Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe Gigabyte é de má qualidade?


Posts recomendados

A minha vida toda usei a marca Gigabyte sempre por conta do custo-benefício e sempre tinha problemas nos computadores que eu montava, sempre usei AMD desde os AM3+ (tive 3 PCs diferentes com esse socket) e agora estou no meu 2 PC com o AM4, a todo momento acontece algo, principalmente da placa-mãe morrer do nada ou começar a ocorrer alguns defeitos, meu PC atual é o da assinatura tirando a fonte que já mudei a muito tempo, hoje uso uma Corsair CX 550F, não se é azar ou a marca é "ruim" mesmo.

 

Agora tive essa impressão real pois ocorreu no PC da minha esposa, como sempre usei AMD pensei que fosse isso, então montamos um PC intel zerado para ela, fonte corsair também CX 500, placa-mãe de qual marca? Isso, gigabyte, e o que ocorreu? sim, a placa-mãe morreu com 1 ano e 1 mês de uso, isso um mês após acabar a garantia legal tanto pela loja quanto pela fabricante e agora meu PC com placa-mãe gigabyte está esquisito com a placa-mãe tendo 1 ano e meio de uso, ele as vezes não da boot, fica bipando várias vezes, as janelas do Windows ficam pretas e voltam, o microfone está com chiado até usando placa de som USB e a lista só aumenta.

 

OBS: Comprei uma placa-mãe MSI para o PC da minha esposa e até o momento tudo ok, já tem 3 meses de uso.
OBS2: Uso icampler em ambos os PCs e não tenho aterramento em minha residência pois é muito antiga.

 

Desculpem o desabafo mas queria saber se sou o único com essas experiencias ruins com essa marca de placa-mãe ou mais alguém teve também?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MouraFox Normalmente não vejo o pessoal recomendar placa-mãe da Gigabyte, talvez algumas AM5, mas bem difícil, até por que as da Gigabyte no inicio da AM5 diziam que estava dando problemas sérios na placa, mas não era somente a Gigabyte com esse problema.

 

Na questão de AM4, tem a a520m Gigabyte, que dizem ter esquentado até mesmo com um Ryzen 5 5600G. Minha namorada utiliza essa placa-mãe a mais de 2 anos e nunca teve alguma complicação, inclusive com o Ryzen 5 5600G, porém, sem placa de vídeo. Mais pra frente ela vai receber a minha placa de vídeo e vamos ver como vai se sair... a fonte é uma Corsair Corsair CV550w e por mais que digam que é de '' baixa '' qualidade, você consegue usar por 3/4 anos numa boa.

 

Isso no seu caso não parece ser somente azar, até por que aconteceu várias vezes como você comentou. O certo mesmo é evitar a Gigabyte e só aderir quando é placa de vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diga o modelo exato e onde comprou. Existem casos sim de problemas mas em determinados modelos e não é só gigabyte não.

A princípio é confiável sim, e existem circunstancias em que sobrecargas causadas por fatores externos podem provocar a queima de eletronicos, tais como falta de energia ou variação dela. A qualidade de fornecimento de energia em SP está horrível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Middoken Exato e só fui reparar isso ESSE ano depois de quase 10 anos usando sempre a mesma marca, o engraçado que manjo um pouco de informática e montei alguns PCs para clientes ao longo do tempo e como eles sempre prezaram mais pelo preço baixo do que o beneficio sempre peguei placas de outras marcas e para eles nunca deram problema kkkkk.

 

@PedraX Então cara, são N lugares, sou do RJ, então já comprei em loja física, online como Kabum, Pichau, Terabyte, tive um caso de uma vez uma B550 da ASUS ter vindo com defeito (aparentemente) e me deram reembolso mas acho que foi caso isolado, mas as da gigabyte uma hora ou outra sempre dão problema, acabou de acontecer outra coisa com meu PC, eu trabalhando e o PC simplesmente reiniciou, não travou nem nada, só reiniciou, sem pico de energia nem nada, acho melhor eu começar a procurar uma placa-mãe novo só por desencargo de consciência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No parque que eu gerenciava, as campeãs de problemas eram as MSI, seguidas pelas Gigabytes. Até as ECS duravam mais. Mas adianto que você tem dois fatores que são agravantes para o problema: ausência de aterramento e maresia. Recomendo aterrar, pelo menos, as tomadas onde os computadores são usados e verificar se não está ocorrendo oxidação. Como a placa-mãe é o maior componente eletrônico, tende a sofrer mais com este problema de oxidação. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters  Então realmente a parte do aterramento posso tentar resolver mas será que isso iria gerar tantos problemas ao longo desses anos? porque tenho outros aparelhos a mais de 10 anos e nunca queimaram nem nada, eu moro longe da praia porém não sei a umidade da região se pode gerar o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tarde

 

Meu terceiro PC ( MSI 865PE Neo2 Platinum - soquete PGA 478), quarto PC ( MSI p965 platinum - soquete LGA 775), quinto PC (MSI P55-GD85 - LGA 1156) e atual PC msi mag z690 tomahawk wifi DDR4 LGA 1700, todos eles usei placa-mãe da MSI e nunca tive problema graças a Deus.

Para não dizer que tive problema no quarto PC a ultima versão da BIOS estava com BO fazendo com que o PC não reconhece-se placa de vídeo no slot PCI-E, no dia reparei que o sistema estava carregando e não estava subindo imagem.

