Ir ao conteúdo

Core i7 12700kf super aquecendo com water cooler Rise Mode Z 240mm

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Meu irmão tem um I7 12700KF e comprou um water cooler rise mode de 2 fans de 120mm https://www.kabum.com.br/produto/114641/water-cooler-rise-mode-z-240-frost-RGB-240mm-amd-intel-branco-rm-wcz-02-RGB?gad_source=1&gclid=CjwKCAjww_iwBhApEiwAuG6ccBDdQtw4QNKBN8_1tCxh_vfS-OmVSg5krd-RZSbm8qHFFmfIK3uNmRoCBh4QAvD_BwE
mas o processador a 25% de uso bate no minimo 77 graus, gostaria de saber se o water cooler é mt fraco ou ele na montagem pode ter instalado errado e não ter feito o water cooler encostar no processador certinho pra dissipar o calor.

Postado

Olá boa noite, bem esses water cooler são bem simples mesmo mas está em uma temperatura até que alta, mas esses processadores são bem quentes. Como está a instalação? Bem se não for problema com instalação terá que troca esse water cooler. Eu acho que um LE500 ou H100i RGB já seguraria esse processador.

O ideal seria um Air cooler. Mas se quer estética vá de water cooler

Postado

Mas... vocês compraram a borda de metal para resolver o problema do soquete lixoso da Intel? Além disso, controlaram a tensão manualmente na BIOS?

Se não fizer essas duas coisas, não dá para reclamar de temperatura.

• Solução
Postado

1 - Esse processador esquenta muito mesmo, até com cooler bom ele trabalha em temperaturas mais elevadas. Se você forçar uma alta carga nele, em situações normais ele vai rodar tranquilo.

2 - O cooler que você tem é muito ruim pra esse processador. Water coolers baratos, como esses oferecidos pela marca Rise Mode, devem ser evitado.

3 - O air flow do seu gabinete também vai afetar diretamente a temperatura do processador. Se o air flow for ruim, o processador vai aquecer além do normal.

É até meio irônico você ter investido numa configuração com 12700KF, que não é barata, e ter economizado em cooler.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, LucasMomi disse:

Meu irmão tem um I7 12700KF e comprou um water cooler rise mode de 2 fans de 120mm https://www.kabum.com.br/produto/114641/water-cooler-rise-mode-z-240-frost-RGB-240mm-amd-intel-branco-rm-wcz-02-RGB?gad_source=1&gclid=CjwKCAjww_iwBhApEiwAuG6ccBDdQtw4QNKBN8_1tCxh_vfS-OmVSg5krd-RZSbm8qHFFmfIK3uNmRoCBh4QAvD_BwE
mas o processador a 25% de uso bate no mínimo 77 graus, gostaria de saber se o water cooler é mt fraco ou ele na montagem pode ter instalado errado e não ter feito o water cooler encostar no processador certinho pra dissipar o calor.

Noite 

Tenho um i5 13600k que é praticamente um i7 12700k e com water cooler de 240mm mesmo com overclock consigo manter processador em full na média dos 82ºC +/-.

O segredo é undervolt, se bem feito o mesmo não diminui o desempenho e deixe o processador mais frio.

Postado

@LucasMomi e qual foi o gabinete que ele colou nesse PC? Tem o modelo dele? Existem muitos casos onde o problema de aquecimento nem é totalmente por culpa do cooler, mas sim por conta do gabinete (falta de air flow).

Não sei te dizer se seria normal para esse processador pegar 77ºC com 25% de uso com esse tipo de cooler, vai depender também do que exatamente ele estava rodando. Uma coisa é ter 25% de carga distribuída igualmente em todos os núcleos/threads, outra é ter uma parte dos núcleos trabalhando bastante enquanto outra parte está "dormindo", também resultando em 25% no geral. O processador tem potencial para esquentar mais nesse segundo caso do que no primeiro.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...