Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Placa de Vídeo para esse setup? Até R$2.500,00


Posts recomendados

Salve pessoal, tudo bom com vocês?

Meu último PC Gamer foi em meados de 2017 - 2018, precisei vendê-lo por questões de trabalho e desde então fiquei off dos PC-DESKTOP. 
Agora finalmente chegou meu momento de voltar, então precisava de ajuda para montar um setup equilibrado para poder voltar a jogatina.

Li bastante coisa por aí e cheguei ao seguinte setup por enquanto:

Placa-mãe: MSI B450M PRO-VDH MAX AM4 Chipset B450
Processador: AMD Ryzen 5600
RAM: 2x 8GB XPG Gammix D30 DDR4 3200Mhz

Armazenamento: SSD NVMe WD Green 500GB
Fonte: MSI MAG 600W 80 PLUS

Essa config no momento está custando R$2.400,00.

Agora fica a questão, qual placa de vídeo escolher ?

Estava procurando por uma RTX3060 ou RTX4060, mas não sei qual escolher, tem tantas marcas... Eu sei também que as GPU da AMD são muito boas, mas não faço ideia de qual seria uma equivalente para esse setup.
Meu teto para esse PC é de R$5.000,00 redondinhos, sem tirar nem por hehehe. Já foi metade no setup inicial, sobrou R$2.500,00 para a GPU.
Além da GPU também vou precisar do gabinete e coolers, os periféricos já tenho e o monitor também.

Eu não sei se escolhi as melhores peças, se estão equilibradas e tal, fiquem à vontade para sugerir alguma outra coisa.

Ah, e também falta o Gabinete e os Coolers, então se der para encaixar tudo nesse orçamento.

Alguns detalhes:

Eu não pretendo mexer em nada nesse PC por uns bons 2 anos, no minímo.
Minha jogatina é mais casual, jogos uns FPS (CS, Valorant, LOL) e agora que estou montando um Desktop queria poder jogar aluns games aí que fiquei só na vontade por um bom tempo, GOW, Bladurs Gate, Divinty...

Queria jogar em 1080p sem maiores problemas, se possível. Meu monitor é um LG Ultrawide 2560x1080.

Agradeço quem puder ajudar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sivas1 recomendo em vez pra b450 que escolheu, a b550 pro vdh wi-fi, de SSD recomendo o nv2, não recomendo fontes da msi, trocaram um componente interno pra pior e não avisaram ninguém e o preço não baixou,  prefira por esta.

Para placa de vídeo recomendo a RTX 4060, já que consegue gastar mais, placa muito poderosa e recheada de tecnologias novas.

De gabinete recomendo o atual custo/benefício do mercado Br, montech air 903 max. Incrível airfllow(já vem com 4 fans de alto desempenho), comparável ao de gabinete do dobro ou até triplo do preço. E é bem espaçoso, cabendo placas EATX e qualquer gpu do mercado, tudo isso custando por 360 reais.

E esqueci de mencionar, um incrível aircooler seria o deepcool ag400

Essas alterações que mencionei farão um incrível setup, mas não sei se já da pra montar algo com am5.

Para isso @STAR ALPHA pode te indicar peças mais direcionadas pra aguentar o futuro

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo pegar uma RTX 4060, ela e superior a RX 7600 e RTX 3060 e o gabinete, pra caso queira estética pega um aquário por exemplo um Pichau HX 710l, cooler voce não especificou muito bem qual é, mas acredito que seja os fans coolers do gabinete, então eu recomendaria pegar qualquer kit de fans de 3 ou 4, tem duas opções, o da rise mode que está na faixa de 94 reais e outro da terabyte o Ninja fuuton, e para melhorar o armazenamento do pc, recomendo comprar um HD de 1tb para guardar seus jogos, e recomendo trocar essa placa por uma b550m aorus elite que já vai  tá top.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sivas1 Bom dia,

 

Como você tem um bom valor para gastar ainda, vou desconsiderar algumas das suas peças para poder aumentar os 2.500 e te propor algumas peças melhores.

