Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GPU x16 rodando em x8


Posts recomendados

Olá,

Tenho um PC com uma placa-mãe de entrada que limita a velocidade da largura de banda PCIe de x16 para x8 ao utilizar processador com gráfico integrado, como consta a seguir em suas especificações:
spacer.png

Caso eu instale uma GPU que trabalhe em 3.0 x16 nela com um APU (de modo a limitar o slot para x8) o desempenho dela será significativamente afetado visto que na teoria a transferência de dados é bem menor? Ou na prática a diferença de x16 para x8 não resulta em uma perda significativa de desempenho da GPU?

Desde já agradeço quem puder me ajudar com esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@julianoapjr Se eu me lembro,  no setup, fica por padrão configurado em automático.... de forma que quando você colocar uma GPU PCI-E...  automaticamente  a placa integrada é desativada... então,  você deve ir no setup conferir isso...  se estiver automático...  assim que plugar uma placa de Vídeo, automaticamente você usará os x16...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, DiF disse:

@julianoapjr Se eu me lembro,  no setup, fica por padrão configurado em automático.... de forma que quando você colocar uma GPU PCI-E...  automaticamente  a placa integrada é desativada... então,  você deve ir no setup conferir isso...  se estiver automático...  assim que plugar uma placa de Vídeo, automaticamente você usará os x16...

Aí eu já não sei... porque há um tempo eu entrei em contato com a fabricante da placa-mãe perguntando se havia alguma forma de usar uma GPU em x16 nessa circunstância e essa foi a resposta que eu obtive:
image.png.8668313e89b4128dc1a4f60ad7fb3a0c.png
Dando a entender que ou o vídeo integrado não é desligado ou isso não faz diferença e o slot trabalha em x8 de qualquer jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@julianoapjr Praticamente todas as placas-mães, tem a opção de desativar o Vídeo integrado, de forma automática ou manual.

 Entre no SETUP e verifique isso. 

No Vídeo, pode não ser o mesmo modelo da sua placa-mãe, mas os passo são praticamente os mesmos.  Procure a opção semelhante ao Vídeo abaixo e verifique.    Por padrão a maioria das placas-mães, desativa o GPU integrado ao conectar uma placa de Vídeo no slot de forma automática.. obviamente há casos, em que vai precisar definir manualmente.... mas aparentemente a grande maioria já esta para automático.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF assisti tanto a esse vídeo quanto a um outro de uma placa-mãe do mesmo fabricante porém modelo diferente, a desse cara da placa-mãe do mesmo fabricante tem a opção mas a minha não, aí eu não sei se é por conta do modelo ser diferente e a minha não tem mesmo ou se é porque eu não estou com uma GPU ligada no PCIe portanto a opção nào aparece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@julianoapjr 

45 minutos atrás, julianoapjr disse:

ou se é porque eu não estou com uma GPU ligada no PCIe portanto a opção nào aparece...

Provavelmente pode ser isso... como eu não tenho um processador com Vídeo integrado, eu não posso testar isso, apesar do modelo da minha placa-mãe ser diferente... é uma B450m...    Mas a questão, é  a maior parte das placa-mães, mesmo de entrada possuem essa seleção para desabilitar o chip integrado ao colocar uma GPU...  O ideal é se você puder conseguir uma placa de Vídeo emprestada com algum amigo, só para fins de teste... ou talvez levar em uma assistência para eles verem para você.. 

 

E dissem a "maior parte das placa-mães", porque pode ser que alguma realmente não tenha essa opção.. mas eu acredito que isso se aplica para placas mais antigas..  essas atuais.. mesmo sendo de entrada já vem com esse recurso... mas precisa ser testado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!