Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá

anexei uma imagem no post. 2% de Uso de CPU e 166% de Frequência Máxima

Meu computador começava a fazer "muito barulho" do nada, eu pensei que tivesse algum minerador no meu pc então baixei 2 antivírus, Kaspersky e o Malwarebytes, fiz varreduras e não encontrei nada.

Fiquei meio "paranoiado" com a ideia de ter um minerador no meu pc por conta do barulho então comecei a "monitorar" o desempenho pelo Gerenciador de Tarefa e Monitor de Recursos.

Tudo "normal" quando do nada a porcentagem da frequência começou a subir até ficar CRAVADO em 166%, eu pensei em ignorar já que não estou tendo problemas de desempenho mas isso tá me incomodando. Antes não cravava e oscilava nos 60%, começou a cravar nos 100%, aumentou até 166% e agora parece que tá tentando ir além "167%"

Agradeço qualquer ajuda.

PS. Tenho quase certeza que isso é normal, estou tentando pesquisar sobre problemas na "frequência máxima" mas fica aparecendo problema sobre o "uso de cpu" então decidi fazer esse post.

Talvez mude o título para "Frequência Máxima da CPU acima de 100%"

Frequenciaalta.PNG.d3af1cb15228e9c71361a6ca72a493dd.PNG

Postado
22 minutos atrás, Swalls disse:

qual seu setup?
passa de 100% predefinido? como você fez essa proeza? fez overclock?

Processador            11th Gen Intel(R) Core(TM) i5-11400F @ 2.60GHz   2.59 GHz
RAM instalada          16,0 GB (utilizável: 15,9 GB)
Vídeo                         NVIDIA GeForce RTX 3060
placa-mãe                  H510M H

BIOS                            F16

Eu nem sei fazer overclock, Frequência Máxima indo pra 168% quase cravando em 167%

Pelo visto isso não é normal... Talvez eu deva atualizar os drivers. Sabe me dizer se a Frequência Máxima do jeito que tá "166%" danifica o processador? Meu medo mesmo é esse.

@Swalls Esqueci de mencionar

Postado

@Nícolas Borges 2001 Ta normal... é o turbo boost do processador. 166% é ele rodando em 4,3 GHz provavelmente...

Essa frequência de 2,6 GHz oficial dele ai é o clock base e esses processadores atuais raramente param nele.

Eu tenho o mesmo processador é tá sempre em 4,2GHz. E ele pode chegar a 4,3 se usar apenas 4 núcleos ou 4,4 GHz usando apenas 2 núcleos.

Mesmo ocioso, se a temperatura estiver controlada ele vai manter esse clock alto.

• Curtir 2
Postado

@Sergio Mega

Isso é muito estranho, tinha visto que a Frequência Máxima fica acima de 100% para aumentar o desempenho, não é como se fosse um overclock mas um o "Turbo Boost" da Intel.

Estou bem confuso mas é provável sempre foi assim e eu não sabia... Coincidentemente o tempo que eu monitorei(uns dois dia) o "Monitor de Recursos" a Frequência Máxima não cravava nesse pico.

De qualquer forma obrigado kkkk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!