Sei que estava carregando por conta da atividade do HDD led, após eu conectar uma placa de vídeo PCI consegui voltar a BIOS anterior e o PC voltou ao normal.

Meu quinto PC usei por 10 ano sem nem um problema, só tive um problema mais foi por burrice minha, mais teve conserto graças a Deus.

E uso aterramento des do quarto PC.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação a durabilidade, não sei se as Gigabytes, no geral, são tão ruins assim. Sei que Gigabyte dá muito problema de BIOS em AM4, falta de estabilidade, de compatibilidade, coisas desse tipo. Geralmente os problemas vão se resolvendo com atualização de BIOS, mas as vezes novos problemas acabam aparecendo. Mas pra ser sincero, já faz bastante tempo que não vejo nada relacionado com as placas Gigabyte, alguns anos atrás era bem mais comum. Na hora de recomendar peças aqui no fórum, dou preferência para marcas MSI e ASUS, depois vem a Gigabyte.

 

1 hora atrás, MouraFox disse:

então montamos um PC intel zerado para ela, fonte corsair também CX 500

O PC é TODO do zero? Porque a Corsair CX500 saiu de linha faz muitos anos, a Corsair lançou novas variações melhoradas da linha CX lá por volta de 2017, e depois não tinha mais modelo CX500, era CX450 ou CX550. Talvez quis dizer CX550?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Agora minha esposa está usando uma da MSI, por enquanto está tudo ok.

 

@GuilhermeGB  Sim, quando comprei era tudo novo, a fonte eu comprei no final do ano passado é uma CX550F RGB, não sei se o modelo é novo mas comprei ela na pichau zero. As memórias são 3600 mas to usando a 3200 para ver se para de dar problema mas pelo visto não adiantou pois esses dias o PC congelou e hoje ele reiniciou do nada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, MouraFox disse:

@Edvaldo J. Frederico Agora minha esposa está usando uma da MSI, por enquanto está tudo ok.

 

@GuilhermeGB  Sim, quando comprei era tudo novo, a fonte eu comprei no final do ano passado é uma CX550F RGB, não sei se o modelo é novo mas comprei ela na pichau zero. As memórias são 3600 mas to usando a 3200 para ver se para de dar problema mas pelo visto não adiantou pois esses dias o PC congelou e hoje ele reiniciou do nada.

Sobre as placas da gigabyte aqui no meu serviço temos muitos PCs que usam placa-mãe dessa marca, inclusive em computadores que ficam na produção e que passam mais de 12 horas ligados por dia.

Tem placa-mãe da gigabyte com mais de 5 anos.

Na época que eles usavam esquema de duas BIOS, era um reclamação em cima de outra.

No ano passado ajudei um colega a fazer um upgrade e usamos placa da gigabyte por enquanto está normal.

9a.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SantosF  Cara eu não moro perto da praia, porém onde moro tem muita umidade do chão, tanto que fui fazer uma reforma esse ano na minha sala para trocar os pisos e o tijolo parecia que tinha sido molhado com mangueira kkkkk.

 

@Edvaldo J. Frederico @GuilhermeGB @Kleber Peters  Sabem alguma forma de testar a placa-mãe para saber se ela está com problemas? Usei o AIDA64, fiz todos os testes de estabilidade  separadamente e juntos e nenhum problema em si ocorreu, nada de tela azul ou coisa do tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
46 minutos atrás, MouraFox disse:

@SantosF  Cara eu não moro perto da praia, porém onde moro tem muita umidade do chão, tanto que fui fazer uma reforma esse ano na minha sala para trocar os pisos e o tijolo parecia que tinha sido molhado com mangueira kkkkk.

 

@Edvaldo J. Frederico @GuilhermeGB @Kleber Peters  Sabem alguma forma de testar a placa-mãe para saber se ela está com problemas? Usei o AIDA64, fiz todos os testes de estabilidade  separadamente e juntos e nenhum problema em si ocorreu, nada de tela azul ou coisa do tipo.

Cara eu não conheço nem um programa para testar placa-mãe.

Placa-mãe você tem é que testar os recursos que ele oferece como, entrada de rede, os slots PC ou PC-E, porta USB, portas sata ou IDE, se o mesmo está apresentando tela azul por exemplo, você tem que testar itens que se encaixa na placa-mãe como memória RAM, processador.

Agora se você tem duas placas mães idênticas, e você remove instala a memória em uma placa-mãe e nela dá tela azul, e essa mesma memória em outra placa-mãe não da tela azul, pode ser sim que a placa esteja com defeito.

Porém as vezes é um problema no sistema operacional, já que o mesmo também pode fazer o PC dar tela azul.

Esse teste de estresse do processador  e memória pode se considerar um teste de placa-mãe, porque tudo do PC passa pela placa-mãe.

Testou o processador, a placa-mãe se não tiver um bom VRM para alimentar, vai dar 💩.

Cara placa-mãe é funciona ou não funciona, não existe meio termo, para chegar na conclusão que o mesmo está com defeito, é preciso fazer muitos testes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico  Entendi, é como eu falei fiz todos os testes do AIDA separadamente com cada componente e depois todos os testes juntos, e não deu tela azul, eu montei o PC fora do gabinete também para ter certeza que o gabinete não está causando algum tipo de curto ou problema, ainda está ocorrendo alguns problemas esquisitos porém até agora nada de tela azul, eu vou ir testando as peças da minha esposa no meu PC, vou trocar as memórias, depois processador e por ultimo vou colocar minhas peças na placa-mãe da minha esposa e ver o que da.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!