Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É necessário trocar fonte genérica de PC com Core i5 3470?


Posts recomendados

Tenho um Pc com

I5 3470 

8gb(1x)

Sem placa de vídeo

Uso só pra ver vídeo e as vezes jogo algo(geralmente jogo indies 2d tipo stardew valley)

Esse Pc tem uma fonte genérica de 200w da Pichau

E eu uso ele faz 1 ano e até agr nunca deu nada, mas fico com um pouco de receio, porquê eu uso esse Pc pra estudar então eu preciso dele

Tava pensando em comprar uma fonte de 350w porque eu n tenho dinheiro pra comprar uma melhor com 80 plus e PFC ativo e também não acho que tenha necessidade visto que é só um i5 de 3° gen

A fonte em questão que eu tava vendo é uma 

Vx-350 da aerocool

Vó anexar uma imagem com o cálculo do consumo do pc

 

Obs: também pretendo no futuro(não tão próximo) atualizar pra um Athlon ou um Ryzen com vídeo integrado quando o Pc ficar mt defasado

 

 

Screenshot_20240330-230715~2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa noite, bem aconselho pega a da cooler master MWE 450W. Bem a fonte é uma generica mas por se trata de um computador bem simples acho que não ira dar um problema não mas se colocar futuramente um placa de Vídeo tera sim.

 

Resumindo fique com essa fonte. Compre a que citei use para seu kit Ryzen que ira montar é seja feliz. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Pedro701 disse:

Tava pensando em comprar uma fonte de 350w porque eu n tenho dinheiro pra comprar uma melhor com 80 plus e PFC ativo

 

Uma boa fonte vai custar praticamente o que vale o conjunto CPU+placa-mãe... então faz muito pouco sentido mexer na maquina. Só guarde dinheiro para um kit melhor no futuro e aí neste momento pense em fonte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... sinceramente, não vale a pena não. Eu sempre dizia que, é bom pegar uma fonte boa não importando o quão ruim o computador seja, mas assim... não é como se fosse um problemão esse computador papocar. Se a fonte der pau, e levar algo junto, o mais caro que pode ficar é 200 reais, no máximo. Contanto que você faça um backup regular do que realmente importa do seu computador, tá tudo bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ferox Graxaim alterou o título para É necessário trocar fonte genérica de PC com Core i5 3470?
  • Moderador

@Pedro701 Bom dia!
Fonte genérica prejudica o computador, mesmo que seja só um computador de escritório com processador de geração antiga. A qualquer momento pode ocorrer da fonte explodir e queimar algum componente do computador. Ou na melhor das hipóteses, o computador vai aos poucos diminuindo a vida útil de componentes devido a má filtragem e variações de tensão de fontes genéricas. Também uma fonte genérica não protege o restante do computador contra surtos, ou seja: se cair um raio, não será apenas a fonte que queimará, e sim outros componentes do computador. Enquanto com uma boa fonte, se queimar só a fonte queimará, ou talvez a fonte nem queime devido ao DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) embutido nela.
Para essa configuração, recomendo uma fonte Seasonic SS-300TFX ou SS-300ES. É barata e é mais que o suficiente para um computador de escritório. Não vejo necessidade de fonte de 400W ou mais para esse PC, e a Seasonic é a única marca que vende fonte de 300W de qualidade por um preço que faça sentido (outras marcas como PCYes, a fonte de 300W é o mesmo preço de uma de 400W).

Obs: a respeito do "cair um raio", vale lembrar que a fonte de qualidade não faz milagre, se a tomada do monitor não estiver protegida, um surto pode vir pelo cabo de vídeo do monitor e queimar a placa-mãe/placa de vídeo. O mesmo pode ocorrer se a internet do computador for com fio, e a tomada do roteador não estiver protegida.

Em 30/03/2024 às 23:39, Pepse disse:

Cara... sinceramente, não vale a pena não. Eu sempre dizia que, é bom pegar uma fonte boa não importando o quão ruim o computador seja, mas assim... não é como se fosse um problemão esse computador papocar. Se a fonte der pau, e levar algo junto, o mais caro que pode ficar é 200 reais, no máximo. Contanto que você faça um backup regular do que realmente importa do seu computador, tá tudo bem.

Mesmo sendo um computador de escritório barato, o preço que pagaria no conserto do mesmo sairia mais caro do que as fontes que sugeri. Além de que ninguém quer ficar sem computador devido a erros como esse, por mais barato que o computador seja.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não vai pagar mais de 100 reais numa fonte dessas, tem um monte de anúncios com essa fonte seasonic bastante inflacionado.

Se procurar com calma encontra anúncios de 60 ou 70 reais...

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3583951171-fonte-atx-300w-seasonic-mini-atx-pfc-ativo-80-plus-ss-300sfe-_JM?attributes=COLOR_SECONDARY_COLOR:UHJhdGVhZG8=

(não sei se é vendedor confiável, faça a sua pesquisa)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!