Ir ao conteúdo

Qual indutor é esse?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Olá, boa noite. Estou aprendendo a testar componentes na placa, antes eu tento identificar qual é o componente (neste caso tem um "L" o que eu identifiquei como indutor) para assim ver um vídeo de como testa.

Por ser um indutor eu não sei como eu coloco as pontas de prova nesses 4 pinos, ou se tem uma ordem com o multimetro na escala de resistência. Para isso quero saber qual é o modelo para eu pesquisar em um vídeo.

Obs: Pesquisei as letras (73l174) e achei um datasheet de um Circuito Integrado. O que estou fazendo de errado?

componente.jpg

placa.jpg

  • Solução
Postado

Eu não tenho muito conhecimento prático de eletrônica, só teoria básica. Pelo que parece, esse é um indutor de supressão de ruído, serve pra filtragem e vai na entrada das fontes, geralmente o esquema do circuito é assim:

 

image9-2.png

São duas bobinas simétricas, com mesmo número de espiras e enroladas no mesmo núcleo. Com multímetro comum, a única coisa que você vai conseguir medir é se ela está dando continuidade ou se está aberta. Para medir um indutor de fato, você precisa de um instrumento com capacidade de medir indução em H (Henry).

 

Pode até ser que essas boninas de filtragem tenham uma numeração própria, já que podem ser aproveitadas em vários circuitos parecidos, mas na maioria dos casos, a numeração só se refere ao modelo do núcleo. Bobinas geralmente são customizadas, você projeta o bobina para a aplicação desejada, compra o núcleo e faz o enroalemnto. As especificações delas variam muito conforme a tensão, corrente e frequência de operação do circuito, por isso costumam ser customizadas.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, HROGDev disse:

Pesquisei as letras (73l174) e achei um datasheet de um Circuito Integrado. O que estou fazendo de errado?

Conforme o colega @GuilhermeGB já disse. 

Essas bobinas são meio que personalizadas pelo fabricante, acabam inventando códigos que só fazem sentido pra eles, mas no comércio externo podem se referir a outros componentes. 

 

2 horas atrás, HROGDev disse:

Para isso quero saber qual é o modelo para eu pesquisar em um vídeo

Não precisa saber o modelo, na prática são todas iguais. 

Ela faz parte de um filtro de linha, com intuito de não deixar passar as interferências desse equipamento para as rede e atrapalhar outros eletrônicos que estejam na mesma instalação.

2 horas atrás, HROGDev disse:

Por ser um indutor eu não sei como eu coloco as pontas de prova nesses 4 pinos, ou se tem uma ordem com o multimetro na escala de resistência.

Olhe aquele desenho branco em formato de mola, ele é o símbolo do indutor. Veja que tem dois. 

Na escala de 200R você coloca as ponteiras ali acompanhando o desenho, não há polaridade o valor a ser encontrado é próximo a zero. 

Pelo ponto de vista da foto temos uma bobina em cima e outra embaixo. 

  • Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Renato.88 disse:

aquele desenho branco em formato de mola, ele é o símbolo do indutor.

... o que pode ser confundido com um de transformador...

1.png.9a97737682dd8edd0b338e9ae5717c0f.png

Extraído da sua "oportunidade de negócio":

😁

Só mesmo a prática e tempo de uso vai te dar o discernimento entre ambos e otras cositas más. Falando nela, isso daí você testa com o multímetro na escala beep. Se der beep em cada bobina, tá tudo certo. O que me fez lembrar... um semi off...

 

Há muuuito tempo atrás havia no fantástico um quadro que era algo como pra testar a idoneidade de oficinas e seus técnicos. Então alguém da produção simplesmente abriu um contato duma bobina desta de uma tv de tubo em cores. Na época equivalia à algo como uma de 70" 8K e os cara ia dar assistência em casa. Filmando a atitude dos cara, um deles falou que era "uma peça chamada fly back" e cobraria uma mini fortuna pelo conserto. Bem... houveram mais explicações mas só esta vaga na minha homônima lembrança.

Ah.. e tem mais uma: só um (01) técnico cobrou um preço justo só pela visita (deve ser uns 150 hoje em dia) segundo a reportagem.

Qualquer momento tento achar isso daí na rede...🙃

  • Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...