Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual indutor é esse?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Olá, boa noite. Estou aprendendo a testar componentes na placa, antes eu tento identificar qual é o componente (neste caso tem um "L" o que eu identifiquei como indutor) para assim ver um vídeo de como testa.

Por ser um indutor eu não sei como eu coloco as pontas de prova nesses 4 pinos, ou se tem uma ordem com o multimetro na escala de resistência. Para isso quero saber qual é o modelo para eu pesquisar em um vídeo.

Obs: Pesquisei as letras (73l174) e achei um datasheet de um Circuito Integrado. O que estou fazendo de errado?

componente.jpg

placa.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Eu não tenho muito conhecimento prático de eletrônica, só teoria básica. Pelo que parece, esse é um indutor de supressão de ruído, serve pra filtragem e vai na entrada das fontes, geralmente o esquema do circuito é assim:

 

image9-2.png

São duas bobinas simétricas, com mesmo número de espiras e enroladas no mesmo núcleo. Com multímetro comum, a única coisa que você vai conseguir medir é se ela está dando continuidade ou se está aberta. Para medir um indutor de fato, você precisa de um instrumento com capacidade de medir indução em H (Henry).

 

Pode até ser que essas boninas de filtragem tenham uma numeração própria, já que podem ser aproveitadas em vários circuitos parecidos, mas na maioria dos casos, a numeração só se refere ao modelo do núcleo. Bobinas geralmente são customizadas, você projeta o bobina para a aplicação desejada, compra o núcleo e faz o enroalemnto. As especificações delas variam muito conforme a tensão, corrente e frequência de operação do circuito, por isso costumam ser customizadas.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, HROGDev disse:

Pesquisei as letras (73l174) e achei um datasheet de um Circuito Integrado. O que estou fazendo de errado?