Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestões de peças para Workstation com Core i7 de 12ª+ ger. até R$6.000,00


Posts recomendados

Pretendo montar um PC para trabalhar. Meus requisitos que considero indispensáveis são: processador Core i7 (12 geração ou superior) e 32gb de RAM. Orçamento: preferencialmente até 5 mil reais, talvez 6 mil. Já tenho monitor e periféricos.

 

Como estou há um tempo por fora do mercado de computadores, gostaria de dicas e sugestões de placa-mãe, fonte, SSD, cooler e todas as outras peças principais. Pretendo usar o vídeo integrado do processador mesmo, não tenho necessidade de placa de vídeo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Batata Defumada alterou o título para Sugestões de peças para Workstation com Core i7 de 12ª+ ger. até R$6.000,00
  • Moderador
2 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

Bem duvidoso, eu evitaria.

 

Primeiro por usar uma placa-mãe básica para um Core I7, a fonte só diz 500w reais, o que também é ruim e cooler para processador com TDP de 125W? Vai fritar o processador, o AG400 que diz ter 220W de TDP já não é adequado.

 

Fora que só a licença original do Windows 11 PRO é em torno de  R$ 1.000. Só entre processador e sistema operacional são R$ 3.000.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@porlype Que tipos de trabalhos serão feitos no computador?

Os i7 atuais estão com preços super salgados quase 500 reais a mais (usando o 12700F como base) que o Ryzen 7 5700X que tem em torno do mesmo desemepnho.

1 hora atrás, Arthur Arnemann disse:

H610 para o forno do 12700k? Se o VRM não virar líquido o clock do processador não passa de 1Ghz, PCs pre montados são um lixo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Arnemann

Em 24/04/2024 às 17:18, Arthur Arnemann disse:

Eu já vi este PC e inclusive já perguntei sobre ele aqui, mas não me recomendaram pelos mesmos motivos citados pelo @Pedroou e @PlayerUzU . Mas é mais ou menos isso que eu queria, i7 geração 12 e 32gb com preço baixo.

 

 

@Pedroou @PlayerUzU 

Tomando por base aquele PC enviado pelo Arthur, o que poderia ser trocado nele para ficar legal? Mantendo o i7 e 32gb e sem subir absurdamente o valor.

 

Meu uso não é nada absurdo, uso MATLAB e ocasionalmente códigos Python, mas nada exigente. Um mais simples resolveria, mas pretendo manter o mesmo padrão da empresa que trabalho. Serve como prevenção também caso algum dia precise rodar algo mais pesado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Core I5 13600KF

Placa-mãe B660M DDR5 @STAR ALPHA deve recomendar alguma boa

Memórias DD5 2x16gb

Fonte Cooler Master MWE 450W ou 500W

Kigston Nv2 1TB

Water cooler Cooler Master Masterliquid 240mm ou 360mm

Gabinete se quiser algo grande o Montech air 903 base/max. Se quiser menor, gosto do Masterbox Q3000L e +2 fans sickleflow 120mm.

O @guilherme_dre o @Edvaldo J. Fredericopodem falar mais sobre o processador e cooler e provavelmente placa-mãe.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pedroou @porlype  @RonaldoXbox @PlayerUzU  boa noite senhores 

 

O 13600K ou KF tira sorriso do rosto dos mais exigentes, desempenho bruto, empurra qualquer placa de vídeo com excelência.

Pra você ter ideia do poder desse processador rodei uma máquina virtual mais uns 30 abas do Chrome e já mandei um jogo e zero lentidão.

Processador pra aguentar mais de 5 anos fácil.

Com bom sistema de ventilação dentro do gabinete e um bom water cooler 240mm (se você usar Pc para jogos)ou 360mm (para uso intenso por várias horas) ou Air cooler (tipo torre com duas fans) temperatura entre 70 e 80 graus.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/04/2024 às 17:24, Pedroou disse:

Bem duvidoso, eu evitaria.

 

Primeiro por usar uma placa-mãe básica para um Core I7, a fonte só diz 500w reais, o que também é ruim e cooler para processador com TDP de 125W? Vai fritar o processador, o AG400 que diz ter 220W de TDP já não é adequado.

