Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe influência na potência ?


Ir à solução Resolvido por CaptaAngolan,

Posts recomendados

Então galera, por necessidade e disponibilidade fui obrigado a pegar uma Placa-Mãe BRX B250, Chipset B250, Intel LGA 1151, MATX, DDR4, PMBRX-B2501151-1000 pro meu I7-7700, pois era o que tinha pra vender nos sites. Aí agora estou com uma dúvida que está me consumindo, pois não sei se a minha perda de frames em jogos é culpa da placa-mãe nova ou não.
Antes, com minha placa-mãe antiga (Gigabyte) no Helldivers 2, eu pegava 130FPS+ na nave e 70FPS+ no combate em solo (combates com muitos inimigos e destruição acontecendo no mapa). Agora com essa nova (BRX) pego 70/78FPS- na nave e no solo PC fica morrendo pra ficar estável em 60FPS, caindo pra 50FPS- nos combates grandes, fica muito ruim de jogar.
É bom falar que fiquei 1 mês e alguns dias sem PC, então entraram algumas atualizações que podem ter influenciado no framerate que consigo no jogo. Também é bom falar que não ligo muito pra gráfico bonito, geralmente jogo tudo no LOW pra ter FPS maior que 60 e assim melhorar meu tempo de resposta no jogo. 
Meu PC: BRX B250 + I7-7700 + RTX3060 12Gb + 2x 8Gb 2400DDR4 + SSD + 650W MSI

Placa-mãe de marca boa dá ou não dá mais FPS nos jogos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá boa noite, cara acho difícil mas talvez. monitore a temperatura da placa-mãe. Talvez o gargalo seja da memória ram. Visto que o processador também é. Bem como você mesmo citou que só depois disso só foi acontecer depois de colocar essa placa-mãe. Veja se a velocidade da memória ram foi diminuida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Fabricio Uma placa-mãe com o VRM fraco pode sim reduzir o desempenho, pois limita a potencia disponível para o CPU manter o clock turbo, você pode testar baixando o rivatuner e o capframeX pra ver o clock do processador enquanto joga, observando se o clock fica estável no jogo, ou se fica limitado/caindo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas placa-mãe genéricas - "white label" de fabricante desconhecido; servem para continuar usando CPUs obsoletos num micro de uso básico, num "PC gamer" a baixa qualidade da construção, BIOS básico... mostra suas limitações.

 

7017fa269453d2f2c244048821db67d2.jpeg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Fabricio Superaquecimento limita tudo, inclusive impacta severamente nos FPS. Tem que ver como estão as temperaturas em jogos. Eu tenho um i5 velho aqui que jogo, edito vídeo faço de um tudo e consigo bons FPS com minha RX 580 de 8Gb. Mas a ventilação aqui está muito boa e nem tenho ar condicionado. Eu coloquei boas fans e um bom air coole, claro que num bom gabinete. Ainda vou melhorar esse gabinete por um mais espaçoso que assim o fluxo de ar dentro dele vai ficar ainda melhor. Eu dei pra minha esposa um Ryzen 3 de entrada, com uma A320 sem marca, mas montei um bom sistema de ventilação no gabinete. No PC dela ela edita vídeo e roda visualizadores de second life com gráficos no médio e média de 60fps em locais onde tenham muitos avatares renderizando. O que considero estar bom, visto que lá ela usa a IGPU Vega 3 que tem apenas 2Gb de VRAM. Eu vou por uma GPU melhorzinha lá só pra ela poder rodar os tais visualizadores com gráficos no alto, como eu rodo aqui no meu velho i5.

Dá uma verificada nas temperaturas do seu equipamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@everyone Obrigado a todas as respostas até agora. Seguinte, minha memória ruim fez eu esquecer que mexi num monte de coisas quando achava que o W10 tinha ***** meus FPS depois de um update quando na verdade era a placa-mãe antiga morrendo. Nisso mexi no negócio de desempenho mínimo e máximo reduzindo ambos, então não tinha como pegar 100% de força durante os jogos mas já reverti e vi um aumento considerável nos meus FPS. Ainda não é a mesma quantidade de antes mas aí já acredito terem sido os últimos updates do Helldivers 2 que deixaram o jogo mais pesado ou mexeram em algo que não deveria ter mudado ou o update de drivers da Nvidia mesmo. Não acho que seja relacionado a memória porque lembro de ter usado o CPU-Z e tanto a placa-mãe da Gigabyte como essa BRX estão dando a mesma frequência de MHz. É isso, obrigado novamente galera. 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!