Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente, tenho enfrentado crashes estranhos nos jogos que costumo jogar, além de erros de "out of memory" ao assistir vídeos e até mesmo tela azul da morte sem aviso prévio. Diante desses problemas, decidi realizar um teste utilizando o memtest86. Os resultados mostrados nas imagens confirmaram minhas suspeitas: há setores defeituosos na memória. Surgiu então a seguinte dúvida: seria possível isolar esses setores danificados para evitar que o sistema operacional ou qualquer outro programa escreva dados neles? Essa medida seria paliativa, mas poderia ajudar até que eu compre outro módulo de memória.

20240411_164124.jpg

20240411_164204.jpg

• Triste 1
Postado

@Zoommod Tenta trocar os pentes de lugar! no teste os endereços do erro aconteceram nos primeiros 6GB da RAM se trocar, você teria os 8GB do pente bom + 6GB do pente ruim antes de cruz\r com o erro, e pode ser que o erro apareça com menos frequência...

Além disso o erro foi no teste de bit hammering, que é um teste de segurança da informação, que consiste em "martelar" um padrão de dados repetido em uma coluna vizinha, e depois ler os dados vizinhos pra ver se eles se alteram, malwares bem avançados usam essa técnica pra alterar dados sensíveis na memória e tomar controle ou escalar privilégios do sistema operacional, mas é uma ataque bem sofisticado que costuma ficar restrito a servidores...

Eu mesmo nunca vi uma memória chinesa passar nesses testes de RAM hammering, mesmo com o modulo funcionando Ok no dia a dia...

Postado

@F4b10 O pior é que quando comprei fiz esse mesmo teste e ele passou em todos. Sobre trocar os pentes de lugar: será que ameniza mesmo? Achei que a escolha de onde o dado é "armazenado" fosse aleatório e não sequencial

Postado

@ZoommodRealmente, pensando no acesso em dual channel, os 2 pentes sendo acessados juntos, esses endereços acabariam sendo acessados da esma forma independente da posição do pente...🙃 o melhor é remover o primeiro modulo mesmo.

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...