Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível isolar os setores defeituosos da memória RAM?


Posts recomendados

 

Recentemente, tenho enfrentado crashes estranhos nos jogos que costumo jogar, além de erros de "out of memory" ao assistir vídeos e até mesmo tela azul da morte sem aviso prévio. Diante desses problemas, decidi realizar um teste utilizando o memtest86. Os resultados mostrados nas imagens confirmaram minhas suspeitas: há setores defeituosos na memória. Surgiu então a seguinte dúvida: seria possível isolar esses setores danificados para evitar que o sistema operacional ou qualquer outro programa escreva dados neles? Essa medida seria paliativa, mas poderia ajudar até que eu compre outro módulo de memória.

20240411_164124.jpg

20240411_164204.jpg

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, dei uma pesquisada aqui e parece até que dá para fazer algo assim com o Windows BCD (Boot Configuration Data) se você tiver conhecimento avançado nisso:

https://superuser.com/a/956602/650176

 

Mas dado o trabalho eu acho mais fácil tirar o pente de memória problemático e ficar apenas com o funcional até você conseguir comprar outro.

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zoommod Tenta trocar os pentes de lugar! no teste os endereços do erro aconteceram nos primeiros 6GB da RAM se trocar, você teria os 8GB do pente bom + 6GB do pente ruim antes de cruz\r com o erro, e pode ser que o erro apareça com menos frequência...

 

Além disso o erro foi no teste de bit hammering, que é um teste de segurança da informação, que consiste em "martelar" um padrão de dados repetido em uma coluna vizinha, e depois ler os dados vizinhos pra ver se eles se alteram, malwares bem avançados usam essa técnica pra alterar dados sensíveis na memória e tomar controle ou escalar privilégios do sistema operacional, mas é uma ataque bem sofisticado que costuma ficar restrito a servidores...

 

Eu mesmo nunca vi uma memória chinesa passar nesses testes de RAM hammering, mesmo com o modulo funcionando Ok no dia a dia...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!