Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite amigos! Estou comseguinte setup:
RTX 4060 8GB
XEON E5 2690 V4 3.2 GHz
FONTE CORSAIR VS 450W
1X16 GB memória RAM 3200 MHz 

E uma placa-mãe atermite que deixarei especificações aqui.

O problema é que essas config não roda por exemplo fortnite no talo, já que é uma config forte, ele trava e da muita queda de frames, battlefield 2042 também da muita queda de frames mesmo no minimo. Esse problema pode está resultando em limitação de placa-mãe pra placa de vídeo? 

Esse é o link que leva direto pra minha placa-mãe, alguém pode me ajudar?
https://pt.aliexpress.com/item/1005005468035245.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.45.5f6ecaa40STC1m&gatewayAdapt=glo2bra

• Curtir 1
Postado

Fala meu guerreiro, tudo bem?

Pelo que entendi o gargalo está em 2 fatores, (1) a placa de vídeo está sendo usada 100% com esse cpu? (2) essa fonte está suportando esse seu kit? 

Postado

@hernanborher olá meu amigo! CPU em 70 a 85% de uso

RTX em 50 a 70% de uso com bastante queda de porcentagem.

a fonte pelo visto suporta o kit tdp da placa e processador é bem baixo. 

@Pedro Medeiros da Silva a solução seria qual kit até 800$ ou o processador x99 que é mais forte que o meu, conhece alguns? 

• Bruno Mendonça Andrade alterou o título para O que está limitando o desempenho da minha GeForce RTX 4060?
Postado

Você já fez alguma modificação na BIOS, CMD ou nas configurações em relação a algum hardware nesse computador antes de começar a jogar? Xeon geralmente não é muito estável, notei que você colocou seu processador com a velocidade de 3.2 GHz na lista de seu hardware, sendo que a velocidade base dele normal é 2.6, os V4 não são habilitados ainda para turbo boost então para alcançar essa velocidade alguma modificação foi feita, foram desabilitados núcleos na BIOS? Eu tinha um Xeon que após desabilitar alguns núcleos na BIOS (foram 3) ainda estava funcionando normal e com maior velocidade, porém quando desabilitei mais 1, totalizando 4, começou a ter um desempenho ruim nos jogos, pequenos travamentos, desligando e parando de dar vídeo 

Creio que seu processador não precise ser trocado, ele já é bem forte e não haveria ganho real com nenhum outro Xeon, o gargalo de processador que haveria com o seu e a RTX 4060 é inferior a 10%(que mal é notado na prática) e como os jogos que você citou não são tão pesados, não parece que o seu PC deveria estar com esse desempenho, sobre a memória não parece ser a causadora, também usava um único pente e jogava tranquilamente, o problema parece ser realmente algo relacionado a alguma modificação na BIOS, regedit, msconfig ou CMD, lembra-se de alguma modificação que fez antes de começar a jogar em alguma dessas partes? E mesmo se não se lembrar ou não ter feito algo, recomendo dar uma olhada se está tudo normal, possa ser que algo esteja diferente do padrão e esteja causando essa queda de desempenho

Postado

@ChristianRJ2 bom dia! Então é isso, porém notei que o CPU está chegando nos seus 100% de uso enquanto a placa não bate nem 80%. Vi que meu cron empurra tranquilamente a gpu, o que me deixa curioso sobre o acontecido, não fiz nenhuma modificação de BIOS, única coisa que fez foi no MSCONFIG ativando todos núcleos do cpu. 

Também não fiz nenhum OC na cpu, ele bate os 3.2 GHz mesmo sem eu ter feito nada nele, talvez ele deve ter vindo assim já, comprei na China.

não entendo muito de dente a BIOS, poderia me ajudar a respeito de saber se esta rudo ok? 

@Edvaldo J. Frederico Hop! No fortnite eu coloquei toda configuração no máximo… travamentos, queda de frames, fps em 30… não entendo. 

@Tiberio Opaa. Será que pode ser a fonte? Notei no MSI o TDP da placa não passa de 70w e o do processador fica em 50/70w.

Postado
1 hora atrás, Watilas disse:

Será que pode ser a fonte? Notei no MSI o TDP da placa não passa de 70w e o do processador fica em 50/70w.

O problema aí não é a potência dela e sim a qualidade, ela tem uma topologia ultrapassada de group regulation que é inadequada para usar com placas de vídeo e processadores modernos.

Postado

@Watilas Sobre essa configuração no msconfig pode ser uma das causas, ela é "cilada", muitos canais indicam ela como forma de otimização, porém naturalmente o windows já utiliza todos os núcleos, ela só serve se você quisesse limitar os núcleos, colocando no número máximo pode piorar o seu desempenho, em processadores com muitos núcleos essa piora é mais evidente (nos Xeon por exemplo que todos tem no mínimo 8), recomendo voltar essa configuração ao padrão

Sabe como entrar na BIOS? Se não souber a sua placa provavelmente é reiniciando o PC e quando a tela apagar pressionar o delete pra entrar na BIOS, lá você irá na configuração de hardware e procurar por configurações da CPU e ver se está tudo correto, núcleos ativos e threads(pode estar escrito de forma diferente no seu), o normal de seu processador é 2.6 GHz, provavelmente ele já foi modificado sobre os núcleos ativos na BIOS lá na China, recomendo melhor procurar vídeos sobre desativar núcleos de Xeon na BIOS que pode te ajudar melhor e explicar melhor.

Seu desempenho realmente está estranho, Xeon tem uma boa quantidade de núcleos e o Fortnite costuma se aproveitar bastante dos núcleos, não é culpa do processador e placa de vídeo em si.

O desempenho creio que não seria tão impactado por uma fonte de projeto mais antigo, a minha era uma Corsair mais antiga que a sua, CX430

A fonte cobre com certa folga o TDP de suas peças, possa ser que se realmente seu processador já veio em algum tipo de overclock mal feito, o TDP esteja no limite da fonte causando certa instabilidade, recomendo mesmo que veja as configurações do processador na BIOS 

Postado

@ChristianRJ2 Brother, da uma olhada nesse vídeo por favor! 

@ChristianRJ2 Sobre o overclock eu fui em opção de energia, avançado e em energia minima e maxima do processador eu coloquei 99%. Ou seja, tirei o OC dele que realmente veio já de fabrica. Agora no teste acima você pode ver que ele so chega a 2.6 GHz.

Postado

@Watilas Agora está ainda mais estranho, uso da CPU baixo e da GPU também, reinstale os drivers da placa e na Epic clique para fazer uma verificação dos arquivos do Fortnite, reiniciei seu PC e depois tente testar o jogo e ver se o desempenho melhora

Xeon por ser em alguns momentos instável, recomendaria testar no DX12 também, que o desempenho pode estar instável no DX11

Postado

@ChristianRJ2 Pois é, super estranho! Por isso acho que pode ser a fonte, já que a própria fabricante da placa-mãe recomenda 500w só o kit dela (PROCESSADOR, memória E placa-mãe).

Meu pc já esta rodando no dx 12.

@ChristianRJ2 Não é apenas no fortnite, a instabilidade acontece também no BF 2042 e no warzone AS VEZES. 

@Edvaldo J. Frederico Olá amigo pode da uma olhada nesse vídeo? 

• Triste 1
Postado

@Watilas Realmente então só posso pensar na possibilidade de ser a fonte, nesse momento poucas opções restam que não parece ser o seu caso como driver mal instalado/corrompido ou algum hardware com defeito 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...