Ir ao conteúdo

Filtro de Linha, Estabilizador, ou os dois?

Ir à solução Resolvido por TheDemonLena,

Posts recomendados

Postado

Para dar um contexto: Moro em uma área onde a energia é instável, pelo menos 1 vez a cada 2 meses falta luz e surtos elétricos por conta de tempestades são comuns também. Tenho um estabilizador SideLaser da Ragtech 1000VA mono 110V a mais de uma década, que veio junto do primeiro computador que tivemos aqui em casa. Em 2018 eu adquiri um Setup de entrada (R3 2200G + GTX 1050[Queria ter uma salvaguarda caso desse problema na GPU :P])  e até hoje tenho utilizado ele conectado neste Estabilizador, e nunca tive problemas aparentes com ele (Tive 2 memórias RAM da HyperX que morreram em ~3 anos de uso cada, mas tenho uma da AFOX que vem durando mais de 5, então acredito que não seja por conta disso o problema).

Recentemente venho montando um Setup mais robusto (R7 5700X + RTX 4060) pra substituir esse meu atual que já está ficando obsoleto, e vi em diversos lugares que não se deve mais utilizar estabilizadores em computadores atuais pois eles podem diminuir a vida útil dos componentes, e que a alternativa correta seria usar um filtro de linha. Minha preocupação é: após todos esses anos, mesmo com os problemas de energia onde eu moro, nunca tive problema com componentes queimando ou coisa do tipo, porém eu não sei o quanto isso se deve ao estabilizador e o quanto se deve a fonte que é de boa qualidade (Corsair VS650).

Meu questionamento é: Eu devo 1) Adquirir um filtro de linha (O da Clamper com DPS) e substituir o estabilizador; 2) Adquirir o filtro de linha e utilizar ele junto do estabilizador (Isso é possível? Se sim, qual a forma correta de usar os 2 juntos?); 3) Continuo apenas com o estabilizador, pois em mais de 10 anos de uso nunca me causou dor de cabeça.

Edit: A fonte pro Setup novo é a MSI MAG A650BN, achei interessante trocar a fonte devido ao período de 5 anos de garantia dela, apesar das polêmicas com troca de componentes.

• Moderador
  • Solução
Postado

Olá

Fontes modernas e filtros de linha com proteção DPS são totalmente recomendados para estes acontecimentos. Estabilizadores realmente não são recomendados a mais de uma década, por conta de não protegerem quase nada em casos de instabilidade elétrica.

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, obys disse:

nunca tive problemas aparentes com ele (Tive 2 memórias RAM da HyperX que morreram em ~3 anos de uso cada

Pode ter sido parcialmente por culpa do estabilizador, sim.

mas tenho uma da AFOX que vem durando mais de 5, então acredito que não seja por conta disso o problema

E o que tem a ver...? Se eu usar gasolina batizada no meu carro e estourar as peças a, b e c, mas não as x, y e z, tem lógica eu pensar 'bom, não estourou as peças x, y e z, então não deve ser a gasolina'. Não, né?

nunca tive problema com componentes queimando ou coisa do tipo

Já teve, duas memórias queimadas...

a fonte que é de boa qualidade (Corsair VS650)

Ela não é bomba, mas também não chega ser boa. Considerando apenas as fontes razoáveis, ela é mediana pra ruim. Aliás, se for das antigas, de rótulo laranja, aí chega a ser até ruim mesmo.

Meu questionamento é:

Joga fora o estabilizador e usa apenas um filtro de linha da Clamper.

• Curtir 1
Postado

@obys Compre um filtro de linha decente e substituia o estabilizador.

Estabilizadores deixaram de exercer sua função a muito tempo.

Fontes com PFC Ativo NÃO devem ser ligadas em estabilizadores ou coisas parecidas, a fabricante pode negar a garantia se a mesma vier a queimar.

Postado
10 horas atrás, obys disse:

Eu devo 1) Adquirir um filtro de linha (O da Clamper com DPS) e substituir o estabilizador

Sim, deve.

2) Adquirir o filtro de linha e utilizar ele junto do estabilizador (Isso é possível? Se sim, qual a forma correta de usar os 2 juntos?)

Use apenas o filtro de linha, jamais use estabilizador, o tópico abaixo explica as razões👇

3) Continuo apenas com o estabilizador, pois em mais de 10 anos de uso nunca me causou dor de cabeça.

Jogue fora o estabilizador e seja bem vindo ao século XXI.

11 horas atrás, obys disse:

quanto se deve a fonte que é de boa qualidade (Corsair VS650).

Recomendo trocar essa fonte por uma de boa qualidade como a CoolerMaster MWE V2 Bronze 500w MPE-ACAAB, que é Tier B.

PSU Tier List

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...