Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual indutor é esse?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Olá, boa noite. Estou aprendendo a testar componentes na placa, antes eu tento identificar qual é o componente (neste caso tem um "L" o que eu identifiquei como indutor) para assim ver um vídeo de como testa.

Por ser um indutor eu não sei como eu coloco as pontas de prova nesses 4 pinos, ou se tem uma ordem com o multimetro na escala de resistência. Para isso quero saber qual é o modelo para eu pesquisar em um vídeo.

Obs: Pesquisei as letras (73l174) e achei um datasheet de um Circuito Integrado. O que estou fazendo de errado?

componente.jpg

placa.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Eu não tenho muito conhecimento prático de eletrônica, só teoria básica. Pelo que parece, esse é um indutor de supressão de ruído, serve pra filtragem e vai na entrada das fontes, geralmente o esquema do circuito é assim:

 

image9-2.png

São duas bobinas simétricas, com mesmo número de espiras e enroladas no mesmo núcleo. Com multímetro comum, a única coisa que você vai conseguir medir é se ela está dando continuidade ou se está aberta. Para medir um indutor de fato, você precisa de um instrumento com capacidade de medir indução em H (Henry).

 

Pode até ser que essas boninas de filtragem tenham uma numeração própria, já que podem ser aproveitadas em vários circuitos parecidos, mas na maioria dos casos, a numeração só se refere ao modelo do núcleo. Bobinas geralmente são customizadas, você projeta o bobina para a aplicação desejada, compra o núcleo e faz o enroalemnto. As especificações delas variam muito conforme a tensão, corrente e frequência de operação do circuito, por isso costumam ser customizadas.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, HROGDev disse:

Pesquisei as letras (73l174) e achei um datasheet de um Circuito Integrado. O que estou fazendo de errado?

Conforme o colega @GuilhermeGB já disse. 

Essas bobinas são meio que personalizadas pelo fabricante, acabam inventando códigos que só fazem sentido pra eles, mas no comércio externo podem se referir a outros componentes. 

 

2 horas atrás, HROGDev disse:

Para isso quero saber qual é o modelo para eu pesquisar em um vídeo

Não precisa saber o modelo, na prática são todas iguais. 

Ela faz parte de um filtro de linha, com intuito de não deixar passar as interferências desse equipamento para as rede e atrapalhar outros eletrônicos que estejam na mesma instalação.

2 horas atrás, HROGDev disse:

Por ser um indutor eu não sei como eu coloco as pontas de prova nesses 4 pinos, ou se tem uma ordem com o multimetro na escala de resistência.

Olhe aquele desenho branco em formato de mola, ele é o símbolo do indutor. Veja que tem dois. 

Na escala de 200R você coloca as ponteiras ali acompanhando o desenho, não há polaridade o valor a ser encontrado é próximo a zero. 

Pelo ponto de vista da foto temos uma bobina em cima e outra embaixo. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Renato.88 disse:

aquele desenho branco em formato de mola, ele é o símbolo do indutor.

... o que pode ser confundido com um de transformador...

1.png.9a97737682dd8edd0b338e9ae5717c0f.png

Extraído da sua "oportunidade de negócio":

😁

Só mesmo a prática e tempo de uso vai te dar o discernimento entre ambos e otras cositas más. Falando nela, isso daí você testa com o multímetro na escala beep. Se der beep em cada bobina, tá tudo certo. O que me fez lembrar... um semi off...

 

Há muuuito tempo atrás havia no fantástico um quadro que era algo como pra testar a idoneidade de oficinas e seus técnicos. Então alguém da produção simplesmente abriu um contato duma bobina desta de uma tv de tubo em cores. Na época equivalia à algo como uma de 70" 8K e os cara ia dar assistência em casa. Filmando a atitude dos cara, um deles falou que era "uma peça chamada fly back" e cobraria uma mini fortuna pelo conserto. Bem... houveram mais explicações mas só esta vaga na minha homônima lembrança.

Ah.. e tem mais uma: só um (01) técnico cobrou um preço justo só pela visita (deve ser uns 150 hoje em dia) segundo a reportagem.

Qualquer momento tento achar isso daí na rede...🙃

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!