Ir ao conteúdo

Gostaria de saber se vale a pena colocar 32GB de memória RAM no meu PC Ryzen 3

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

Estou querendo colocar mais memória RAM no meu PC, a placa-mãe é a320mh e o processador é Ryzen 3 2200g, atualmente tenho 2x4gb de memória RAM, gostaria de saber se vale a pena colocar 2x16gb ou se apenas 2x8gb já é o suficiente porque raramente vejo alguém que tem tenha as mesmas especificações que eu usando 32gb mesmo a placa-mãe suportando 32gb, a maioria dos vídeos de gameplay que vejo são de 16gb

Gostaria de saber também qual frequência de memória RAM vcs me recomendam

• Moderador
Postado

@saiborgu Se utiliza o PC basicamente para jogar, não vale a pena.. 16GB em dual-channel já atende.

Além disso, penso que não vale a pena investir em 32GB de RAM mantendo-se na plataforma DDR4, faça esse investimento quando for migrar para o DDR5.

E por fim, de modo geral, 32GB serão necessários para usuários que trabalham com programas específicos e que exijam memória, como programas de renderização ou edição de vídeo por exemplo.

Abraços!

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@guilherme_dr Obrigado pela resposta amigo, quanto a frequência da memória, vale a pena comprar de 3200 MHz ou só de 2666 MHz já é o suficiente? Um amigo em outra postagem aqui do fórum disse que essa a320mh nem permite fazer overclock (e mesmo se pudesse, eu tenho medo de fazer kkkkk) e também parece que não tem problemas usar uma frequência maior que a suportada pela placa-mãe, mesmo se eu usar 3200 MHz, ela reconheceria como 2933 MHz que é o seu máximo

E quanto ao que você disse sobre trabalhar com programas específicos, lembrei que estava interessado em testar a IA stable diffusion, mas quando tentei antes não consegui, saberia me informar se esse upgrade na memória RAM poderia me ajudar a usar o stable diffusion? e se fosse 32gb, ajudaria mais ainda? Pelo que pesquisei apu da Ryzen precisa de no mínimo 16gb pra rodar o stable diffusion

• Moderador
  • Solução
Postado

@saiborgu Se for adquirir novos pentes de memórias (sem utilizar junto com seus atuais), vale a pena sim já comprar de 3200Mhz, não há diferença de preço nisso e já estaria com a frequência ideal para um futuro upgrade de CPU e placa-mãe.

Como você mesmo disse, ao conectar memórias de 3200Mhz em um kit que não suporte, elas vão funcionar normalmente mas em uma frequência menor, então não tem porque não compra-las.

19 minutos atrás, saiborgu disse:

E quanto ao que você disse sobre trabalhar com programas específicos, lembrei que estava interessado em testar a IA stable diffusion, mas quando tentei antes não consegui, saberia me informar se esse upgrade na memória RAM poderia me ajudar a usar o stable diffusion? e se fosse 32gb, ajudaria mais ainda? Pelo que pesquisei apu da Ryzen precisa de no mínimo 16gb pra rodar o stable diffusion

Não sei muito sobre Stable Diffusion, mas acho creio que mesmo com 8GB de RAM funcionariam, claro que 16GB é melhor, mas ainda assim em nível de entusiasta, não vale a pena investir em 32GB. Outra coisa importante a ser dita é que Stable Diffusion exige uma boa placa gráfica, acho que é aí que esteve o seu problema.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@saiborgu Boa tarde, tudo bem?

Como o colega @guilherme_dr  se você for usar o PC apenas para jogos 16Gb já atende a maioria dos usuários.

Agora se você gosta de abrir umas 50 abas do chromes tudo ao mesmo tempo assim como eu faço 🤣, e já carregar um jogo, é uma boa 32Gb.

Ainda mais de você for rodar máquinas virtuais. 

E pegue no mínimo DDR4 3200Mhz

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...