Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gostaria de saber se vale a pena colocar 32GB de memória RAM no meu PC Ryzen 3


Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Estou querendo colocar mais memória RAM no meu PC, a placa-mãe é a320mh e o processador é Ryzen 3 2200g, atualmente tenho 2x4gb de memória RAM, gostaria de saber se vale a pena colocar 2x16gb ou se apenas 2x8gb já é o suficiente porque raramente vejo alguém que tem tenha as mesmas especificações que eu usando 32gb mesmo a placa-mãe suportando 32gb, a maioria dos vídeos de gameplay que vejo são de 16gb

Gostaria de saber também qual frequência de memória RAM vcs me recomendam

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@saiborgu Se utiliza o PC basicamente para jogar, não vale a pena.. 16GB em dual-channel já atende.

 

Além disso, penso que não vale a pena investir em 32GB de RAM mantendo-se na plataforma DDR4, faça esse investimento quando for migrar para o DDR5.

 

E por fim, de modo geral, 32GB serão necessários para usuários que trabalham com programas específicos e que exijam memória, como programas de renderização ou edição de vídeo por exemplo.

 

Abraços!

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme_dr Obrigado pela resposta amigo, quanto a frequência da memória, vale a pena comprar de 3200 MHz ou só de 2666 MHz já é o suficiente? Um amigo em outra postagem aqui do fórum disse que essa a320mh nem permite fazer overclock (e mesmo se pudesse, eu tenho medo de fazer kkkkk) e também parece que não tem problemas usar uma frequência maior que a suportada pela placa-mãe, mesmo se eu usar 3200 MHz, ela reconheceria como 2933 MHz que é o seu máximo

 

E quanto ao que você disse sobre trabalhar com programas específicos, lembrei que estava interessado em testar a IA stable diffusion, mas quando tentei antes não consegui, saberia me informar se esse upgrade na memória RAM poderia me ajudar a usar o stable diffusion? e se fosse 32gb, ajudaria mais ainda? Pelo que pesquisei apu da Ryzen precisa de no mínimo 16gb pra rodar o stable diffusion

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@saiborgu Se for adquirir novos pentes de memórias (sem utilizar junto com seus atuais), vale a pena sim já comprar de 3200Mhz, não há diferença de preço nisso e já estaria com a frequência ideal para um futuro upgrade de CPU e placa-mãe.

 

Como você mesmo disse, ao conectar memórias de 3200Mhz em um kit que não suporte, elas vão funcionar normalmente mas em uma frequência menor, então não tem porque não compra-las.

 

19 minutos atrás, saiborgu disse:

E quanto ao que você disse sobre trabalhar com programas específicos, lembrei que estava interessado em testar a IA stable diffusion, mas quando tentei antes não consegui, saberia me informar se esse upgrade na memória RAM poderia me ajudar a usar o stable diffusion? e se fosse 32gb, ajudaria mais ainda? Pelo que pesquisei apu da Ryzen precisa de no mínimo 16gb pra rodar o stable diffusion

 

Não sei muito sobre Stable Diffusion, mas acho creio que mesmo com 8GB de RAM funcionariam, claro que 16GB é melhor, mas ainda assim em nível de entusiasta, não vale a pena investir em 32GB. Outra coisa importante a ser dita é que Stable Diffusion exige uma boa placa gráfica, acho que é aí que esteve o seu problema.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@saiborgu Boa tarde, tudo bem?

 

Como o colega @guilherme_dr  se você for usar o PC apenas para jogos 16Gb já atende a maioria dos usuários.

Agora se você gosta de abrir umas 50 abas do chromes tudo ao mesmo tempo assim como eu faço 🤣, e já carregar um jogo, é uma boa 32Gb.

Ainda mais de você for rodar máquinas virtuais. 

E pegue no mínimo DDR4 3200Mhz

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!