Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i7 12700kf super aquecendo com water cooler Rise Mode Z 240mm


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Meu irmão tem um I7 12700KF e comprou um water cooler rise mode de 2 fans de 120mm https://www.kabum.com.br/produto/114641/water-cooler-rise-mode-z-240-frost-RGB-240mm-amd-intel-branco-rm-wcz-02-RGB?gad_source=1&gclid=CjwKCAjww_iwBhApEiwAuG6ccBDdQtw4QNKBN8_1tCxh_vfS-OmVSg5krd-RZSbm8qHFFmfIK3uNmRoCBh4QAvD_BwE
mas o processador a 25% de uso bate no minimo 77 graus, gostaria de saber se o water cooler é mt fraco ou ele na montagem pode ter instalado errado e não ter feito o water cooler encostar no processador certinho pra dissipar o calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Core i7 12700kf super aquecendo com water cooler Rise Mode Z 240mm

Olá boa noite, bem esses water cooler são bem simples mesmo mas está em uma temperatura até que alta, mas esses processadores são bem quentes. Como está a instalação? Bem se não for problema com instalação terá que troca esse water cooler. Eu acho que um LE500 ou H100i RGB já seguraria esse processador.

O ideal seria um Air cooler. Mas se quer estética vá de water cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

1 - Esse processador esquenta muito mesmo, até com cooler bom ele trabalha em temperaturas mais elevadas. Se você forçar uma alta carga nele, em situações normais ele vai rodar tranquilo.

2 - O cooler que você tem é muito ruim pra esse processador. Water coolers baratos, como esses oferecidos pela marca Rise Mode, devem ser evitado.

3 - O air flow do seu gabinete também vai afetar diretamente a temperatura do processador. Se o air flow for ruim, o processador vai aquecer além do normal.

 

É até meio irônico você ter investido numa configuração com 12700KF, que não é barata, e ter economizado em cooler.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, LucasMomi disse:

Meu irmão tem um I7 12700KF e comprou um water cooler rise mode de 2 fans de 120mm https://www.kabum.com.br/produto/114641/water-cooler-rise-mode-z-240-frost-RGB-240mm-amd-intel-branco-rm-wcz-02-RGB?gad_source=1&gclid=CjwKCAjww_iwBhApEiwAuG6ccBDdQtw4QNKBN8_1tCxh_vfS-OmVSg5krd-RZSbm8qHFFmfIK3uNmRoCBh4QAvD_BwE
mas o processador a 25% de uso bate no mínimo 77 graus, gostaria de saber se o water cooler é mt fraco ou ele na montagem pode ter instalado errado e não ter feito o water cooler encostar no processador certinho pra dissipar o calor.

Noite 

 

Tenho um i5 13600k que é praticamente um i7 12700k e com water cooler de 240mm mesmo com overclock consigo manter processador em full na média dos 82ºC +/-.

O segredo é undervolt, se bem feito o mesmo não diminui o desempenho e deixe o processador mais frio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasMomi e qual foi o gabinete que ele colou nesse PC? Tem o modelo dele? Existem muitos casos onde o problema de aquecimento nem é totalmente por culpa do cooler, mas sim por conta do gabinete (falta de air flow).

 

Não sei te dizer se seria normal para esse processador pegar 77ºC com 25% de uso com esse tipo de cooler, vai depender também do que exatamente ele estava rodando. Uma coisa é ter 25% de carga distribuída igualmente em todos os núcleos/threads, outra é ter uma parte dos núcleos trabalhando bastante enquanto outra parte está "dormindo", também resultando em 25% no geral. O processador tem potencial para esquentar mais nesse segundo caso do que no primeiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!