Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma fonte de 1200w ou uma de 500w - haverá o mesmo consumo de energia?


Posts recomendados

Olá!

 

Desculpem a pergunta leiga.

 

Mas um PC que consome apenas 400w por exemplo,

 

Colocar uma fonte de 500w ou uma de 750w ou uma de 1200w, no fim das contas haverá o mesmo consumo de energia?

 

Se sim , qual o lado negativo de colocar uma fonte muito forte em um PC que não precisa disso tudo? Há um lado negativo?

 

Obrigado desde já. 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa noite, sim se a fonte é de 750W É o consumo é de 500W Só ira usar 500W. Já a questão de calculo de energia pelo valor de conta de luz, se não me engano  quanto maior a eficiência da fonte, menos energia é desperdiçada em forma de calor. Logo ira economizar na energia.
 

8 minutos atrás, lwirkk disse:

Se sim , qual o lado negativo de colocar uma fonte muito forte em um PC que não precisa disso tudo? Há um lado negativo?

Bem tem vários lados negativos um deles é seu orçamento principalmente. Tendo em mente que cada vai que surgi novas placas/processadores o consumo de watts vem diminuindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, CaptaAngolan disse:

Olá boa noite, sim se a fonte é de 750W É o consumo é de 500W Só ira usar 500W. Já a questão de calculo de energia pelo valor de conta de luz, se não me engano  quanto maior a eficiência da fonte, menos energia é desperdiçada em forma de calor. Logo ira economizar na energia.
 

Bem tem vários lados negativos um deles é seu orçamento principalmente. Tendo em mente que cada vai que surgi novas placas/processadores o consumo de watts vem diminuindo.

 

Tenho uma de 500w 80 plus bronze, meu PC consome cerca de 300w a 350w geralmente (não tem GPU para jogos). Apenas uma Quadro de 40w.

Estou cogitando pegar uma fonte de 750w ou 1000w 80 plus platinum  (foram as mais "fracas" que achei que mais se aproxima de minha necessidade de confiabilidade e silêncio).

 

Meu receio era o consumo aumentar desnecessariamente, ou afetar negativamente a fonte por usar muito menos do que ela tem capacidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, CaptaAngolan disse:

Qual é o modelo da sua fonte? Uma fonte de qualidade de 450W Já segura uma RTX 4060/RX 7600. É voce possuir uma fonte de 500W

 

Seasonic s12-ii 520w 80 plus bronze

Tem 9.5 anos de uso contínuo, está firme e forte e sem sinais de que irá parar, mas.... Estou pensando em comprar outra e deixar essa como backup,, pois se ela parar, não quero ter que comprar fonte na pressa e pagar gato por lebre.

 

ASRock x670 steel legend

AM5 7700x

Quadro t600 - 40w

 

Não faço uso intenso o tempo todo, no geral fica é só ligado direto mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, CaptaAngolan disse:

Está pensando em qual placa de vídeo para eu ver uma modelo que seria bom, RTX 4070?

 

Nenhuma adicional, apenas a Quadro t600 de 40w que já tenho, não jogo no PC. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, lwirkk disse:

Estou pensando em comprar outra e deixar essa como backup,, pois se ela parar, não quero ter que comprar fonte na pressa e pagar gato por lebre.

Sinceramente, isso é uma preocupação desnecessária. Contanto que possa esperar um dia, é fácil fazer um post aqui para receber uma recomendação de fonte atualizada, a depender do uso. Comprar agora só para ter de backup, esquece, isso sim seria ter certeza que vai jogar dinheiro fora.

 

Só faça essa compra se você realmente tem motivo para isso. Por exemplo, você precisa de uma fonte para o PC da casa de praia: beleza, compra uma nova para o atual e usa essa sua no PC sobrando. Ou então vai colocar peças de maior consumo: beleza, se precisa de uma fonte maior, hora de comprar uma fonte maior.

 

14 minutos atrás, lwirkk disse:

Não faço uso intenso o tempo todo, no geral fica é só ligado direto mesmo.

Já que a máquina fica ligada o tempo todo, considere doar tempo computacional para um projeto de computação distribuída.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Imakuni disse:

 

 

Já que a máquina fica ligada o tempo todo, considere doar tempo computacional para um projeto de computação distribuída.

 

Pode me explicar melhor isso? Acho que já ouvi falar disso a alguns anos atrás, mas não lembro mais detalhes, o consumo iria aumentar muito?

Pode citar algum exemplo de projeto?

 

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, lwirkk disse:

Pode me explicar melhor isso? Acho que já ouvi falar disso a alguns anos atrás, mas não lembro mais detalhes

O resumo é que ao em vez de um pesquisador pagar por um super computador para processar dados, ele divide a tarefa em pedaços menores e envia para computadores de voluntários ao redor do mundo. Ao em vez de, digamos, pagar 100mil R$ num super computador, ele dá o trabalho para 10 mil computadores no mundo com cada um pagando aí 10R$ em eletricidade em nome de avançar a pesquisa científica.

 

27 minutos atrás, lwirkk disse:

o consumo iria aumentar muito?

Sim. É difícil quantificar, mas se antes ficava, digamos, 20h ligado gastando 50w e 4 em uso pesado gastando 300, agora vai ficar 24h gastando os 300W. Ou então se ficava só 12 ocioso, 4 em uso, e 8 desligado, agora são 16 em uso. De qualquer forma, quanto mais tempo ficava com o PC só gastando energia ligado sem fazer nada, agora vai ficar gastando muito mais, só que realizando um trabalho útil ao em vez de só desperdiçar energia.

 

27 minutos atrás, lwirkk disse:

Pode citar algum exemplo de projeto?

Normalmente eu recomendaria olhar minha assinatura, mas nos últimos meses eles tem tido problemas com os servidores.

 

Uma outra opção seria Folding@Home, mas eles são mais focados no uso da placa de vídeo do que do processador. Não que seu PC não sirva, só não vai ser o melhor uso dele.

 

Particularmente, eu contribuo para a área da matemática com PrimeGrid

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...