 

placa-mãe: Você pode sim optar por uma b450 sem problemas, só claro, atualizando a BIOS. Porém, com esse valor de orçamento que você tem, seria mais interessante uma a520m TUF GAMING, pode parecer '' inferior '' por ser de uma linha de entrada, mas o modelo dela tem um VRM que chega a ser melhor que algumas b550m, fora que já foi testado um Ryzen 9 5900x e ela aguentou. Um dos '' defeitos '' dela, mas eu acredito que seja mais por ser uma linha de entrada, é o fato de só poder colocar 1 SSD NVMe M.2, então seria até mais recomendável colocar um SSD M.2 de 1tb. Você até pode optar pela b550m MSI WI-FI, com alguns cupons acha ela por 649,99, mas eu vejo como uma placa para alguém que quer se manter em AM4, e como no seu caso, trocar o 5 5600 por um 7 5800x3d por exemplo. Ela tem a vantagem de ter suporte para 2 SSDs M.2, colocar o WI-FI direto na placa e entre outras coisas, mas ai vai pela sua necessidade.

 

Fonte: Eu não iria de MSI, como o amigo ali em cima comentou, a MSI andou trocando componentes sem avisar ninguém, e são componentes de baixíssima qualidade, fora o dissipador de calor ridículo... É uma fonte que provavelmente vai te dar dor de cabeça e muito difícil de vender no futuro por conta do modelo super mal falado. Eu iria de 450w Cooler Master se fosse de você, tem uma construção muito melhor e supriria muito bem uma rx6600 ou uma 4060 8gb se fosse o caso.

 

SSD: Vou usar o exemplo que um rapaz falou: " é melhor investir num SSD um pouco melhor e gastar 100/200 a mais, do que ter o perigo de corromper um monte de arquivos importantes do seu computador que nem se sabe se vai conseguir recuperar... " Se for optar por um SSD 512, eu iria com esse, já se for optar por um SSD de 1Tb, tem um modelo melhor que o Kingston pelo mesmo preço, esse aqui. A XPG é ótima e eu mesmo tenho um SSDs deles, pode ser de um modelo de maior qualidade, porém todos os amigos que eu tenho usam os SSD deles a anos e nunca tiveram quaisquer problemas. Mas mesmo utilizando um SSD bom e confiável, sempre recomendo que você guarde suas coisas importantes em nuvem. A, optando pela a520m, você só vai poder por 1 SSD, então pensa bem qual vai colocar, e optando pela b550m, você pode tranquilo colocar um de 512gb e no futuro um melhor se quiser, desde que seja no PCI certo do NVMe.

 

Placa de vídeo: Você tem 2 ótimas opções, rx6600 e 4060 8gb, pra jogar FPS (CS2 e Valorant) a rx6600 supre super de boas os dois games, e LOL nem preciso falar né ksksksk. Mas como vi você comentar, a 4060 8gb vai ser muito melhor pra jogar em resoluções mais altas ou optar por jogar coisas mais '' absurdas '', mas ainda assim, a rx6600 se saí muito bem. Eu sinceramente optaria pela 4060 8gb, até por que se no futuro você quiser por uma Ryzen melhor, ela vai casar super bem, fora que é mais atual...

 

Gabinete: Por mais que eu tenha um gabinete aquário, eu não recomendaria, além deles serem mais caros e alguns nem sequer vem com ventoinhas, são gabinetes que aquecem mais fácil. Esse gabinete já supriria muito bem o que você vai colocar ( tem o preto também 😁 ) fora que vem com 6 ventoinhas. Pra falar a verdade, a única ventoinha que '' mais importa '' por assim se dizer, é aquela que vai ao lado do processador, eu não estou falando que as outras não importam... Mas em alguns vídeos de análises, essa que eu falei aparentou ser bem mais importante. 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, sivas1 disse:

Fonte: MSI MAG 600W 80 PLUS

troque pela MAG 650BN

 

Pegue uma oferta boa de 4060ti escolha a mais barata que tiver a maior garantia.  

