ano da compra dele é entre 2017-2018), se alguém souber informar, agradeço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se conseguir essas informações posso te ver aqui um jeito de reutilizar, pois os conectores desse monitor que vão definir o tipo de adaptador que você vai precisar, mandando até a foto dele ou da placa-mãe já pode ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

normalmente se a placa-mãe que queima não afeta a tela, mas depende do modelo e marca, um exemplo é "positivo", maior parte dos positivos que vi anteriormente as telas queimavam quando tinha um curto geral na placa, alguns da dell também davam isso mas era raro, agora cada caso vai ser um caso, mas as probabilidades são baixas de estar danificado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MK1P aah bom, obrigado pela informação então mn, quando eu conseguir as informações dele te mando aqui

@MK1P descobri o modelo amigo, é um LG C400 é bem antiguinho até, essa imagem abaixo foi de um anúncio da olx, só que o daqui de casa é exatamente o mesmo, atrás é meio “áspero” e ele é bem compacto

IMG_0292.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na minha mente, quando se fala em tela de notebook antigo, já me vem a figura do inversor que é ausente nas telas mais modernas em que não precisa de placa inversora.

Este seria o primeiro ponto a se observar, a única maneira que conheço de verificar é abrir o case e olhar, se houver uma placa de circuito separada da tela então, para mim é uma tecnologia antiga e sendo assim, difícil de ser verificado se funciona ou não por conta justamente de ter que arrumar um notebook que encaixe nela. É um rolo danado porque cada fabricante faz seu encaixe próprio.

Agora se a tela não tem a tal inversora, tudo fica mais fácil porque basta contar os pinos de encaixe ou então identificar a etiqueta atrás para se saber quantos pinos usa e ai qualquer conector com a mesma pinagem serve para ligar a tela e ver se funciona, independente se o cabo é curto ou não porque vai apenas testar.

Na parte de identificação, o modelo do computador não conta porque no mesmo modelo várias marcas de telas compatíveis servem.

Vou dar como exemplo a última tela que caiu na mão:

inversor.thumb.jpg.ad8c43ee6e5471b0d139833e07972869.jpg

No destaque em vermelho é a placa inversora, no destaque em verde é o conector da inversora, pelo que sei a função dela é enviar a energia para acender o tubo da lâmpada interna da tela.

No destaque em amarelo tem o pino que vai na placa-mãe, nesta pinagem tem incluído além da pinagem da tela, a pinagem da Webcam.

Olhando na parte de trás da tela nos destaques em vermelho:

tela.thumb.jpg.f36c56dfbbda653cd5339df09b9ef149.jpg

Vem o que interessa, nos destaques em verde o modelo da tela LTN141AT03 e/ou LTN141AT02-001.

Por este modelo eu pesquiso no google e consigo saber qual é a quantidade de pinos e todas as informações mais que preciso, inclusive os modelos compatíveis que podem servir no lugar dele.

No destaque em amarelo vem a pinagem a que me refiro, eventualmente se eu conectar uma cabo de mesma pinagem vou conseguir ver apenas a imagem na tela sem a iluminação gerada pela inversora, também pode ser que não consiga a imagem e fique na dúvida se funciona ou não.

Já no caso dos mais modernos, sem a inversora, basta ter a pinagem igual para se ter a imagem perfeita ou então constatar algum tipo de defeito com muita tranquilidade.

Boa sorte em sua empreitada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, meu nobre, desculpe a demora de um retorno, tenho um tempo limitado para poder responder, mas na sua solução achei um produto no ali express que deve lhe ajudar a resolver a situação de transmissão da tela de algum equipamento para ela, para liga-la, que eu não sei muito bem como funcionaria pois preciso saber qual o tipo de conector que ela tem pra ligar, algo que eu achei que pode ser seria cabo de 8 pinos mas não posso lhe dar a certeza.

Aqui o modelo, você tem que pegar o K4-A4
https://pt.aliexpress.com/item/1005006432174821.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Trata-se de uma tela LP140WH4 (TL)(A1) e qualquer coisa de 40 pinos vai servir para testar ela.

Veja por exemplo este artigo à venda no Aliexpress:

https://pt.aliexpress.com/item/33056854224.html?src=google&aff_fcid=12f6d43d7d924d6694c68357bbe72887-1711371585652-08481-UneMJZVf&aff_fsk=UneMJZVf&aff_platform=aaf&sk=UneMJZVf&aff_trace_key=12f6d43d7d924d6694c68357bbe72887-1711371585652-08481-UneMJZVf&terminal_id=6158e621aa0c4af48e6b1626925dc7f3&afSmartRedirect=y

O china está vendendo uma placa de TV com 40 pinos que vai servir para espetar na tela e ver se funciona.

Na realidade qualquer notebook com tela de 40 pinos vai servir para fazer o teste, o único trabalho que deve ter é desmontar com cuidado e espetar.

Parece que o seu terminal está um pouco oxidado e eventualmente pode dar mau contato, tem que dar uma olhada com lente de aumento e se necessário limpar delicadamente os pinos com uma escova de dentes.

Antes de gastar algum dinheiro para comprar alguma coisa de 40 pinos, cheque a quantidade de pinos na sua tela, veja se são 40 mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • gustavodbg alterou o título para Como descobrir se tela de notebook antigo ainda funciona?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!