 

Fora que só a licença original do Windows 11 PRO é em torno de  R$ 1.000. Só entre processador e sistema operacional são R$ 3.000.

Pretendo montar um PC para trabalhar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Faço das palavras do colega @Edvaldo J. Frederico as minhas!

 

O i5 13600K é um excelente processador, a Intel acertou muito nele, sobra desempenho e é fácil de manter seu controle térmico, ele da surra em i7 e i9 da 12ª geração para ter uma ideia.. hehe'

 

OBS - O mesmo se aplica ao 14600K, porém não indico pelo fato do preço ser maior e não haver melhorias significativas.

 

Se quer montar um kit Intel, é o processador que eu recomendo de olhos fechados, caso contrário, opte por AMD.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

Pretendo montar um PC para trabalhar

Windows versão PRO só traz vantagem dentro do uso empresarial pelos controles a mais fornecidos. Se o PC é dele, não tem motivo para isso. Vai funcionar exatamente os mesmos programas da mesma forma.

 

Processamento de dados consome mais do PC que jogos, um jogo vai exigir 4 ou 6 núcleos em 100%, enquanto processamento de dados vai usar todos disponíveis em 100%. Logo, para trabalho a carga é maior, precisa de uma placa-mãe com VRM melhor e um cooler melhor.

10 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

um bom water cooler 240mm (se você usar Pc para jogos)ou 360mm (para uso intenso por várias horas)

O fato de recomendar 360mm para uso intenso (trabalho) é justamente pelo motivo citado acima.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pedroou disse:

Windows versão PRO só traz vantagem dentro do uso empresarial pelos controles a mais fornecidos. Se o PC é dele, não tem motivo para isso. Vai funcionar exatamente os mesmos programas da mesma forma.

 

Processamento de dados consome mais do PC que jogos, um jogo vai exigir 4 ou 6 núcleos em 100%, enquanto processamento de dados vai usar todos disponíveis em 100%. Logo, para trabalho a carga é maior, precisa de uma placa-mãe com VRM melhor e um cooler melhor.

O fato de recomendar 360mm para uso intenso (trabalho) é justamente pelo motivo citado acima.

Me referi a esse trecho

"Primeiro por usar uma placa-mãe básica para um Core I7, a fonte só diz 500w reais, o que também é ruim e cooler para processador com TDP de 125W? Vai fritar o processador, o AG400 que diz ter 220W de TDP já não é adequado"

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
36 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

Me referi a esse trecho

"Primeiro por usar uma placa-mãe básica para um Core I7, a fonte só diz 500w reais, o que também é ruim e cooler para processador com TDP de 125W? Vai fritar o processador, o AG400 que diz ter 220W de TDP já não é adequado"

Uso meu 13600K com uma fonte de 500 watts e está rodando sem problema algum.

Não o AG400 não é adequado para esse processador, tem que ser no mínimo o AG620 e no mínimo 4 cooler no gabinete corretamente instalado.

r-ag620-bkndmn-g-25.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou: Primeiro por usar uma placa-mãe básica para um Core I7, a fonte só diz 500w reais, o que também é ruim e cooler para processador com TDP de 125W? Vai fritar o processador, o AG400 que diz ter 220W de TDP já não é adequado.

 

O que eu acho: Se for uma máquina para trabalho, trabalho pra mim é documentação, planilha, Vídeo chamada, programação, sei lá.

Se for pra esse tipo de uso não tem frescura não.

Onde eu trabalho estamos com uma máquina que tá com um i7 13700kf com o cooler box original e está rodando o ''salad'' direto a uns 20 dias sem desligar, e não está com problema algum... foi feito teste de stress e segue fresquinho!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sobre a refrigeração do 13600K, já que o usuário deixou claro que pretende utilizar o computador para trabalho, já acho interessante buscar um WC 360mm, depende do "trabalho", um 240mm já dá conta, mas caso seja renderização ou algo do tipo, um WC de 360mm eu diria que é necessidade, mesmo para esse i5 que é bem tranquilo de resfriar.

 

Indico WC de marcas conhecidas e confiáveis como Cooler Master, Gigabyte, NZXT.. vale buscar DeepCool também, eu utilizo um de 240mm deles e é muito bom, sólido e seguro!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!