Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Defeito no controlador de memória do processador


Posts recomendados

Galera, boa tarde levei meu pc no técnico recentemente pois estava esquentando muito, e o técnico disse ser o water cooler.

porém ele me pediu mais uns dias pra executar um diagnóstico também na placa-mãe, processador e memórias, pois de acordo com ele estava instável.

 

dps de uns testes ele me passou que o pc com um pente de memória funciona tranquilo, ja se colocar dois ele começa a dar uma

certa instabilidade que poderia gerar problemas no futuro.

dai foi e por fim ele me disse que o problema é no controlador de memória do processador, que deve ter danificado devido as altas temperaturas que meu pc pegou enquanto o cooler estava estragado

 

Agora minha dúvida é, será que se continuar usando o processador com esse problema, pode realmente gerar algum dano em outro componente, como ele diz? Pois o que ele me passou q esta acontecendo é apenas que as memórias não estão conseguindo usar todo o potencial, uma certa demora na reinicialização as vezes, e que talvez ele possa vir a dar tela azul, stuttering e desligar sozinho

 

e por mim eu continuaria usando ele assim, pois eu so jogo jogos mais leves, meu medo mesmo é estragar outra peça, como a placa de Vídeo, as memórias e o SSD, que foi as peças que ele me disse q poderia estragar caso eu continuasse usando esse processador

 

Ai no caso a solução que ele passou é comprar um pente de 16gb, pois com um pente só instalado não da problema, o ***** é que eu não queria ter gasto mais com meu pc, porque na realidade eu queria era vender ele num futuro próximo 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ArticFells disse:

boa tarde levei meu pc no técnico recentemente pois estava esquentando muito

Defina "estava esquentando muito" em termos de "ficava X graus enquanto eu fazia coisa Y".

 

1 hora atrás, ArticFells disse:

dps de uns testes ele me passou que o pc com um pente de memória funciona tranquilo, ja se colocar dois ele começa a dar uma

certa instabilidade que poderia gerar problemas no futuro.

Mas... você está vendo problemas de fato, ou foi só o que ele disse que está rolando? E se sim, quais?

 

1 hora atrás, ArticFells disse:

dai foi e por fim ele me disse que o problema é no controlador de memória do processador, que deve ter danificado devido as altas temperaturas que meu pc pegou enquanto o cooler estava estragado

 

Agora minha dúvida é, será que se continuar usando o processador com esse problema, pode realmente gerar algum dano em outro componente, como ele diz? Pois o que ele me passou q esta acontecendo é apenas que as memórias não estão conseguindo usar todo o potencial, uma certa demora na reinicialização as vezes, e que talvez ele possa vir a dar tela azul, stuttering e desligar sozinho

"Danificar", não. No máximo corromper dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, o que pode acontecer é o processador estragar de vez, acho muito difícil que isso tenha sido causado por temperatura, esses processador atuais podem trabalhar até 80 ~ 95 graus sem problema nenhum. Você tem que ver se esse problema não está relacionado com a compatibilidade entre a placa-mãe e a marca e modelo dos módulos de memória que você está usando. Geralmente no site do fabricante, entrando na página do modelo da sua placa-mãe você encontra uma lista de compatibilidade de módulos de memória de vários fabricantes que foram testados na sua placa-mãe, alguns modelos de memória podem funcionar com limitações (por exemplo, só funciona com 1 módulo e quando você coloca 2 ou mais módulos ela só inicia o sistema se você reduzir muito a frequência de operação das memórias, etc..) e outros modelos sequer podem funcionar. Geralmente essas informações você encontra na lista de compatibilidade de memória divulgada pelo fabricante da placa-mãe. Se não for isso, então o problema provavelmente deve ser no controlador de memória do processador mesmo.

 

Eu já tive problemas com memórias kingston em uma plataforma Intel mais antiga com uma placa MSI, as memórias as vezes davam erros no memtest após várias horas sendo testadas (eram pouquíssimos erros e tinha que testar por mais de 4 horas pra conseguir pegar algum erro no memtest), quando eu testei elas em outra placa-mãe de outro fabricante, elas rodaram estáveis sem erros, mas na minha placa MSI não rodava estável de jeito nenhum, o PC não crashava, os jogos não crashavam, mas algumas aplicações de IA que eu rodava e faziam muito swap entre RAM e VRAM crashavam frequentemente. Foi a primeira vez que tive esse tipo de problema com memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni boa tarde, desculpa a demora, eu não tinha visto a notificação no email!

mas enfim, quando meu water cooler estragou, meu processador bateu 105º 3 vezes, assum forçando o desligamento do pc, foi ai que vi q tinha algo errado e decidi levar no técnico. antes disso sempre se mantia a 70/80 (jogando)

 

eu não tive problema nenhum com meu processador, ele q me disse q nos testes de estabilidade meu processador não passa, e chegou ate mesmo a dizer q nos testes dele, meu processador estragou um SSD da loja dele

 

 

@marclbr entendi, mas assim, se você não mexesse com essa negócio de IA, nem precisaria trocar o processador (ou memórias) no caso então, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!