Outra opção é você ir de RX7600XT, encontra também na casa dos 2.300~  fica todo kit na AMD.  E nessa vem com 16gb enquanto as 4060ti vem com 8gb.  Em questão de driver o software Adrenalin está bem completo e com drivers atualizados a cada pouco. [particularmente tenho gostado de usar AMD]..   

 

 

Sobre a MSI, o que teve foi uma troca de capacitores, que para uso normal (leia usar o Pc como um ser humano normal que não vai stressar a fonte 24/7 como em testes de canais do YT) essa troca não teve relevância alguma.

Ela continua uma das melhores fontes custo-benefício aqui no BR tranquilamente.

Aliás , tem 5 anos de garantia pela própria MSI, cadastra no site e mete ficha se der ruim aciona RMA.

Continua boa? Sim, mas você tem que tratá-la agora como uma fonte intermediária/barata, não uma intermediária/ótima como se trata a MWE V2, que tá no mesmo preço dela

 

MWE 550 BRONZE V2

MWE 600 V2 MPE-6001-ACAAB-WO

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um alguns adendos pessoal, vou pegar tudo no PIX mesmo para conseguir os descontos...

O wi-fi direto na placa é meio irrelevante pra mim, o PC vai ficar fixo aqui no meu cantinho e vou usar a internet via RJ45 mesmo.
Como eu tenho um notebook para trabalho, qualquer coisa que eu precise de wi-fi vai nele. Esse PC vai ser única e exclusivamente para gameplay.

Armazenamento - Esse PC vai ser somente para jogos. Talvez um arquivo ou outro de trabalho e jogue pra ele, mas daí uso a nuvem mesmo pois como disse, eu tenho um note para trabalho. Eu trabalho com edição de imagem,vídeo e programação, faço tudo num macbook que me atende muito bem.
O máximo que eu usaria nesse PC para trabalho seria um Power Bi porque também trabalho com modelagem de dados e uso o power bi via paralles no mac e não é ta2o bom, mas fora isso, o PC vai ser única e exclusivamente para games. Claro que eu não quero que o HD/SDD se corrompa, mas não seria nenhum fim do mundo também perder alguns saves dos jogos.
Seria bom ter bastante espaço para não precisar ficar desinstalado jogos para instalar outros.

Placa de Vídeo - Eu realmente fico muito confuso com a mesma versão de uma placa de vídeo com tantos preços diferentes. Tem RTX4060 por 1.8k e tem ela por 3.5k, nunca sei qual a diferença.

Coolers - Vão ser só as ventoinhas do gabinete mesmo e a do processador. Qual vocês recomendam comprar para o Ryzen 5 5600?

Fonte - Hoje em dia eu trabalho muito, pego pra jogar no fim do expediente, entre 20h - 23h, dúvido muito que vou exigir a fonte ao seu máximo. Em algum fim de semana ou feriado prolongado talvez, mas no geral o PC vai ser usado umas 5h por dia.

Falaram sobre AM4, não sei nem do que se trata hehehe fiquei muito tempo fora do mundo dos Hardware e mesmo quando acompanhava eu era bem leigo.

E sobre upgrades futuros, só estou pensando nisso à longo prazo, coisa de 2 - 3 anos pra frente que eu vou pensar em mexer em algo.

Com base no que foi dito até agora, eu fiz a seguinte seleção:

placa-mãe: MSI B550M Pro
Processador: AMD Ryzen 5 5600, 3.5GHz
GPU: RTX4060 Galax 8GB

RAM: 2x 8GB DDR4 XPG GAMMIX D30

Armazenamento: SSD 1TB XPG S41 TUF, M.2 PCIe NVMe

Fonte: Corsair MWE Bronze V2 550W
Gabinete: Rise Mode Glass - 6 Ventoinhas

Total: R$ 5.078,92

Escolhi tudo na loja que explode (n sei se pode falar o nome das lojas aqui) por achar mais fácil comprar tudo num lugar só do que garimpar em várias, talvez ficasse um pouco mais em conta porque vi que alguns componentes estão mais baratos em outras lojas, mas como ficou dentro do meu orçamento ficou tranquilo.

