Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD ainda faz sentido?


Posts recomendados

Estou precisando de mais espaço de armazenamento, já tenho um SSD normal e um NVMe pra aplicativos e SO na minha máquina, então só preciso de um "estoque" mesmo. Por pesquisas recentes, o preço entre um SSD normal e um HDD está extremamente parecido, sendo que encontrei vários SSDs de marcas renomadas até bem abaixo do preço dos HDs.
Visto que a nova unidade só serviria pra acumular arquivos e fazer operações de somente leitura na maioria das vezes, faz algum sentido usar um HD pra isso se o preço for, no pior cenário, o mesmo? Pergunto porque vi um post em outro lugar onde disseram que não se usa HD , então fiquei curioso sobre as implicações disso, já que pelo que sei só há vantagens no uso de um SSD ao invés de um HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@JonatasDSO Se ambos tiverem o mesmo preço, vai de SSD...   a leitura é sempre mais rápida que um HD normal...   Mas se o preço do HD comum for menor do que o SSD.. aí talvez seria melhor escolher ele, por causa que seu objetivo é só armazenamento de tranqueira.

Particularmente, ainda uso 1 SSD pro sistema.  e 2 HDs normais...  me supre bem minhas necessidades por enquanto, obviamente, pretendo colocar um NVMe para jogos e talvez um M.2 sata para armazenamento de tranqueira, além de manter os meus 2 Hds normais e o SSD sata que já tenho..  afinal, mais armazenamento nunca é demais. rsrs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, DiF disse:

@JonatasDSO Se ambos tiverem o mesmo preço, vai de SSD...   a leitura é sempre mais rápida que um HD normal...   Mas se o preço do HD comum for menor do que o SSD.. aí talvez seria melhor escolher ele, por causa que seu objetivo é só armazenamento de tranqueira.

Particularmente, ainda uso 1 SSD pro sistema.  e 2 HDs normais...  me supre bem minhas necessidades por enquanto, obviamente, pretendo colocar um NVMe para jogos e talvez um M.2 sata para armazenamento de tranqueira, além de manter os meus 2 Hds normais e o SSD sata que já tenho..  afinal, mais armazenamento nunca é demais. rsrs

Sim. Na verdade sempre é de menos. Quando só temos uma unidade com 40GB livres e colocamos outra unidade nova de 1tb, magicamente a nova unidade passa a ter só 40gb livre também em pouco tempo, é um mistério. rs

 

8 horas atrás, Éric H.X disse:

@JonatasDSO para uso doméstico, o ideal é SSD mesmo. HDD e SSD estão com o preço muito próximos, não compensa mais...

Pois é, citei essa parada que vi que uma pessoa estava falando sobre a vida útil do aparelho, como se manter uma unidade de SSD pra arquivos somente leitura fosse baixar a vida útil dela mais rápido do que baixaria a vida útil de um HDD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Diego Both disse:

@JonatasDSO  Recentemente sustitui meus HD e SSD por M.2 (KC 3000 1Tb e P3 Plus 4Tb.

Foi mais por uma questão estética e manutesei uma vez que, meu PC é um Mini-ITX (case NR200).

Desta forma eliminei os cabos Sata, de alimentão e principalmente aquele volumoso HD.

É outro ponto importante: espaço físico. Meu gabinete é um modelo antigasso Full Tower, é um monolito com espaço de sobra pra quantos HDs eu quiser. Mas os gabinetes mais modernos, inclusive um que estou querendo pra trocar, têm pouco espaço disponível pra unidades de armazenamento. Algumas te forçam a escolher entre 1 HDD ou 2 SSDs pelo espaço destinado.

 

Vou acabar tendo que investir em outro M2 mesmo, pelo que vi. Meu M2 atual, apesar de manter as velocidades de leitura, perdeu mais de 70% das velocidades de escrita depois de poucos meses, então ele que vai acabar virando minha unidade de estoque enquanto invisto em outro de melhor qualidade pra ser o M2 principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!