Acham que dá pra fechar a compra ou teria algo que seria essencial trocar ainda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara ta top, só vamos escolher um gabinete com tela mesh na frente pra ter uma ventilação melhor

Montech x3 MESH R$230  este modelo em preço normal é de 300~ , está por uma pexinxa.

vai ter o frete, porém a qualidade é superior ao Rise, além do espaço ser maior

Tem o mesmo modelo Branco se preferir, apenas alguns mirreis mais caro.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sivas1 não recomendo comprar tudo numa loja só, porque fazendo isso evita de pegar preços melhores noutra loja.

Esse gabinete que escolheu é um forno com RGB, frente em vidro garante má refrigeração, como dito acima tela em mesh é pre requisito pra um bom airflow. Recomendo o seguinte setup https://meupc.net/build/y5P6y3

A fonte que escolheu é de baixa qualidade, o SSD é muito caro na minha opinião,bem essa gpu da galax esquenta. Veja que troquei poucas peças e já economiza quase 400 reais.

De gabinete o air 903 base que recomendei acima é muito bom, mas gabinete é uma escolha de gosto pessoal, mas se não gostar do design há diversos outros no mercado, com bom airflow é claro

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não me prendo tanto em estética não, escolhi esse gabinete por achar que fazia sentido.
Um que tenha melhor fluxo de ar e ajude os componentes a não esquentar tanto seria minha prioridade independente da estética do gabinete.

Estou dando uma garimpada em outras lojas aqui para ver se consigo economizar alguns merréis, mas não passando dos 5k que eu defini meio que não importa tanto já que esse din foi pensado para o PC mesmo.

Eu só tenho uma questão de imediatismo porque sou ansioso e já tenho um tempo matutando esse PC, então não queria pegar na Amazon pra ter que esperar mais 1 mês e meio pra o PC chegar, mas é isso galera, acho que deu pra entender qual o setup pegar, vou só dar uma olhadinha melhor nas outras lojas pra ver se consigo algo no precinho e boa.

Gratidão aí por quem ajudou!!

Guys, uma última dúvida.

Eu montei o carrinho de compras todo na kabum, mas nela não tem o gabinete que vocês mencionaram, esse gabinete só tem na terabyte, porém não vale a pena eu pegar somente o gabinete na terabyte porque o frete fica muito caro.

Uma alternativa seria pegar o gabinete + gpu na terabyte e o restante na kabum.

porém na terabyte a GPU mais barata é a RTX 4060 Gigabyte Windforce de 8 GB.
Existe alguma diferença considerável entre GPU RTX4060 Galax 8GB e a RTX4060 Gigabyte Windforce 8 GB ?


OUUU

Se existir algum gabinete equivalente ao Monotech X3 MESH na Kabum, daria para fechar o carrinho todo no mesmo lugar.

Sobrou cerca de 380 reais para o gabinete.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que vai gastar tanto no Pc, prefira pelo montech air 903 max, como já disse acima muitos benefícios e um custo relativamente baixo. E eu te recomendaria comprar esses dois na terabyte, e a gpu da gigabyte seria melhor, tendem a ter maior qualidade que as da galax, por serem uma marca mais renomada e darem 3 anos de garantia pras GPUs, quando a galax só dá 1. E não existem gabinetes atualmente melhores que esse da montech que mencionei acima por um preço relativamente baixo. O X3 mesh não deixa de ser um gabinete ruim, só está bem defasado atualmente, por isso só o recomendo se precisar de um bom fluxo de ar baratinho. E não, atualmente no mercado Br só tem esse 903 max como melhor custo/benefício.

Aliás poderia mandar um print do carrinho no Kabum? Só pra ter certeza mesmo @sivas1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!